Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Empreendedorismo 18 de novembro de 2020

5 formas de conseguir o dinheiro inicial para abrir seu negócio

Ter o próprio negócio é o objetivo de muitos brasileiros. No entanto, há uma dúvida comum à maioria deles: como conseguir o dinheiro inicial para abrir a sua empresa? Geralmente, as pessoas que desejam empreender têm boas ideias, sabem o que desejam, mas esbarram no obstáculo de obter o capital para colocar o plano em […]

Ter o próprio negócio é o objetivo de muitos brasileiros. No entanto, há uma dúvida comum à maioria deles: como conseguir o dinheiro inicial para abrir a sua empresa? Geralmente, as pessoas que desejam empreender têm boas ideias, sabem o que desejam, mas esbarram no obstáculo de obter o capital para colocar o plano em prática.

Por isso, antes de tudo, é importante fazer um planejamento detalhado para saber exatamente qual o valor necessário que deve ser investido e buscar as alternativas de capital. Assim, não há o risco de deixar uma ideia no papel sem nem saber exatamente quanto teria de gastar.
Após essa primeira etapa, avalie as opções abaixo e corra para realizar o seu sonho!


1 - Linhas de crédito especiais para abrir empresa

Atualmente, há muitas linhas de crédito especiais para a abertura de pequenos negócios. Nessas modalidades, as formas de pagamento são diferenciadas e com juros reduzidos.


2 - Incubadoras

Para muitos tipos de negócio existe a possibilidade de serem desenvolvidos em incubadoras, instituições ligadas, geralmente, a universidades que apoiam empreendedores iniciantes. É comum as incubadoras estimularem a criação e o desenvolvimento de empresas com ideias inovadoras.


3 - Investidores-anjo

Regularizados pela legislação em 2017, os investidores-anjos podem investir entre R$ 50 mil a R$ 600 mil em microempresas e empresas de pequeno porte. Pela lei, os anjos não são considerados sócios, mas obtêm parte do retorno financeiro da empresa por determinado período. Para encontrar um possível “anjo” e saber quais os procedimentos necessários para receber esse investimento, acesse o site Anjos do Brasil.


4 - Sócios

Mais fácil do que encontrar um investidor-anjo talvez seja optar por um sócio. Há casos em que ele só entra com o recurso financeiro e o outro com o trabalho efetivo. Para não haver futuros problemas, sempre é recomendado fazer um contrato social por um profissional responsável e definir todos os pontos da sociedade.


5 – Junte dinheiro por um tempo

Uma das formas mais seguras – e também recomendadas de ter o capital para abrir o seu negócio – é guardar dinheiro pensando nesse objetivo. Para isso, é possível aliar outras estratégias como vender o seu carro ou outros bens até juntar o valor necessário.


Fonte: Revista Exame e Sebrae.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?