Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Saúde 21 de setembro de 2021

Treino funcional para iniciantes: dicas práticas para fazer em casa!

Fazer exercícios físicos é um dos critérios para manter a saúde em dia e o bom funcionamento do organismo. Além de contribuir para o emagrecimento saudável, colocar o corpo em movimento ajuda a combater o estresse e a regular o humor. Por isso, apostar no treino funcional para iniciantes tem se mostrado uma ótima ideia.

O treino funcional é uma atividade de intensidade moderada a alta e ajuda a manter a saúde cardíaca e a prevenir diversas doenças crônicas. Além do mais, ele pode ser feito em diversos lugares, inclusive em casa — fundamental para garantir o isolamento social durante a pandemia e economizar dinheiro. Tem interesse em saber sobre como é o treino funcional para iniciantes? Então, acompanhe este post e confira informações importantes de como praticar atividades físicas em casa!

O que é o treino funcional?

O treino funcional diz respeito a um conjunto de movimentos que ajudam a trabalhar o corpo como um todo, trabalhando músculos de todas as regiões e membros, além de estimular a respiração aeróbica. Como resultado, é possível ter um corpo muito mais forte, definido, saudável e disposto. Por conta disso, o treino funcional para iniciantes é indicado às pessoas que querem combater o efeito sanfona, alcançar a hipertrofia ou apenas praticar uma atividade física. A parte mais interessante é que o principal instrumento para a realização dos exercícios é o corpo, muitas vezes sendo utilizado o próprio peso para trabalhar a força, equilíbrio, coordenação motora, respiração e flexibilidade.

Onde posso fazer um treino funcional?

O treino funcional é muito versátil e pode ser executado de diversas maneiras. É por isso que você pode realizá-lo em vários espaços, como academias, estúdios, ao ar livre e, até mesmo, em sua própria casa. Entretanto, independentemente de onde você escolher fazer o treino funcional, é importante contar com a ajuda e a orientação de um profissional da Educação Física. Desse modo, é possível garantir a realização correta dos movimentos, evitando lesões, esforço excessivo e qualquer outro problema. Além disso, vale ressaltar a importância de fazer uma avaliação médica, antes de começar o treino funcional, para confirmar se não existe nenhuma restrição ou condição que possa prejudicar a saúde com a prática.

Como fazer o treino em casa?

Para fazer o treino em casa, é necessário providenciar alguns materiais. Os primeiros são as roupas e sapatos adequados para isso. Tecidos leves, que permitem a movimentação livre do corpo, assim como tênis confortáveis, são indicados para qualquer prática de exercício físico. Além disso, você pode investir em alguns materiais para realizar atividades físicas, como um tapete de yoga ou colchonete, para reduzir o impacto de exercícios realizados no chão. Cordas, discos de equilíbrio, bolas de ginástica e pesos podem ajudar, embora não sejam fundamentais para todos os exercícios. No treino funcional para iniciantes, o foco é começar a movimentar o corpo, respeitando os limites, a fim de criar o hábito de se exercitar. Além do mais, ir aos poucos é importante para começar a desenvolver consciência corporal e evitar a sobrecarga. Confira alguns exercícios que você pode fazer em casa!

Polichinelos

Os polichinelos são ótimos para aquecer o corpo, fortalecendo os músculos dos braços e das pernas, além de queimar calorias. Para começar, pare com os braços abertos para os lados e as pernas abertas na linha do quadril. Em seguida, dê pulos alternados abrindo e fechando as pernas, enquanto os braços são levantados e abaixados na postura inicial. Continue fazendo esses movimentos coordenados por cerca de 1 minuto. A quantidade de séries vai ser definida de acordo com o seu condicionamento físico e prática.

Agachamentos

Já o agachamento é ótimo para trabalhar a força muscular do abdômen e das pernas. Novamente, pare com as pernas na mesma direção dos ombros e do quadril, deixando o corpo bem alinhado. Depois, flexione os joelhos até que eles fiquem na linha dos pés — evitando que passem da direção do dedão. É importante manter as costas retas, os calcanhares no chão e o bumbum empinado, a fim de não colocar tensão e sobrecarga nessas regiões. Séries de 10 a 15 repetições são suficientes para iniciantes.

Corrida no lugar

A corrida no lugar tem o mesmo intuito da esteira, porém, pode ser feita em casa sem nenhum equipamento. Nesse exercício, um tênis adequado é indispensável para reduzir o impacto com o chão. Tente fazer algumas séries de 3 minutos de início.

Pular corda

Pular corda é outro tipo de exercício aeróbico que trabalha a musculatura de diversas partes do corpo. Aqui, será necessária uma corda de tamanho apropriado, para que ela consiga girar verticalmente em torno do seu corpo, sem bater em você. Se você não tiver esse equipamento à disposição, pode também posicionar os braços como se estivesse batendo a corda e fazer os movimentos da mesma forma por cerca de 3 minutos.

Quais são os benefícios do treino funcional em casa?

Se você está se perguntando por que fazer o treino funcional em casa, confira alguns bons motivos a seguir!

Maior liberdade

Muitos indivíduos têm vergonha de praticar atividade física na frente de outras pessoas. Desse modo, na intimidade e na liberdade de sua casa, é possível se sentir mais à vontade, focando exercitar o corpo.

Manutenção de uma boa saúde

A prática regular de atividade física junto de uma alimentação saudável é fundamental para a manutenção da saúde e para a prevenção de diversas doenças, como sedentarismo, hipertensão, colesterol alto, diabetes e várias outras. Vale ressaltar que o treino funcional ajuda até mesmo na saúde mental. Apenas alguns minutos de atividade física são capazes de liberar hormônios e neurotransmissores que proporcionam a sensação de bem-estar, contribuindo para a melhora de transtornos como depressão e ansiedade.

Baixo custo

Os custos de fazer o treino funcional em casa são bem menores do que em outros espaços. Desse modo, se você precisa economizar, mas também quer ter um corpo mais ativo, é possível aliar esses dois desejos. Como visto, o treino funcional para iniciantes é capaz de oferecer vários benefícios à saúde e ao bem-estar de uma pessoa logo nos primeiros dias. Além disso, ele pode ser facilmente praticado em casa, desde que não haja restrição médica e que você respeite os limites do seu corpo. Gostou das dicas? Então, continue vendo mais conteúdos relacionados à saúde e ao bem-estar. Para isso, é só assinar a newsletter do Cartão de TODOS para receber novidades em seu e-mail!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?