Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Cursos Preparatórios 9 de junho de 2021

Por que fazer um plano de estudos?

O monte Everest, situado na Cordilheira do Himalaia, é o maior em altitude do planeta Terra. Por essa razão, muitos são aqueles que tentam escalá-lo, mas poucos os que efetivamente conseguem. Para se arriscar nessa empreitada, é necessária uma longa e rigorosa preparação, que passa pelo condicionamento físico e teste de altitude.  Chegar ao topo […]

O monte Everest, situado na Cordilheira do Himalaia, é o maior em altitude do planeta Terra. Por essa razão, muitos são aqueles que tentam escalá-lo, mas poucos os que efetivamente conseguem.

Para se arriscar nessa empreitada, é necessária uma longa e rigorosa preparação, que passa pelo condicionamento físico e teste de altitude. 

Chegar ao topo do monte é um sinônimo de vitória, por isso o Everest virou sinônimo de desafio. 

Qual é o seu Everest hoje? E como você tem se preparado para escalá-lo?

Não abra mão do GPS

Você entra no carro e está tudo pronto para a sua viagem: roupa, comida, água, playlist. O destino é uma praia paradisíaca. Você está sonhando com ela há tempos. Só tem um pequeno problema: não sabe o caminho para chegar lá…

Na vida, nós também precisamos de GPS.

Você já decidiu o seu destino final - passar no concurso! - e está de malas prontas: sabe todo o conteúdo que precisa ser estudado. O que falta agora? Decidir o trajeto!

Dividir e Conquistar

Em computação, existe uma técnica de projeto de algoritmos que se chama Dividir e Conquistar. Ela é baseada em uma antiga estratégia de guerra cunhada por Júlio César - Divide et Impera.

De acordo com essa técnica, precisamos dividir um grande problema em problemas menores, mais facilmente solucionáveis. Assim, ao término de todas as soluções, o problema maior estará resolvido.

E como podemos aplicar isso em nossa preparação para os concursos?

Se formos olhar o todo do conteúdo que é necessário estudar para fazer a prova, veremos o Everest diante de nós, e pode surgir a pergunta: Será que eu vou conseguir??

Diante de um grande desafio, devemos dividir para conquistar. Para se preparar para um concurso, invista no seu plano de estudos.

O plano de estudos

  • 1° Passo: faça o levantamento dos conteúdos

Você precisa ter a noção do todo para poder estabelecer as metas menores. Então, contabilize o número de aulas, módulos e assuntos. Cada um deles será um dos degraus da sua subida rumo à aprovação

  • 2° Passo: defina o seu horário de estudos

Isso vai te ajudar a visualizar o número de horas que você terá por semana para se preparar.

  • 3° Passo: veja quantas semanas faltam para a prova

Assim, você terá o número total de horas de estudo até a data do exame.

  • 4° Passo: distribua as matérias ao longo da semana

É muito importante estar em contato frequente com todas as matérias. Não adianta ler um conteúdo de sociologia hoje e só retomar os estudos da disciplina depois de 1 ou 2 meses. 

Por isso, reserve ao menos um horário por semana para cada matéria.

  •  5° Passo: monte o plano de estudos

Agora é a hora de distribuir os conteúdos nos horários disponíveis para estudo. Você pode (e deve) reservar um pouco mais de tempo para as matérias nas quais tem mais dificuldade.

Um ponto importante é saber que, por mais que seja indispensável manter a disciplina e buscar seguir ao máximo o planejamento de estudos, é absolutamente natural que ele venha a sofrer ajustes ao longo da trajetória.

Pronto, agora você já pode dar mais um passo na sua preparação! 

A educação transforma. Acesse o Blog da PreparaTODOS.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?