Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Confira o que é metaverso e veja suas tendências

30 de maio, 2022

por

Compartilhe:

Sabe dizer o que é metaverso? Se você tem o costume de entrar com frequência nas redes sociais ou acompanhar as notícias, provavelmente, percebe que vez ou outra um novo termo está em alta. O assunto da vez é a tendência tecnológica na qual muitas empresas estão apostando

Mas, afinal, o que metaverso quer dizer na prática? Será um novo mundo criado para quem gosta de tecnologia? Neste post, vamos explicar com mais detalhes do que se trata. Acompanhe!

O que é metaverso?

Essa é mais uma tendência da área da tecnologia. O principal objetivo é a criação de mais ambientes virtuais imersivos que se pareçam com o mundo real, unindo uma série de ferramentas altamente tecnológicas.

Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV), Inteligência Artificial (IA): tudo isso está envolvido na criação de um metaverso. A ideia é criar cenários muito parecidos com o que vemos em filmes de ficção científica, como Jogador n° 1, em que é possível interagir diretamente com espaços virtuais.

Em outras palavras, é como se estivesse sendo criado um novo ambiente 3D em que pudéssemos existir. Dessa forma, é possível criar um avatar só seu, de acordo com a sua preferência.

Quais são as tendências do metaverso?

Além de aprimorar esses recursos tecnológicos que já estão em alta no momento, como a RA, IA e RV, existe um outro movimento no desenvolvimento do metaverso. Dessa vez, querem implementar também novas ferramentas econômicas.

Já ouviu falar das criptomoedas e do blockchain? Essas são moedas virtuais que predominam no metaverso. Ou seja, o mercado no ambiente digital simulado se move com esse tipo de dinheiro.

Quais empresas estão saindo na frente?

As maiores empresas do ramo da tecnologia já estão adaptando os planos de negócios para fazerem parte dessa nova tendência. Um exemplo disso é a Microsoft, que visa a aprimorar ainda mais seus sistemas operacionais, dispositivos e ferramentas, como o Teams, para serem utilizados no metaverso com mais segurança.

Outra empresa que está à frente é o Facebook. Se você notar, os aplicativos que fazem parte desse grupo, como o Instagram, Messenger e o WhatsApp, também apresentam o logo “Meta” logo abaixo da tela de início. Não é à toa que lançaram o Horizon Worlds, um espaço de RV para testar a ideia.

Quais são os pontos de atenção?

Essa ainda é uma ideia em desenvolvimento, mas que já levanta uma série de discussões. Por se tratar de um novo mundo, é preciso chamar atenção para as regras de convívio social e, principalmente, de privacidade dos usuários.

Além disso, questões como faixa etária e condições saudáveis de uso precisam ser analisadas. Afinal, se já passamos muito tempo no celular, será que a tendência não é aumentar as horas em frente às telas com um ambiente ainda mais imersivo?

Como conquistar vantagens no metaverso?

O que se pode saber é que investir em tecnologia, atualmente, é cada vez mais vantajoso. Quando o assunto é metaverso, algumas áreas se mostram ainda mais valorizadas.

Por esse motivo, se o seu objetivo é saber mais sobre essa tendência para conquistar vantagens, vale a pena pesquisar sobre investimentos em criptomoedas e ambientes virtuais.

Gostou de saber o que é metaverso? Como visto, essa é uma área ainda em desenvolvimento, mas que promete provocar diversas mudanças nos próximos anos. Acompanhar as novidades é o primeiro passo para aproveitar essa tendência ao máximo.

Quer conferir mais conteúdos como este? Então, é só seguir os nossos perfis no Facebook, LinkedIn e Instagram para ficar por dentro das novas publicações!

Tags: