Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

5 doces saudáveis e deliciosos para você incorporar nas refeições

4 de maio, 2022

por

Compartilhe:

Muita gente que não resiste a um preparo à base de açúcar. Se você faz parte desse grupo, saiba que existem outras formas de oferecer energia ao corpo e obter aquela agradável sensação de prazer causada pelo consumo de glicose. Um dos melhores caminhos é substituir produtos comuns por doces saudáveis.

Há várias receitas simples para estimular toda a família a ir para a cozinha. Basta priorizar ingredientes frescos e pouco processados nessas misturas. Com criatividade, é possível criar pratos para servir como sobremesa das principais refeições ou para matar a vontade de beliscar um lanche gostoso.

Que tal se inspirar para testar novos aromas e sabores? Veja as orientações deste post e fique por dentro!

Por que é importante ter uma alimentação saudável?

Comer bem faz parte dos pilares para uma vida plena e cheia de energia. Junto à prática regular de exercícios físicos e ao descanso adequado, o cuidado com a nutrição mantém o sistema imunológico fortalecido. E quando suas defesas naturais funcionam a todo vapor, o risco para diversas doenças também diminui.

Invista em variedade de alimentos naturais para obter o máximo de nutrientes. Você não precisa eliminar certos insumos da dieta, mas usar os melhores deles em boa parte das refeições. A ideia é consumir os quitutes de menor qualidade de forma moderada, esporadicamente ou em datas mais especiais.

Os atos de preparar e partilhar receitas — principalmente as de comida afetiva e regada a memórias — geram bem-estar e devem estar presentes em sua rotina. A boa notícia é que a alimentação saudável, quando apoiada em boas combinações de temperos e especiarias, também pode dar água na boca!

Quais são as principais receitas de doces saudáveis e deliciosos?

Hoje, é muito fácil encontrar sites com dicas de preparos que fazem bem à saúde. Se você curte determinado prato, pode ter certeza de que já existe uma versão adaptada para deixá-lo ainda mais completo em questão de nutrientes. Confira a seguir algumas opções de receitas que seguem essa proposta.

1. Picolé de frutas

Precisa de algo leve para amenizar o calor? Pois saiba que esse picolé tem como base a água de coco, um líquido rico em sais minerais valiosos para o nosso organismo. Para fazer, você só precisa escolher suas frutas favoritas ou inovar com um mix — por exemplo, de banana, kiwi e morango.

Lave as frutas, pique em pequenos pedaços e disponha em forminhas. Depois, é só completar os espaços vazios com água de coco e levar ao freezer. Retire quando o conteúdo congelar por completo. Esse preparo vai deixar você feliz e saudável sem que precise abrir mão do sabor adocicado.

2. Doce de banana diet

Que tal uma delícia para comer de colher? Essa opção pode ser degustada quente ou fria, de acordo com sua preferência ou conforme o clima lá fora. A banana é protagonista entre os doces saudáveis por conter bastante açúcar, o que faz com que se consiga substituir diversos adoçantes nas receitas.

Para fazer, providencie 4 bananas bem maduras, descasque e pique em rodelas. Coloque-as em uma panela e cozinhe com um pouco de água e um pedaço de canela em pau. Assim que tudo desmanchar, desligue o fogo e polvilhe a canela em pó. Esse é um doce que harmoniza bem com fatias finas de queijo branco.

3. Beijinho vegano

Quem não curte um docinho de festa de vez em quando? Você vai se encantar com o sabor intensificado do coco, já que essa versão não traz aquele exagero de açúcar presente no leite condensado.

Os ingredientes são:

  • 1/4 xícara (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de leite de coco em pó;
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara;
  • coco ralado.

Para iniciar, aqueça a água e leve ao liquidificador com o açúcar e o leite de coco em pó. Bata até conseguir uma mistura uniforme, depois transfira essa solução para uma panela. Aqueça e, quando levantar fervura, mexa sem parar entre 5 e 8 minutos, até obter ponto de enrolar. Faça as bolinhas e cubra com coco ralado.

4. Bolo integral

Esse é um dos doces saudáveis que mais tem variações na massa e no recheio. A dica de hoje é um bolo de maçã que você pode fazer inteiro ou distribuir em formas menores para assar na fritadeira elétrica.

Anote os ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara (chá) de farelo de aveia;
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de coco;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico;
  • 3 maçã médias;
  • 3 ovos.

Comece misturando os itens secos em um recipiente. Depois, lave as maçãs, pique em cubos e coloque-as junto com os ovos e o açúcar no liquidificador para bater. Transfira essa massa para a bacia que está com os outros produtos aos poucos, incorporando com uma colher.

Depois, distribua o conteúdo na forma desejada e asse a 180 ºC por 35 a 40 minutos. Tire do forno quando o bolo estiver dourado e desenforme.

5. Aveia dormida

Essa receita é incrível porque não demanda cozimento e cai bem em várias situações, desde o café da manhã até um lanche da tarde ou ceia. Você só precisa preparar a mistura no dia anterior ao consumo para que o cereal da base seja hidratado e entregue todos os benefícios presentes nas fibras.

O ideal é planejar porções em potes de vidro ou tigelas individuais. Basta preencher o recipiente com duas colheres de aveia em flocos e cobrir com algum leite vegetal. Em seguida, acrescente os complementos de sua preferência: pedaços de fruta fresca ou seca, cacau em pó, coco ralado etc. Misture bem e leve à geladeira para degustar no dia seguinte.

Quais são os benefícios de consumir esses preparos?

Os doces saudáveis são grandes aliados para conter a tentação que surge de forma inesperada. Tê-los em mãos evita que você esteja sempre consumindo produtos pobres em nutrientes, com muita adição de açúcar ou de gordura. Vale a pena usá-los para treinar seu paladar e aumentar o apetite por comida de qualidade.

Outro benefício de incorporar receitas saudáveis na rotina está na facilidade para combater os episódios de compulsão e outros distúrbios alimentares. Afinal, seu corpo não vai lidar com uma falta constante que só gera ansiedade, irritação e outros sentimentos negativos.

Pense que, com exceção dos casos de alergia, doença grave ou intolerância, nunca será interessante cortar ingredientes do prato. O segredo consiste em equilibrar as proporções, de modo que os preparos com produtos naturais existam em uma maior quantidade. Isso sim vai favorecer a sua saúde física e mental.

E aí, gostou de conhecer novas receitas de doces saudáveis? Aproveite para salvar as que mais chamaram a sua atenção, anotando em um caderno ou arquivo digital. Não deixe que a falta de referências seja um empecilho para testar combinações e surpreender os seus familiares.

Se você quer receber os próximos conteúdos assim que forem publicados, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Tags: