Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Crianças de férias: atividades divertidas para realizar com seus filhos no inverno

1 de julho, 2021

por

Compartilhe:

As folgas entre semestres são essenciais para que os pequenos recarreguem as energias e voltem às aulas mais motivados. Além de proporcionar descanso para as crianças de férias, esses momentos podem beneficiar os adultos que buscam formas de combater o estresse diário.

A proposta é fazer com que pais e filhos curtam o tempo livre juntos, sem a interferência das preocupações cotidianas. Melhor ainda se as atividades puderem ser adaptadas ao clima e outras condições, como o distanciamento causado pela pandemia.

Que tal acompanhar algumas dicas? Veja agora as sugestões de lazer que preparei para você curtir a companhia da criançada durante o inverno!

Qual é a importância dos momentos entre pais e filhos?

Uma família unida consegue experimentar a felicidade em diferentes situações. Porém, para que os laços entre seus membros se fortaleçam cada vez mais, é crucial que o grupo invista em interações frequentes e de qualidade. Isso deve ocorrer desde os primeiros meses de vida do bebê.

Com a presença dos pais em vários momentos, os pequenos têm sua autoestima fortalecida. Eles se sentem confiantes e seguros para lidar com frustrações e descobertas. Assim, quando há crianças de férias, vale a pena aproveitar as horas livres para propor brincadeiras que promovam a união familiar.

Essas ocasiões podem envolver jogos, exercícios educativos de volta às aulas e programas com foco no bem-estar de todos. São ótimas práticas para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos e conhecê-los de perto, seja trocando ideias sobre variados assuntos, seja demonstrando carinho.

Quais atividades propor para a criançada no inverno?

Nos meses com baixas temperaturas, o ideal é pensar em coisas que possam ser feitas dentro de casa. Esse cuidado ajuda a afastar o frio para evitar problemas de saúde. Também é uma forma de manter o conforto e, consequentemente, aumentar a motivação para cumprir qualquer desafio.

Confira agora algumas opções de lazer para crianças de férias.

Preparo de pratos quentes

Se tem algo que toda pessoa adora, independentemente da idade, é degustar uma boa comida. Então, por que não selecionar receitas simples e gostosas para fazer com os pequenos? Pode ter certeza de que eles vão adorar se aventurar na cozinha e sentir que fazem parte do time de chefs.

Com as marcações dos termômetros descendo, a dica é priorizar preparos que aqueçam o corpo. Sopas, caldos e mingaus são deliciosos e fáceis de preparar, assim como as bebidas achocolatadas. Ao pedir que seu filho separe as quantias de cada ingrediente, você ainda tem a chance de ensinar operações matemáticas.

Ensaio de passos de dança

Poucas coisas são tão eficazes para acalmar crianças de férias. Sabemos que os pequenos têm muita energia para gastar, mas a chegada do inverno pode dificultar esse processo. Afinal, ninguém quer pegar vento forte ao correr pelo parque ou lidar com o excesso de umidade das ruas.

A saída, portanto, está em propor ações que permitam mexer o corpo em casa. Uma das mais divertidas é a dança. Reúna as crianças e demais familiares para escolher um ritmo ou estilo musical que agrade a todos. Depois, basta pesquisar os principais passos em blogs ou canais do YouTube para ensaiar em grupo.

Pintura com estêncil

Atividades artísticas são ótimas para segurar a criançada no ambiente doméstico. Mesmo que alguém esteja triste por não visitar colegas ou viajar nas férias, logo pode se distrair com um kit de tintas e pincéis. A vantagem é que esses materiais são baratos e fáceis de encontrar em qualquer comércio.

Para tornar a pintura mais interessante, experimente customizar moldes vazados com diferentes formatos — estrela, coração, bolinha etc. Desenhe essas figuras em folhas de papel e recorte até remover o centro. Em seguida, entregue às crianças para que elas apoiem a imagem sobre uma superfície e preencham com tinta.

Jogos em grupo

Os tabuleiros, quebra-cabeças e cartas continuam fazendo sucesso nas famílias. E não é à toa: reúnem pessoas em torno de um objetivo, promovem interações positivas e trabalham o espírito colaborativo. Por isso, são os recursos ideais para tirar da gaveta naqueles dias em que todo mundo está em casa.

O importante é apresentar diferentes jogos às crianças e, sempre que possível, intercalar as opções. Isso ajuda a promover estímulos para eliminar o tédio que tende a acompanhar o inverno. Também é possível usar a criatividade e aproveitar os materiais de formas inovadoras. Por exemplo, montar um castelo de cartas ou separar as peças em categorias de cores e tamanhos.

Maratona de filmes

Um bom programa infantil também enriquece o tempo livre das crianças de férias. Hoje, existem muitos canais disponíveis para pesquisar filmes e animações, o que facilita o trabalho dos pais. Vale a pena navegar pelas principais plataformas de streaming ou canais do YouTube para ver títulos atrativos.

Dependendo da idade da criança, já dá até para introduzir séries com legendas na lista de programas. É uma forma divertida de aprender outro idioma ou expressões típicas de outros países. Para deixar o cinema em casa mais agradável, equipe a sala com cobertores e prepare os quitutes favoritos dos pequenos.

Acampamento doméstico

Quem nunca, durante a infância, tentou improvisar barracas dentro do quarto ou outro cômodo? Lençóis, mantas e até móveis faziam parte da estrutura que aguçava a imaginação. Esse tipo de acampamento pode garantir muitas horas de brincadeiras e faz de conta.

Convide os pequenos para que participem da montagem das cabanas. Depois, providencie tecidos leves, que facilitem a fixação de cada extremidade e mantenham tudo em pé. Quando os refúgios estiverem prontos, chame todos para contar histórias, produzir sombras com lanternas ou fazer um piquenique.

Aula de ginástica

Assim como as danças, os exercícios aeróbicos fazem bem à saúde física e mental. Então, nada melhor que garantir alguns minutos de movimentação constante, incentivando seus filhos a cuidar do próprio bem-estar. Uma boa alternativa para mandar o frio embora é apostar nas aulas de ginástica.

Você consegue encontrar tutoriais guiados de graça na internet. Há diferentes categorias, com gestos rápidos ou alongamentos simples. O importante é eleger vídeos acompanhados de músicas alegres, pois contagiam e melhoram o humor de quem está por perto.

Ficou claro que opções de atividades não faltam para fazer cada momento valer a pena. Pense que entreter as crianças de férias gera benefícios a toda família e, de quebra, pode amenizar sentimentos negativos trazidos pela pandemia. Com isso, pais e filhos terão muito mais ânimo para cumprir suas rotinas.

Se você gostou das recomendações deste artigo, assine a newsletter para receber avisos de outras publicações.

Tags: