Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

como cuidar do cabelo em casa
Mulheres 1 de dezembro de 2021

Saiba agora mesmo como cuidar do cabelo em casa!

Você sabia que o salão de beleza não é o único lugar para tratar os fios? Pois é, há como cuidar do cabelo em casa, de forma prática e barata. Você pode fazer isso em um momento de folga ou no final de semana e transformar a tarefa em um hábito prazeroso. Além da sensação […]

Você sabia que o salão de beleza não é o único lugar para tratar os fios? Pois é, há como cuidar do cabelo em casa, de forma prática e barata. Você pode fazer isso em um momento de folga ou no final de semana e transformar a tarefa em um hábito prazeroso.

Além da sensação de cuidar bem de si e da sua autoestima, é possível aliar os cuidados a outras práticas. Que tal fazer aquela máscara de hidratação ouvindo sua música favorita ou criar um dia de spa para relaxar? Além de fios mais bonitos, você cuidará melhor da sua saúde mental.

Quer saber como cuidar do cabelo em casa e sem precisar gastar muito? Continue a leitura e descubra as dicas que separei!

Faça um cronograma capilar

Nossos cabelos precisam de vários tipos de nutrientes e ativos. É mais ou menos como a nossa alimentação, já que precisamos de diversas vitaminas e sais minerais para o corpo ficar saudável.

Para fornecer ao cabelo tudo aquilo de que ele precisa, vale a pena recorrer ao cronograma capilar. Ele funciona como um “calendário” de tratamentos com diferentes objetivos. Ao intercalá-los, você fornece tudo de que os fios precisam em cada momento.

Os três objetivos principais com o cronograma capilar são a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Ao longo do mês, é interessante que você faça lavagens com todos esses objetivos. Também é importante intercalar a ordem durante as semanas.

Parece complexo? Não precisa se preocupar! Você encontra diversos cronogramas já prontos e até aplicativos que recomendam o tratamento certo para cada dia. Dessa forma, é só conferir antes de entrar no banho e aplicar os produtos certos para cada momento. Isso ajudará a tornar seu cabelo mais hidratado, forte e saudável!

Utilize produtos adequados ao tipo de cabelo

Como o objetivo é cuidar do cabelo em casa, recomendo comprar alguns produtos essenciais para os fios. Além do shampoo e do condicionador, é importante ter máscaras de tratamento (para o cronograma capilar), finalizadores e protetores térmicos.

Além disso, pode valer a pena contar com produtos para modelar os fios, com ativadores de cacho ou fórmulas anti-frizz, por exemplo. Tudo depende dos seus objetivos e dos seus cabelos.

E, por falar nisso, é essencial escolher produtos que sejam indicados para o seu tipo específico de cabelo. Se você tiver cabelo crespo ou cacheado, é indispensável focar itens que valorizem seus cachos. Se tiver fios ondulados ou lisos, há várias fórmulas que ajudam a conseguir um visual perfeito.

Já se tiver o cabelo colorido ou se utilizar substâncias químicas, será preciso reforçar certos cuidados para manter a cor ou para reconstruir a estrutura capilar. Assim, avalie o formato dos fios e características como fios finos, quebradiços, grossos ou com frizz. Dessa forma, é possível escolher as melhores fórmulas, que vão ajudar você no cuidado.

Cuide do couro cabeludo

Não são apenas os fios que precisam de cuidado, sabia? Para ter cabelos bonitos e saudáveis, também é essencial dar atenção para o couro cabeludo. Um dos hábitos importantes para ter com essa região é a esfoliação.

Sabe quando a pele fica com acne e esfoliar o rosto auxilia a desobstruir os poros? Acontece de forma parecida com o couro cabeludo. Afinal, a esfoliação permite retirar as células mortas que se acumulam na superfície e obstruem os poros.

Assim, uma vez por semana, vale a pena esfoliar o couro cabeludo. Isso ajudará seu cabelo a crescer de maneira mais forte e evitará que ocorra a queda capilar.

Além disso, minha dica é não usar as unhas para esfregar essa região sensível, combinado? Assim, você evita lesões e garante um visual mais bonito. Isso pode levantar sua autoestima e até melhorar sua saúde mental.

Lave os fios com água fria ou morna

Um banho quentinho pode parecer tentador, ainda mais no inverno. Porém, a água com temperatura elevada não faz bem nem para a pele, nem para os fios. Tomar banhos quentes pode fazer com que o cabelo fique ressecado e até com mais frizz.

Além disso, o couro cabeludo pode perceber o hábito como uma agressão e produzir mais oleosidade que o normal. Não é isso o que você deseja, não é mesmo? Por isso, o recomendado é utilizar água fria ou morna. Dessa maneira, você pode realizar a lavagem de forma que não prejudique os fios.

Não durma com o cabelo molhado ou úmido

Existe outro hábito bastante comum, que é dormir após lavar o cabelo ou quando ele ainda não está totalmente seco. Porém, se você quiser saber como cuidar do cabelo em casa, é essencial fugir dessa prática.

O ideal é secar os fios por completo antes de prendê-los ou mesmo de dormir sobre eles. Do contrário, o principal efeito que você sofrerá é a perda de força capilar, o que pode aumentar a queda. Além disso, o couro cabeludo pode sofrer com a umidade e desenvolver caspa, alergias e até infecções. Melhor evitar problemas como esses, certo?

Portanto, seque totalmente os fios antes de dormir, ainda que seja em um rápido cochilo. Se precisar utilizar o secador, aplique um protetor térmico e não use uma temperatura alta demais. Depois de retirar qualquer resquício de umidade, você poderá dormir com tranquilidade!

Corte os fios a cada 3 meses

Mesmo que sua intenção seja ter um cabelo bem longo, não é recomendado fugir das tesouras. Isso acontece porque as pontas estão entre as regiões mais frágeis dos fios e nem sempre recebem todos os nutrientes e a oleosidade que são necessários. Como consequência, as pontas duplas começam a aparecer com o tempo.

Esses elementos podem deixar seu cabelo com uma aparência menos bonita e saudável. Por isso, a dica é cortar o cabelo a cada 3 meses, mesmo que só para tirar as pontas. Você notará que, dessa forma, as madeixas estarão sempre bonitas e com aparência bem-cuidada.

Na hora de cortar, o mais indicado é procurar um cabeleireiro de confiança. Mas, se quiser apenas aparar as pontas em casa, escolha uma tesoura de uso profissional e que esteja afiada — do contrário, o resultado pode não ser o que você espera.

Com essas minhas dicas, você aprenderá como cuidar do cabelo em casa, o que pode gerar fios muito mais bonitos. Além de tudo, você pode aproveitar para relaxar e ter um momento só seu!

Quer mais dicas incríveis para o seu dia a dia? Curta a página no Facebook e fique por dentro!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?