Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Alimentação 1 de setembro de 2021

Alimentos diuréticos para desinchar: confira a lista completa

A retenção de líquidos é algo muito comum no corpo humano, que acontece quando os tecidos acumulam um excesso de água e outras substâncias. O resultado disso é se sentir inchado e ter alguns desconfortos, mas existem alimentos diuréticos para desinchar que ajudam a reverter essa sensação. Mesmo que não seja tão perigoso para a […]

A retenção de líquidos é algo muito comum no corpo humano, que acontece quando os tecidos acumulam um excesso de água e outras substâncias. O resultado disso é se sentir inchado e ter alguns desconfortos, mas existem alimentos diuréticos para desinchar que ajudam a reverter essa sensação.

Mesmo que não seja tão perigoso para a saúde, não faz bem ficar convivendo com o inchaço. Ele pode ser observado principalmente nas pernas, nos braços, no rosto e na região abdominal.

As causas também podem ser variadas, como o período da gravidez ou pré-menstrual para as mulheres e o alto consumo de sódio. De qualquer forma, pensando em ajudar você, listei sugestões para incluir na sua dieta e combater o problema. Confira!

Abacaxi

Muitos nutricionistas recomendam uma fatia de abacaxi como sobremesa após as refeições. Você sabe o motivo disso? É claro que as estratégias nutricionais variam de acordo com cada paciente, mas é verdade que essa é uma ótima alternativa dentro de uma alimentação saudável.

Além de ser muito saboroso, o abacaxi tem bastante água e outros nutrientes, como vitaminas, manganês, magnésio, ferro etc. Uma boa dica para ter um sabor ainda mais acentuado é adicionar especiarias, tipo hortelã, canela ou gengibre. Brinque com o seu paladar e descubra novas possibilidades.

Melancia

A melancia é uma das frutas com maior quantidade de água e reconhecida pelo seu poder de hidratação. É uma opção muito leve, hidratante e rica em fibras, o que vai facilitar a digestão e fazer muito bem ao organismo.

Quando todo o sistema digestivo funciona bem, fica mais fácil eliminar as toxinas e diminuir a retenção de líquidos, evitando o inchaço. Portanto, é fundamental adicionar a melancia na sua lista de compras.

Pepino

Quem nunca viu na TV, nas revistas ou mesmo na internet pessoas usando pepino para hidratar a área dos olhos? Essa é uma referência clássica dos cuidados com a pele. Contudo, esse também é um ingrediente comum em receitas “detox” por conter muita água e antioxidantes.

Se você não gosta de comer o pepino cru ou não tem esse costume, vale a pena incluir o alimento na hora de preparar sucos, vitaminas e sopas, por exemplo. Assim, é possível aproveitar as suas propriedades sem nem perceber.

Alface

Como a boa digestão está diretamente relacionada com a eliminação de toxinas, precisamos cuidar da alimentação para evitar problemas que comprometam o nosso bem-estar e nossa saúde, certo?

Por exemplo, quando os especialistas em Nutrição dizem que devemos reduzir ao máximo o consumo de comidas industrializadas e dar preferência para os alimentos naturais, que oferecem componentes capazes de nutrir o corpo.

Nesse sentido, as verduras merecem destaque nos alimentos diuréticos para desinchar e precisam fazer parte da rotina. Elas apresentam uma boa densidade nutricional, um alto teor de água e poucas calorias. A alface é um exemplo disso, sendo um excelente ingrediente para as saladas.

Limão

Você já conhece a dica de tomar água com limão para desinchar? Esse é um costume de milhares de pessoas que, inclusive, recomendam a prática.

A tradição é tomar um copo de água morna com um limão espremido em jejum para ajudar a desintoxicar o organismo, pois a fruta é cheia de minerais que promovem esse efeito. Outra opção é diluir o suco do limão em um litro de água natural e tomar a bebida aos poucos.

A vitamina C é mais um dos componentes benéficos para o organismo, contribuindo para sua imunidade e prevenção de inúmeras doenças.

Beterraba

A beterraba é um alimento que nem todo mundo reconhece como diurético. Apesar de ter um alto índice glicêmico, ela é uma planta rica em potássio e magnésio. Aliás, fique atento a esses minerais quando quiser encontrar alimentos diuréticos.

Isso faz com que a retenção de líquidos seja combatida com o seu consumo. Assim como o pepino, você não precisa colocar o alimento diretamente no prato. Sucos preparados com beterraba ficam ótimos, sabia?

Abobrinha

Composta por água e vitaminas, a abobrinha é mais um ótimo alimento diurético para desinchar. Afinal, ela tem ação diurética quando consumida regularmente. Outro benefício é ser muito versátil para o preparo de diversas refeições.

Vale experimentar o “macarrão” feito com abobrinha cortada tipo espaguete, usando um acessório especial. Adicione um molho da sua preferência e tenha um prato leve, gostoso e nutritivo.

Chás

Os chás são grandes aliados para quem quer desinchar. Naturalmente, eles não fazem milagres, mas usando os ingredientes certos não há dúvidas de que o efeito diurético é alcançado — ainda mais se você incluir o chá na sua rotina diária.

Algumas indicações são: hibisco, cavalinha, chá-verde, canela, gengibre, salsinha e hortelã. Basta fazer a infusão com água quente e aproveitar os benefícios que cada um oferece para o corpo.

Para quem tem dificuldade de consumir a quantidade necessária de água por dia, os chás naturais são opções eficazes em qualquer momento, especialmente depois das refeições e antes de dormir.

Água

Falamos da concentração de água nos tópicos anteriores, ou seja, esse é um ingrediente essencial nos alimentos diuréticos e que ajudam a desinchar. Acontece que muitas pessoas esquecem de consumir uma boa quantidade de água ao longo dos dias.

Há, ainda, quem acredite que tomar muita água deixa a pessoa mais inchada, e isso não é verdade. A falta do seu consumo faz o corpo entender que precisa reter líquidos para “sobreviver”. Então, se você bebe muita água, o processo é inverso e tudo funciona bem — incluindo a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes para as células.

A água de coco é uma boa substituta de vez em quando, mas nada deve tomar o lugar da água natural. Evite principalmente as bebidas industrializadas e que têm o rótulo indicando grande quantidade de sódio.

Enfim, todas essas recomendações de alimentos diuréticos para desinchar vão ajudar você a ficar livre da retenção de líquidos e a ter uma vida mais saudável. Lembre-se de que boa parte da sua qualidade de vida depende dos seus hábitos.

Gostou das dicas? Minha prioridade aqui é deixar você informado! Por isso, aproveite para baixar nosso e-book gratuito sobre emagrecimento saudável!

Cartão de TODOS

Redator

Cartão de TODOS e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Olá! Como podemos ajudar?