Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

7 truques para conseguir falar em público de uma vez por todas!

16 de abril, 2021

por

Compartilhe:

Falar em público: como vencer o medo de conversar com a multidão?

Tensão extrema, frio na barriga, suor e tremedeira são algumas das sensações que antecedem os momentos em que temos de falar em público

A fala é uma das mais importantes ferramentas que possuímos para realizar interações sociais e assim conseguir transmitir, de forma entendível, nossas ideias e sentimentos. Hoje é o Dia Mundial da Voz que celebra a relevância desse “instrumento” na propagação de conhecimento.

Se comunicar bem  não é uma exclusividade apenas de famosos e palestrantes, mas de todos  que  querem otimizar a exposição dos seus pensamentos no ambiente de trabalho, em conversas com os amigos, apresentações da escola ou faculdade e assim por diante.

Você tem problemas na hora de falar e sente que quando argumenta não consegue se fazer entender? Fica muito nervoso? Passe sua mensagem e faça com que as pessoas compreendam o que você está dizendo, veja:

Falar em público: por que temos medo? 

Todo esse receio para conversar em grupo também é conhecido como glossofobia. 

A principal razão para sentirmos aquele “friozinho na barriga” é que nosso cérebro foi projetado para fugir de situações que supostamente seriam de perigo para o ser humano.

Essas circunstâncias mudaram e um dos exemplos dessa alteração é de quando iremos discursar para o público.

Nesse instante, o corpo ativa um hormônio chamado adrenalina, responsável por causar a aceleração dos batimentos cardíacos em uma apresentação e de outras sensações que você já sabe, são elas: voz anasalada, tremedeira, boca seca e por aí vai.

Fique tranquilo, existem alguns truques que irão te mostrar como falar em público e encantar pessoas:

 1. Troque a “chave” dos pensamentos

No momento de uma apresentação nossa mente tende a nos sabotar com pensamentos como: “não estão gostando da minha apresentação”, “não estou sendo claro”.

O caminho é aceitar suas limitações ao entender que errar é normal e está tudo bem.

Torne as reflexões ruins em ideias positivas: “não sou o melhor, mas estou fazendo o meu máximo”, “tudo bem se eu tiver algum erro”.

 2. Como falar em público: faça exercícios de respiração

Pode parecer batido já, mas se você fizer da forma correta e com calma, os exercícios de respiração amenizam sua tensão, além de aliviarem o estresse, veja como fazer:

  • Inspire fundo por cerca de 4 segundos. (Faça sem pressa e respire profundamente).
  • Segure o ar nos pulmões por mais 4 segundos.
  • Expire o ar por completo pela sua boca.
  • Faça 10 repetições como essa.

 3. Domine o tema

Estude, estude e estude. Já que você irá passar conhecimento para uma plateia, nada faz mais sentido do que ter domínio do tema para que o assunto transmitido seja facilmente compreendido por todos.

Leia em diferentes fontes e preocupe-se em aprender sobre o conteúdo ao invés de o decorar. Pois, caso perca o raciocínio no momento de apresentar, o terá assimilado, portanto, conseguirá retomar sem muita dificuldade. 

 4. Treine sua voz

Mais uma das maneiras para vencer o medo de falar em público é treinar sua fala para a multidão. 

Prepare seu discurso e o treine em frente ao espelho. Fique atento na entonação da sua voz, de modo que ela esteja em um tom que todos consigam compreender e passe segurança e naturalidade para o público.

 5. Faça anotações

Escreva em um caderno os tópicos centrais do seu discurso, para caso você esquecer de algum detalhe ou perder o “fio da meada”.

A dica é não colocar parágrafos inteiros do assunto, mas anotar as partes que forem mais importantes.

 6. Preste atenção nos gestos

Nada de ficar com a mão nos bolsos ou de braços cruzados. Faça movimentos com suas mãos na linha dos seus ombros, que ajudem a audiência a assimilar o que está sendo dito e deixe mais dinâmico a exposição das suas ideias. 

 7. Trabalhe o Marketing Pessoal

No dia em que tiver de apresentar algo, vá com uma roupa que te deixe confortável e cuide da sua aparência. O Marketing Pessoal é fundamental hoje em dia.

Logo, a visão que será passada é de personalidade e autoridade para todos que escutam você falar.

O ato de comunicar está dividido entre o emissor da mensagem e o seu receptor. 

Sendo assim, transmiti-la de forma que o seu ouvinte te compreenda é o segredo para diálogos eficientes.

Gostou das nossas dicas para conseguir fazer suas apresentações? Essas são algumas das técnicas que você pode conferir no nosso curso de Como  Vencer o Medo de Falar em Público:

CLIQUE AQUI.

Tags: