Saúde 19 de out, 2021

Conheça as vacinas que as crianças devem tomar em seu primeiro ano de vida

As vacinas que crianças devem tomar são um dos meios mais eficazes de proteger as pessoas de doenças comuns e que podem ser graves. Por serem muito importantes para a saúde nacional, a maioria não tem custo e é aplicada em todo o país pelo Sistema de Saúde Único (SUS). Basta ir até o posto […]

As vacinas que crianças devem tomar são um dos meios mais eficazes de proteger as pessoas de doenças comuns e que podem ser graves. Por serem muito importantes para a saúde nacional, a maioria não tem custo e é aplicada em todo o país pelo Sistema de Saúde Único (SUS). Basta ir até o posto de saúde mais próximo da sua casa para que as vacinas sejam administradas.

Além disso, outras vacinas e algumas doses de reforço estão disponíveis na rede privada de saúde, de modo que os pais que querem proteger ainda mais os seus filhos podem recorrer a elas em clínicas e consultórios particulares.

Seguir o calendário de vacinação é fundamental, já que é justamente na infância que as crianças estão mais suscetíveis às doenças. Embora nasçam com alguma quantidade de anticorpos herdados da mãe, os pequenos têm a imunidade mais frágil.

Isso sem contar que as vacinas são produzidas para prevenir doenças específicas e que já foram causa de sequelas e mortalidade infantil. A Varíola e a Poliomielite, por exemplo, foram problemas sérios erradicados por meio da vacinação. Por isso, veja no infográfico quais são as vacinas do primeiro ano de vida do bebê!

Conheça-as-vacinas-que-as-crianças

Como você viu, o calendário oficial traz as principais vacinas para que a criança esteja protegida de doenças graves. Seguir os prazos recomendados entre as doses é essencial para que os efeitos desejados sejam alcançados e o pequeno fique realmente protegido.

E lembre-se de que, embora algumas vacinas causem efeitos adversos como febre, dor e irritação por alguns dias, esse breve desconforto é inofensivo.

Antes de ir, não deixe de compartilhar esse material nas suas redes sociais para que mais famílias saibam quais são as vacinas que crianças devem tomar!

Cartão de TODOS

Redator

Cartão de TODOS e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Olá! Como podemos ajudar?