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Empregabilidade 18 de janeiro de 2021

Como nasce um bom empreendedor?

Antigamente, as pessoas empreendiam sem saber muito bem que estavam fazendo isso. Era muito comum alguém abrir uma pequena loja, uma papelaria, um armazém, um armarinho, ou seja, um pequeno negócio para suprir as necessidades do bairro ou da região. Hoje em dia, o empreendedorismo ganhou novo formato e cresceu em dimensão.  Abrir o seu […]

Antigamente, as pessoas empreendiam sem saber muito bem que estavam fazendo isso. Era muito comum alguém abrir uma pequena loja, uma papelaria, um armazém, um armarinho, ou seja, um pequeno negócio para suprir as necessidades do bairro ou da região. Hoje em dia, o empreendedorismo ganhou novo formato e cresceu em dimensão.  Abrir o seu próprio negócio não é mais algo simples. Requer planejamento, atitude e, sobretudo, coragem!

Essas palavras não são para desanimar, muito pelo contrário! Pense no ano que passou. No início de 2020, as empresas estavam planejando o ano, com muitas metas e sonhos a serem alcançados, quando, de repente, foi necessário puxar o freio de mão da vida para encarar a realidade de uma pandemia de dimensão global. Os planos tiveram que mudar e as empresas, que se reinventar para seguirem em frente em meio a um cenário tão desafiador. 

Por isso, se o seu sonho é empreender; se você só se sentirá realizado seguindo esse caminho, arregace as mangas e comece! Apesar de ser um caminho difícil, pode ser bastante recompensador a médio e longo prazo. O que seria de nós sem a ousadia dos que sonham alto?

Hoje separamos alguns pontos importantes a serem considerados por quem quer empreender - ou por quem já está empreendendo, mas ainda não alcançou resultados.

1) Encontre o seu diferencial

Quantas hamburguerias surgiram nos últimos tempos? Quantas lojas de produtos domésticos? E de roupas? Como lidar com a concorrência? Será possível abrir um negócio único, com um produto nunca antes comercializado? E se não, como lidar com a concorrência para não ser mais um em meio à multidão?

O primeiro passo deve ser entender o seu diferencial. O que o seu negócio tem que nenhuma outra tem? Se você vende hambúrguer, qual é o diferencial dele em relação à concorrência? Por que o cliente deve comprar na sua loja e não na do vizinho? 

É preciso que isso esteja claro pra você e que a comunicação da sua empresa esteja alinhada com essa visão. 

2) Cuidado com os modismos

Um outro ponto importante é evitar os modismos. Quem se lembra da época do frozen yogurt? Logo assim que surgiram, por serem uma novidade, viraram febre entre os consumidores. E exatamente por que “vendiam que nem água”, rapidamente surgiram diversas lojas diferentes vendendo esse mesmo produto… Bom, o final da história você já sabe: quase todas fecharam.

Isso não significa que ousar não seja importante. Muito provavelmente, o dono da primeira rede de frozen yogurt deve ter feito um grande negócio. No entanto, se agimos por impulso, pensando apenas no momento presente do mercado ( sem uma análise e projeções futuras), a chance de entrarmos em uma furada é grande.

Lembre-se do que dissemos anteriormente: quando falamos de negócios, não queremos ser iguais a todo mundo. Qual o seu diferencial?

3) Estude. Estude muito!

Engana-se muito quem pensa que estudar é só para aqueles que querem melhorar suas competências para conseguir melhores oportunidades de emprego. Vivemos o mundo VUCA, absolutamente instável e em constante transformação. Por isso, diferentemente dos donos de antigamente (que abriam uma lojinha de bairro e pronto), o empreendedor de hoje em dia precisa estar antenado com as mudanças, ampliando suas habilidades e conhecimentos.

Fique esperto para não ficar pra trás!

4) Tenha claro para você os seus objetivos

Você já reparou que as grande empresas têm muito bem definidos os seguintes pontos:

  • Propósito
  • Visão
  • Valores

Muitas pessoas acham que isso é supérfluo, pouco relevante… Enganam-se!! Se você não tem claro para você o que é a sua empresa, os seus valores e suas metas, como agir? Como se planejar? Como contornar as adversidades?

Não são meros textos, são informações relevantes que servirão como norte para todas as suas ações.

5) Qualidade!

Parece óbvio, né? No entanto, muitos empreendedores deixam a desejar nesse quesito. 

Ouça os seus clientes! Eles são a razão e o objetivo da existência do seu negócio. Por isso, esteja aberto às críticas e não as encare como um ataque pessoal, mas sim como um aprendizado. Os erros são oportunidades para que a gente cresça e melhore!!!

Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para você e para o seu negócio. Sucesso!!! 

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