Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Prepara TODOS 21 de maio de 2021

Vestibular em 2021: o que é importante saber para não passar sufoco

Uma das maneiras de fazer parte de uma faculdade é através de um vestibular. No Brasil, entre as principais provas que os vestibulandos podem prestar estão: ENEM – atualmente a maior porta de entrada para o ensino superior no país – e a Fuvest, que elabora provas para UNESP e USP. Em 1911, foi instituído pelo […]

Uma das maneiras de fazer parte de uma faculdade é através de um vestibular. No Brasil, entre as principais provas que os vestibulandos podem prestar estão: ENEM - atualmente a maior porta de entrada para o ensino superior no país - e a Fuvest, que elabora provas para UNESP e USP.

Em 1911, foi instituído pelo então Ministro da Justiça e Negócios - Rivadávia da Cunha Corrêa, o primeiro vestibular nacional - no início as provas eram tanto escritas quanto orais.

As questões eram de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Ciências, além de matérias sobre o primeiro ano da faculdade que o aluno optasse por fazer.

Isso fez com que os alunos tivessem que recorrer a conteúdos específicos dessas disciplinas, daí o surgimento dos salvadores cursos preparatórios. 

Apesar já possuírem uma trajetória longa, os vestibulares geram muitas dúvidas naqueles que desejam ingressar no ensino superior, neste artigo você vai entender tudo isso melhor, confira a seguir:

Principais dúvidas dos vestibulandos

duvidas-vestibular-vestibulando-estudante-ENEM-Fuvest (1)

  • Como se inscrever em um vestibular

Cada instituição de ensino possui uma maneira de aplicar suas provas.

Sendo assim, o primeiro passo do vestibulando deve ser ler o edital e entender como funcionarão as questões, datas, materiais necessários e afins.

O aluno pode entrar diretamente no site da organização responsável por aplicar o vestibular e baixar esse material com todas as informações relevantes.

  • Como se preparar para a prova 

Estudando. A principal questão do vestibulando é de conseguir manter ao longo do período que antecede suas provas uma rotina de estudos e não se desfazer dela rapidamente.

Um dos vestibulares mais concorridos do país, feito através da inscrição Fuvest para o curso de Medicina,  tem casos de alunos que chegam a estudar mais de 10 horas por dia para conseguirem uma vaga.

Formas de entrar na Universidade

Além do vestibular tradicional, utilizado por algumas universidades públicas e privadas, há outras maneiras de você realizar o seu sonho de fazer faculdade. 

  • Nota do Enem:

Muita gente não sabe, mas a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizada de diversas maneiras. 

Prouni: é utilizado pelas universidades particulares e oferece bolsas de estudos para estudantes de baixa renda com os melhores desempenhos no Enem. As inscrições acontecem duas vezes por ano.

Sisu: O Sistema de Seleção Qualificado é o meio no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem suas vagas para quem participou do Enem. Os candidatos com as melhores notas são selecionados, conforme a escolha do curso e da Universidade.

Ingresso direto: Há muitas faculdades particulares que aceitam a nota do Enem como alternativa ao vestibular. Dependendo do curso e da instituição as regras variam,  mas essa possibilidade tem sido cada vez mais comum entre as universidades. Além disso, os ingressantes com as melhores notas podem ganhar bolsas ou descontos para o curso escolhido.

  • Vestibular agendado

No vestibular agendado, o candidato tem à disposição diferentes opções de datas e horários para realizar a prova. As regras mudam de acordo com cada instituição de ensino, mas em linhas gerais, a modalidade oferece bolsas percentuais e o formato varia entre prova de múltipla escolha, discursiva e uma redação. 

Você sabe quais foram os 5 cursos mais concorridos no SISU?

duvidas-vestibular-vestibulando-estudante-ENEM-Fuvest-2

1 - Medicina 

Maior nota: 910

Menor nota: 718

2 - Farmácia

Maior nota: 823

Menor nota: 658

3 - Engenharia Elétrica

Maior nota: 821

Menor nota: 625

4 - Medicina Veterinária

Maior nota: 782

Menor nota: 652

5 - Fisioterapia

Maior nota: 806

Menor nota: 660

Sabe calcular a média do Enem? Pode até parecer simples, mas esse cálculo pode causar certa confusão. Saiba como calcular sua nota aqui. 

Sem dúvidas é importante estar sempre atento às informações referente ao vestibular que você quer prestar. O segredo é se dedicar e não deixar nada para última hora porque o resultado não será dos melhores.

Comece hoje sua jornada para o ensino superior.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?