Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Saúde 25 de maio de 2022

Como saber quando usar óculos? Veja 4 sinais

Como muitos problemas de saúde, as alterações visuais podem acontecer em qualquer idade. Tanto as causas quantos os efeitos são parecidos entre as crianças e os adultos. Quem tem sintomas recorrentes, no entanto, deve considerar a possibilidade de usar óculos. Existem exames específicos para avaliar a condição dos olhos e a capacidade de enxergar. Assim, […]

Como muitos problemas de saúde, as alterações visuais podem acontecer em qualquer idade. Tanto as causas quantos os efeitos são parecidos entre as crianças e os adultos. Quem tem sintomas recorrentes, no entanto, deve considerar a possibilidade de usar óculos.

Existem exames específicos para avaliar a condição dos olhos e a capacidade de enxergar. Assim, sempre que houver a suspeita de algo errado, é importante contar com apoio especializado para saber como proceder e evitar a piora do quadro.

Continue a leitura e descubra quando é necessário buscar ajuda!

Quais sinais indicam a necessidade de usar óculos?

Alguns comportamentos e sensações costumam estar associados a problemas na visão. Monitorar essas mudanças, principalmente entre o público infantil, é crucial porque crianças sem diagnóstico passam a viver com um alto nível de desconforto.

O resultado inclui dificuldade para desempenhar tarefas cotidianas e mau desempenho escolar. Em longo prazo, a falta de tratamento pode afetar a saúde e a qualidade de vida do indivíduo em diversos aspectos.

Veja abaixo os principais sinais de que algo não vai bem.

1. Dificuldade para enxergar à noite

A piora da visão em ambientes escuros acende um alerta para alterações na retina. Nesses casos, observe se atos simples, como se locomover em uma sala de cinema ou observar as estrelas, passam a ser muito desafiadores.

2. Dores de cabeça frequentes

Problemas refrativos fazem com que os músculos extraoculares precisem trabalhar mais no dia a dia, o que causa dores nos olhos. Esse desconforto também resulta em um aumento dos episódios de dores de cabeça, que podem evoluir para enxaqueca.

3. Alta sensibilidade à luz

Outro sinal de que está na hora de usar óculos é o incômodo com espaços muitos iluminados. Essa condição, conhecida como fotofobia, piora ao ver TV, mexer no celular ou manipular telas com bastante brilho. Até a luz do sol se torna desagradável.

4. Alterações visuais

Toda mudança merece investigação. A sensação de visão dupla, por exemplo, indica problemas nos nervos ou músculos. Perceber imagens ou cenários embaçados, bem como precisar apertar os olhos para ver as coisas, também é preocupante.

Como fazer o exame para descobrir?

Nem sempre as crianças se queixam ao desenvolver um problema de saúde. Cabe aos responsáveis, portanto, identificar mudanças no comportamento dos pequenos e, quando possível, estimular o diálogo para entender o que está acontecendo.

Problemas oculares prejudicam desde as leituras e interações na escola até a prática de esportes nos momentos de lazer. Assim, se o seu filho tiver impasses para desempenhar tarefas da rotina, agende uma consulta o quanto antes com um oftalmologista.

O médico poderá solicitar diferentes exames, em especial o de refração. É um procedimento que avalia a capacidade de enxergar para determinar se o paciente precisa usar óculos. Em caso afirmativo, o teste também ajuda o profissional a definir o grau das lentes.

Por que buscar o apoio do médico?

O atendimento especializado permite descobrir a verdadeira causa da alteração visual. Lembre-se de que há muito estudo e experiência por trás de uma visita ao médico, o que significa que você terá acesso às melhores opções de tratamento.

A conversa com um profissional traz pistas importantes sobre a condição geral de saúde de cada paciente. Ou seja, além da prescrição de receitas de óculos ou indicação de procedimentos cirúrgicos, essa troca avalia riscos e identifica o início de doenças oftalmológicas.

Para que a prevenção seja eficaz, no entanto, as consultas devem ser regulares e acompanhadas por um médico de confiança. Faça valer a sua pesquisa por bons profissionais para receber atendimento de qualidade e saber o tempo certo de usar óculos.

Se você gostou deste artigo e quer receber avisos sobre as próximas publicações, assine a nossa newsletter!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?