Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

trabalhar e estudar
Trabalho 22 de março de 2022

Saiba como organizar a sua rotina para trabalhar e estudar

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. No entanto, investir em uma formação faz toda a diferença na vida de um indivíduo, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Por esse motivo, vale a pena aprender a organizar a rotina para conciliar os dois compromissos. Para melhorar a organização no dia a […]

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. No entanto, investir em uma formação faz toda a diferença na vida de um indivíduo, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Por esse motivo, vale a pena aprender a organizar a rotina para conciliar os dois compromissos.

Para melhorar a organização no dia a dia, contudo, é preciso considerar uma série de fatores que podem interferir nos seus deveres. Além disso, é fundamental pensar no tempo que você vai precisar para desempenhar as tarefas do trabalho e dos estudos.

Neste post, vamos trazer algumas dicas que vão ajudar você a se preparar para voltar a estudar com tudo, sem deixar o trabalho de lado. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância de retomar os estudos?

Ainda não se convenceu de que vale a pena apostar na retomada dos estudos? Então, vamos explicar para você! Ao apresentar um currículo com formação profissional, seja ela um curso técnico, uma graduação ou, até mesmo, uma pós-graduação, as suas oportunidades de trabalho aumentam consideravelmente.

É por esse motivo que a educação é fundamental para as pessoas que desejam ter acesso a vantagens, como cargos mais elevados, melhores salários, estabilidade na carreira e crescimento profissional.

Mais que isso, estudar também ajuda a desenvolver habilidades importantes para o seu próprio desenvolvimento. Afinal, é possível estimular o conhecimento, a autoestima, a inteligência emocional, o senso de responsabilidade, entre várias outras competências relevantes.

Como organizar a rotina de maneira eficiente?

Tendo em vista as vantagens de retomar os estudos, que tal aprender a fazer isso de uma maneira equilibrada? Para isso, nada melhor do que realizar ajustes na rotina para encaixar os compromissos com o aprendizado. Veja algumas dicas!

Crie um cronograma semanal

Para começar, é interessante criar um guia para os próximos dias. O cronograma de estudos é um grande aliado para os alunos, especialmente aqueles que precisam conciliar o aprendizado com outras atividades. 

Entretanto, é preciso considerar o prazo de validade desse cronograma. Planejamentos a longo prazo, por exemplo, podem ser interessantes para rotinas mais estáticas. No entanto, imprevistos podem surgir ao longo dos dias. Para quem concilia trabalho e estudo, isso pode ser mais complicado de se ajustar.

Por isso, é recomendada a realização de um planejamento semanal. Programar as atividades dos próximos 7 dias, tanto do curso quanto do trabalho, é muito mais simples, e os ajustes, em caso de imprevistos, podem ser mais práticos.

Tenha uma lista de prioridades

Infelizmente, nem sempre será possível dar a atenção que você gostaria para todas as tarefas. É nesse contexto que ter uma lista de prioridades vai quebrar um galho na sua organização.

Lembra da dica de realizar um planejamento semanal? Nesse cronograma, coloque em evidência as tarefas mais importantes, considerando as suas necessidades e os prazos.

Por exemplo, se você está em uma época de provas, a revisão dos conteúdos acaba se tornando uma prioridade para não prejudicar o seu desempenho. Por outro lado, se você acabou de sair de uma semana puxada no trabalho, o descanso vira uma necessidade para não perder o ritmo nos próximos dias.

Arrume um bom local para o estudo

O local escolhido para estudar faz toda a diferença na sua produtividade e no seu rendimento. Afinal, alguns ambientes são melhores para estimular a concentração e o desempenho, enquanto outros roubam mais a sua atenção.

Dessa forma, é importante montar um cantinho de estudos. O ideal é que seja um espaço que faça com que você se isole dos problemas do dia a dia e consiga focar nos conteúdos do curso.

Além disso, esse espaço não precisa ser necessariamente dentro de sua casa. Se você não consegue encontrar um cômodo com pouca interferência sonora, boa iluminação e materiais confortáveis, é possível analisar a possibilidade de ir até uma biblioteca, cafeteria ou ambientes disponibilizados pela instituição de ensino.

Defina alguns momentos de lazer

Engana-se quem pensa que a retomada dos estudos faz com que você precise abandonar todas as suas fontes de lazer. Muito pelo contrário! O descanso e o relaxamento são fundamentais para conciliar trabalho e estudo.

É claro que, em alguns casos, é preciso priorizar as demandas do curso ou do emprego. No entanto, é importante reservar alguns momentos para você se divertir no dia a dia, independentemente de como está a rotina.

Uma dica para se organizar melhor é definir os horários de lazer dentro do cronograma semanal. Assim, você não assume nenhum compromisso para os momentos que tirou apenas para o autocuidado.

Quais os benefícios de colocar essas ideias em prática?

Pode parecer complicado montar uma rotina organizada, de início, mas certamente traz ótimas vantagens para a sua vida. A seguir, confira os principais benefícios de se organizar para trabalhar e estudar!

Gestão de tempo

Saber como melhorar a gestão de tempo é uma habilidade muito valiosa para qualquer pessoa. Afinal, é possível desempenhar as atividades com mais eficiência, evitar atrasos e manter o equilíbrio dos horários.

Um profissional que apresenta essa competência, por exemplo, é mais valorizado no ambiente de trabalho. Já um estudante que consegue administrar bem o tempo disponível é capaz de aprender mais.

Equilíbrio

Percebeu que as dicas não falavam apenas sobre trabalho ou estudo? Isso porque, para ter um cotidiano equilibrado, é preciso considerar todas as atividades do seu dia a dia, e isso inclui:

  • emprego;
  • aprendizado;
  • vida social;
  • autocuidado;
  • descanso;
  • lazer.

Saúde e bem-estar

Como consequência de construir uma rotina focada em equilíbrio, é possível cultivar mais saúde e bem-estar no dia a dia. Isso acontece, pois você consegue evitar o acúmulo de estresse e a sobrecarga emocional.

Além disso, com uma boa organização, você não deixa de lado as suas principais necessidades, como cuidados com a alimentação, boas noites de sono e momentos de lazer.

Viu só como é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Para fazer isso e ainda obter as maiores vantagens desse período, nada melhor do que manter uma rotina organizada. Assim, é possível desfrutar de todas as atividades realizadas e, inclusive, cuidar melhor de si.

Este post foi útil para você? Então, continue lendo sobre o assunto. Veja também a importância de terminar os estudos!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?