Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

terminar os estudos
Educação 7 de dezembro de 2021

Quer saber por que você deve terminar os estudos? Confira 5 razões!

Já pensou em terminar os estudos? Ter o Ensino Médio completo e, se possível, fazer um curso superior podem abrir várias portas para a carreira, assim como trazem benefícios para o seu desenvolvimento pessoal. Isso porque a educação ajuda no acesso a várias oportunidades que você pode nem estar vislumbrando no momento, mas que trazem […]

Já pensou em terminar os estudos? Ter o Ensino Médio completo e, se possível, fazer um curso superior podem abrir várias portas para a carreira, assim como trazem benefícios para o seu desenvolvimento pessoal. Isso porque a educação ajuda no acesso a várias oportunidades que você pode nem estar vislumbrando no momento, mas que trazem um maior retorno financeiro e satisfação.

Várias razões fazem com que uma pessoa precise interromper os estudos, seja por necessidade ou até mesmo por falta de vontade no momento. Saiba que isso é totalmente normal e acontece com muita frequência na sociedade. No entanto, e quando surge a oportunidade de retomá-los? Vale a pena voltar a estudar depois de tanto tempo?

Neste post, vou trazer 5 fortes motivos pelos quais você deveria investir na educação e agarrar com todas as forças quando esse interesse de voltar a estudar surge. Acompanhe e saiba mais!

1. Possibilidade de começar uma nova carreira

Não se sente mais feliz com a carreira que está seguindo ou gostaria de iniciar novos planos? Os estudos contribuem muito para isso, tendo em vista que oferecem a você a chance de se especializar ainda mais em uma determinada área.

Não é à toa que tantas pessoas iniciam uma faculdade ou um curso técnico quando estão em busca de novos horizontes profissionais. Além de permitir aprender mais sobre um determinado nicho de atuação, o curso superior ainda ajuda a criar um diferencial para o mercado de trabalho.

Afinal, a formação profissional é um dos primeiros tópicos observados no currículo de um profissional durante os processos seletivos para uma vaga de emprego ou concurso. É por isso que terminar os estudos faz toda a diferença quando você tem interesse em buscar chances em uma nova área ou embarcar em outra profissão.

2. Conhecimento para a vida

Os estudos proporcionam a oportunidade de colecionar aprendizados que você vai levar para toda a vida, mesmo que não estejam diretamente relacionados com a área em que trabalha. Além disso, vale ressaltar que os conhecimentos são os principais bens que você pode cultivar, sem ter medo de perdê-los.

Isso sem contar que todo esse aprendizado também pode contribuir para outras pessoas. Afinal, a troca de experiências com mais profissionais, família e amigos pode ocorrer a qualquer momento, e isso é muito benéfico. Sendo assim, seus conhecimentos são valiosos não apenas para você, como para todos ao seu redor.

3. Oportunidade de ter uma promoção no emprego

Mas e quando você já está em uma área de atuação que gosta e encontrou estabilidade no emprego? Será que ainda vale a pena terminar os estudos, nesse caso? A resposta é: sim!

Tenha em mente que a formação profissional, seja de nível médio, técnico ou superior, também é importante para ter acesso a mais oportunidades dentro do próprio ambiente de trabalho atual.

Por esse motivo, reflita se não seria interessante conquistar um novo cargo dentro do seu ambiente de trabalho, que ofereça mais benefícios, como:

  • salário mais alto;
  • horários de trabalho mais confortáveis;
  • flexibilidade no ambiente de trabalho;
  • novas funções.

Gostou da ideia? Para pedir uma promoção no emprego, vale a pena apresentar os seus diferenciais e mostrar para os seus líderes o motivo pelo qual eles deveriam dar essa chance a você. Um profissional que apresenta um currículo com boa formação, busca atualização e oferece conhecimentos sólidos consegue essas oportunidades com mais facilidade.

Não apenas isso. Terminar os estudos também oferece a você a chance de aprender mais sobre o segmento em que você atua, permitindo uma atuação de ainda mais qualidade. Desse modo, além de sentir mais preparação para assumir uma nova posição no seu ambiente de trabalho, é possível ter mais conhecimentos para contribuir nessa vaga.

4. Aumento do networking

Lembra que falamos que os seus conhecimentos podem ser compartilhados com outros profissionais? Esse é um exemplo de como funciona a construção de um networking. Já ouviu falar desse termo?

Na prática, o networking é a criação de um grupo de profissionais que se ajudam mutuamente. É uma rede de contatos com a qual você pode contar para ter mais oportunidades, indicações e parcerias, assim como cada uma dessas pessoas pode esperar isso de você.

Durante os estudos, no ambiente de trabalho ou em qualquer espaço, você pode conhecer novas pessoas com interesses de carreira em comum, que podem compor o seu networking profissional. Desses novos conhecidos, podem surgir ainda mais, ampliando a sua rede de contatos e aumentando o acesso a ótimas chances.

5. Realização pessoal

Terminar os estudos, para muitos, também é uma maneira de alcançar a realização pessoal. Por exemplo, você sabia que, no Brasil, nem metade da população teve a oportunidade de concluir o Ensino Médio?

Como disse, isso pode ocorrer por vários motivos. A necessidade de trabalhar desde a adolescência para ajudar em casa, os imprevistos que ocorreram no meio do caminho que fizeram com que os estudos fossem interrompidos, entre outros fatores, podem trazer certa frustração a várias pessoas. Inclusive, esse sentimento pode surgir mesmo em quem, atualmente, tem uma ótima vida profissional.

É por isso que vale destacar que os estudos concluídos não são importantes apenas para a carreira, mas também por questões pessoais. Sendo assim, se você sente que ainda falta algo para alcançar a realização que tanto espera, experimente retomar os estudos.

Dar continuidade de onde parou a sua formação é possível de várias maneiras. Atualmente, você encontra cursos on-line dos mais variados tipos, ao mesmo tempo que é possível estudar presencialmente.

Desse modo, o que não faltam são oportunidades para terminar os estudos. Assim, você pode escolher a modalidade que mais se encaixa na rotina, reduzindo as chances de imprevistos que podem atrapalhar a finalização de sua formação.

E então, gostou de saber as razões pelas quais é interessante terminar os estudos? Como mostrei, a educação dá a você o que precisa para se tornar um profissional mais resiliente, com mais realização e preparo para os desafios do mercado de trabalho. Assim, é possível alcançar os seus objetivos pessoais com mais facilidade e tirar do papel vários planos importantes.

Quer saber como dar o primeiro passo para terminar os seus estudos? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre a PreparaTODOS!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?