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técnicas de persuasão
Emprego 1 de agosto de 2022

5 técnicas de persuasão que podem ajudar a alavancar a carreira

Encontrar estratégias para ter um bom desenvolvimento profissional é excelente para quem tem objetivos bem definidos de aonde quer chegar com a carreira. Nesse contexto, as técnicas de persuasão surgem como ótimas ferramentas. Afinal, são excelentes métodos para criar uma boa imagem profissional e garantir que o seu perfil se destaque no ambiente de trabalho […]

Encontrar estratégias para ter um bom desenvolvimento profissional é excelente para quem tem objetivos bem definidos de aonde quer chegar com a carreira. Nesse contexto, as técnicas de persuasão surgem como ótimas ferramentas.

Afinal, são excelentes métodos para criar uma boa imagem profissional e garantir que o seu perfil se destaque no ambiente de trabalho ou por qualquer lugar em que passar.

Será que você conhece e já usa alguma técnica de persuasão? Neste post, vamos mostrar 5 estratégias que funcionam bem no mercado de trabalho. Acompanhe e veja como colocá-las em prática na sua carreira.

O que são técnicas de persuasão?

Antes de ir para as dicas, que tal entender melhor o que são técnicas de persuasão? Muitas vezes, esse termo é utilizado de maneira pejorativa, como sinônimo de manipulação. No entanto, na área profissional, isso não precisa ter um peso negativo.

As técnicas de persuasão, na verdade, podem ser descritas como diferentes formas de apresentar o seu ponto de vista para ajudar outras pessoas na tomada de decisão. Ou seja, são argumentações válidas, que mostram novas perspectivas aos indivíduos.

Quais são as principais e como colocá-las em prática?

Quer ver como as técnicas de persuasão podem funcionar no dia a dia? A seguir, confira 5 exemplos de táticas que você pode usar na vida profissional. Isso vai ajudar você a ter o desenvolvimento de carreira tão esperado.

1. Desperte afeição

O primeiro passo para que as suas ideias tenham uma boa recepção por onde passarem é garantir que as pessoas gostem do seu perfil. Os motivos pelos quais isso é importante estão relacionados com a afeição.

Por exemplo, suponha que você precisa tomar uma decisão muito importante na sua vida, como a de escolher morar em uma casa ou em um apartamento. Nesse período, duas pessoas diferentes dão conselhos para você: uma delas é a sua mãe, que já passou pelas duas experiências e que está pensando no seu bem-estar, outra é um corretor de imóveis, que tem interesse que a sua escolha seja a mais favorável para ele.

Diante desse contexto, qual pessoa tende a influenciar mais na sua escolha? A probabilidade de que você ouça a sua mãe costuma ser maior. Afinal, as pessoas ouvem com mais carinho os indivíduos por quem têm afeição.

Isso acontece não apenas na vida pessoal, como também no âmbito da carreira. Por isso, é importante conquistar a simpatia dos colegas de trabalho e líderes, desde o período de entrevista até o dia a dia profissional.

2. Identifique necessidades

Para convencer uma pessoa sobre o seu ponto de vista, é importante que ela saiba que a sua ideia atende a todas as necessidades do momento. Por esse motivo, ter um olhar atento para os detalhes de cada situação faz toda a diferença.

Assim, é possível identificar com mais facilidade as dores e as expectativas do indivíduo, a fim de sugerir soluções mais eficientes, que estejam alinhadas ao seu planejamento. Então, experimente observar os diferentes contextos com mais cuidado e estratégia.

3. Tenha autoridade

Saiba, também, que para se tornar uma pessoa mais persuasiva, é preciso ter autoridade naquilo que fala. É claro que, para que isso se torne uma realidade, é fundamental expandir seu conhecimento.

Afinal, a educação garante que você aprenda mais sobre determinados temas e fale com propriedade sobre eles. Desse modo, ler mais livros, fazer cursos, buscar novas experiências e aprender com as mais diversas situações permite que você desenvolva a sua autoridade sobre determinado tema e se torne uma pessoa de confiança no âmbito profissional.

Com isso, é mais fácil persuadir um indivíduo para que realize a ação desejada. Quer um exemplo da importância disso? Então, suponha que você vai comprar um curso para aprender a falar melhor em público. Durante a pesquisa, encontrou duas opções com vantagens muito parecidas.

Para escolher entre elas, você pesquisa sobre quem vai ministrar o curso. Assim, percebe que um deles é um profissional da Psicologia, especializado em Oratória e em Recursos Humanos, enquanto outro apenas afirma saber sobre o assunto, sem nenhuma referência de como obteve os conhecimentos. Em quem é mais fácil confiar?

Percebe que o profissional que transmite mais autoridade sobre o assunto é aquele que apresenta mais conhecimentos comprovados? Por isso, experimente seguir esse exemplo.

4. Use a escassez

Aqui vai mais uma técnica de persuasão muito eficaz: utilize a ideia de escassez. Essa estratégia não parece muito clara? Então, vamos explicar melhor! Sabe aquele ditado que diz que as pessoas só dão valor a algo quando o perdem? Ele pode ser aplicado aqui.

Saber que um prazo está se esgotando ou que o estoque está acabando, por exemplo, faz com que os indivíduos tenham uma maior sensação de urgência para tomar uma decisão, tudo isso para evitar a perda.

Não é à toa que frases como “últimas peças” e “descontos só até a meia-noite” geram tanta comoção e resultados favoráveis para os objetivos definidos pelos anunciantes. Se você trabalha na área comercial, fazer uso dessa técnica tende a fechar mais negócios e aumentar seus retornos.

5. Recorra a provas sociais

Antes de explicar o que são provas sociais, vamos mostrar como você provavelmente sempre busca esse tipo de referência para tomar decisões. Imagine que deseja comprar um produto online em uma nova loja, mas tem medo de ele não chegar. Qual o primeiro passo a ser tomado?

Geralmente, as pessoas nessa situação tendem a ver as avaliações do estabelecimento e do produto. Assim, têm mais confiança de que concluir a compra é uma boa decisão. Esse é um exemplo de como funcionam as provas sociais.

Quando um indivíduo tem contato com uma experiência de outra pessoa e vê que foi positiva, ele geralmente pensa que também terá esse benefício ao fazer a mesma escolha. É o clássico caso do exemplo. É por esse motivo que os influenciadores digitais fazem sucesso na internet e fecham tantos contratos com as marcas.

Como as técnicas de persuasão podem ajudar na vida profissional?

Percebe como o uso dessas técnicas faz com que a imagem de uma pessoa se torne mais confiável e positiva? Esse é um dos principais motivos pelos quais ser um profissional mais persuasivo traz ótimos resultados.

Assim, é possível fazer um marketing pessoal mais eficiente e obter ótimos retornos na carreira, como promoções no trabalho, conquista de vagas de emprego, aumento nas vendas, melhores oportunidades para empreender, entre outros.

Sendo assim, experimente colocar essas técnicas de persuasão em prática, sempre que surgir uma oportunidade. Além disso, vale a pena desenvolver seus conhecimentos para ter mais autoridade na hora de aplicar as estratégias.

Quer dar o primeiro passo nessa nova jornada? Então, compartilhe este post nas redes sociais para dar um exemplo aos seus amigos de como alavancar a carreira!

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