Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Saúde 10 de julho de 2020

Saúde ocular merece atenção

Hoje é o Dia da Saúde Ocular. Você tem dado atenção aos seus olhos? Não é só o Coronavírus que merece cuidado. Como sabemos, as outras doenças não param. Se não houver prevenção, muitas enfermidades podem surgir de surpresa. Por isso, vale ficar de olho em todos os sintomas aparentes. Muitos distúrbios que afetam a […]

Hoje é o Dia da Saúde Ocular. Você tem dado atenção aos seus olhos?

Não é só o Coronavírus que merece cuidado. Como sabemos, as outras doenças não param. Se não houver prevenção, muitas enfermidades podem surgir de surpresa. Por isso, vale ficar de olho em todos os sintomas aparentes.

Muitos distúrbios que afetam a visão passam despercebidos, até que seja tarde. É comum confundirmos alguns sintomas que afetam os olhos com o estresse e o cansaço do dia a dia, portanto, é muito importante visitar o oftalmologista regularmente.

É claro que, neste período de pandemia, ninguém está saindo para se consultar à toa. Mas, se notar algum sintoma diferente em relação à visão, é necessário procurar um especialista.

De acordo com a Dra. Adriana Falcão, oftalmologista da clínica Amor Saúde de Recife - Encruzilhada (PE), os sintomas mais comuns que geralmente estão associados a algum problema em relação aos olhos são: cefaleia, dor ocular, irritação constante nos olhos, dificuldade para enxergar longe, perto ou na presença de muita claridade (fotofobia). “Quem tiver histórico familiar de glaucoma, cegueira, doenças retinianas ou for ainda portador de diabetes, hipertensão, doenças reumatológicas, tais como Lupus, artrite e espondilite, por exemplo, deve procurar o oftalmologista com certa periodicidade. Nestes casos, a cada seis meses”, recomenda a profissional.

A visão saudável também é umas das principais responsáveis pelo bom rendimento escolar da criança. Nesta fase, é comum surgir a miopia e hipermetropia e, com as aulas presenciais suspensas em razão do distanciamento social provocado pela Covid-19, a exposição à tela aumentou consideravelmente, o que pode elevar o risco do surgimento dessas doenças.

Longos períodos de exposição à luz do computador, smartphones, TVs e tablets colaboram para a exaustão da visão, seja em adultos ou crianças. “É importante fazer intervalos de hora em hora durante o estudo ou o trabalho. Foque em algum ponto distante da tela e pisque algumas vezes, para estimular a hidratação dos olhos”, aconselha a especialista.

Se a última vez que se consultou com um especialista já passa de um ano, está na hora de marcar uma nova consulta. Para quem tem algum problema, como relacionado acima, é necessário visitar o oftalmologista a cada seis meses. O mesmo vale para crianças com miopia ou alto grau de astigmatismo. Abra os olhos para a sua saúde!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?