Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

saúde mental
Saúde mental 29 de julho de 2022

Saúde mental: confira o nosso e-book e 7 dicas para cuidar melhor do seu psicológico e emocional!

O bem-estar, na verdade, vai além de dar atenção apenas para o físico. Manter os cuidados com a saúde mental em dia também é um aspecto importante para ter mais qualidade de vida. Esse é um tópico cada vez mais comentado. Afinal, o Brasil apresenta números alarmantes de casos de problemas de saúde mental, sendo […]

O bem-estar, na verdade, vai além de dar atenção apenas para o físico. Manter os cuidados com a saúde mental em dia também é um aspecto importante para ter mais qualidade de vida.

Esse é um tópico cada vez mais comentado. Afinal, o Brasil apresenta números alarmantes de casos de problemas de saúde mental, sendo o país com mais diagnósticos de transtornos de ansiedade do mundo e estando entre aqueles com mais quadros de depressão.

Por esse motivo, conhecer algumas formas de dar atenção ao seu estado psicológico e emocional é importante para evitar essas doenças e ter mais qualidade de vida. Inclusive, você pode se informar melhor sobre o assunto com o nosso e-book repleto de dicas práticas para cuidar da saúde mental no seu dia a dia.

Para ajudar, a seguir, citamos 7 exemplos de atitudes que fazem a diferença para a saúde mental. Acompanhe!

1. Desconecte a mente de vez em quando

Já sentiu que a mente estava a mil e não conseguiu descansar nem mesmo após uma longa noite de sono? Isso ocorre quando temos contato com diversos estímulos e informações.

Acontece que o cérebro nem sempre está pronto para receber essa carga intensa que o contato com a internet e as redes sociais nos proporciona. Como resultado, pensamentos excessivos, a sensação de agitação e a tendência à ansiedade aumentam.

Por esse motivo, é importante tirar alguns momentos para esvaziar a mente e relaxar verdadeiramente. Desconectar-se das redes sociais no fim do dia, passar menos tempo no celular e evitar fazer diversas atividades ao mesmo tempo são alguns exemplos de práticas que podem fazer muito bem para a sua saúde mental.

Além disso, a meditação é mais um recurso interessante para acalmar os pensamentos. Trata-se de uma prática que visa observar a respiração, voltando o foco para o seu corpo e a sua mente. Como efeito, é possível ter uma melhora na atenção e uma maior sensação de relaxamento.

2. Tenha momentos de lazer

Seja para a saúde mental infantil, seja para os cuidados com o bem-estar psicológico em adultos e idosos, os momentos de lazer são indispensáveis. Esses são aqueles períodos de descontração, que ajudam a aliviar a tensão e liberar o estresse da rotina.

Os momentos de lazer podem ser o mais variados possíveis. O importante mesmo é realizar, com mais frequência no cotidiano, atividades que promovem satisfação e diversão a você. Desse modo, é possível levar a rotina de uma forma mais leve e divertida.

3. Pratique exercícios físicos

Saiba que a saúde mental está intimamente relacionada com o bem-estar físico. Sentir-se psicologicamente bem ajuda a ter mais motivação para se exercitar e cuidar da alimentação, enquanto essas práticas estimulam também um maior equilíbrio mental.

Por esse motivo, é válido incluir mais atividades físicas na rotina. Afinal, os benefícios são vistos não apenas no corpo, como também na mente. Isso acontece, principalmente, porque alguns minutos de exercícios ajudam a liberar hormônios e neurotransmissores essenciais para a sensação de bem-estar, como é o caso da endorfina.

Dessa forma, é possível aliviar o estresse, melhorar a disposição, fortalecer a autoestima e, é claro, prevenir uma série de doenças crônicas que se relacionam ao sedentarismo. Em outras palavras, praticar exercícios físicos de maneira segura só tem a oferecer vantagens para a sua saúde.

4. Cuide da sua alimentação

É praticamente impossível falar sobre rotina saudável sem lembrar da importância da alimentação equilibrada. Consumir alimentos naturais e boas fontes nutricionais oferece também benefícios para a saúde mental.

Isso porque o cérebro precisa de diversos nutrientes, desde carboidratos e proteínas até minerais e vitaminas, para ter um bom funcionamento. Além disso, quanto mais saudável estiver esse órgão, melhor será o bem-estar psicológico.

Uma alimentação equilibrada também ajuda a manter os cuidados com a saúde física e a prevenir doenças crônicas. Sendo assim, ter um cuidado maior com o que come é um fator indispensável para quem está em busca de um estilo de vida mais saudável.

5. Não deixe os relacionamentos interpessoais de lado

Sabia que o contato social também faz uma enorme diferença para a saúde mental? Isso pode ser percebido no dia a dia. Passar alguns momentos com pessoas que você não sente tanta afinidade pode provocar uma sensação de desconforto que dura muito tempo.

Por outro lado, estar em volta das pessoas queridas e ter momentos de integração social traz sentimentos muito positivos, a sensação de gratidão e a ideia de pertencimento a um grupo. Tudo isso promove melhorias no bem-estar e nos cuidados com a saúde mental.

Por esse motivo, é importante não negligenciar a importância de ter contato com outras pessoas. Mais ainda, é fundamental investir nos relacionamentos interpessoais saudáveis, que fazem com que você se sinta bem e confortável.

6. Preserve sua saúde mental no trabalho

Já ouviu falar na Síndrome de Burnout? Esse é um problema de saúde mental causado pela sobrecarga de tarefas e a exaustão psicológica ou emocional, que são capazes de provocar diversos sintomas negativos para a mente e para o corpo.

Atualmente, foi observado que mais de 30% dos trabalhadores sofrem com a Síndrome de Burnout. Esse é um alerta de como a relação com o ambiente profissional também pode exercer fortes impactos na saúde mental.

Por esse motivo, é fundamental ter uma boa relação com o trabalho. Evitar exageros nas tarefas, dar preferência por empregos que valorizam as suas atividades e saber separar a vida profissional da pessoal são atitudes que mantêm os cuidados com o bem-estar.

Isso vale não apenas para a atuação presencial como também para os modelos de home office. Muitas pessoas, ao trabalharem em casa, não conseguem dividir bem o que é trabalho e o que é vida pessoal. Por conta disso, ultrapassam os horários ou pensam o tempo todo nas atividades profissionais.

Vale destacar que é importante ter atenção quanto a isso, pois esse tipo de comportamento pode ser bastante prejudicial para uma rotina saudável. O importante mesmo é criar estratégias que evitam a sobrecarga no trabalho e melhoram a relação com a vida profissional.

7. Faça terapia

O acompanhamento com um profissional especializado, como psicólogos e psicanalistas, também faz a diferença no que diz respeito à saúde mental. Por esse motivo, fazer terapia é interessante para todas as pessoas, com ou sem transtornos mentais.

Isso porque a psicoterapia é capaz de proporcionar diversos benefícios, desde o aumento do autoconhecimento até o controle de sintomas de depressão e ansiedade, além de demais transtornos.

Cuidar da saúde mental é um convite para uma vida com mais bem-estar e longevidade. Negligenciar os sinais do seu corpo e a sua mente só pode trazer consequências negativas a curto, médio e longo prazo. Sendo assim, nada melhor que dar início a boas práticas e criar um estilo de vida mais saudável.

Sabe o que mais pode ajudar nesses cuidados? Ter o seu Cartão de TODOS, o programa que dá acesso a ótimos descontos na área da saúde, lazer e educação. Saiba mais!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?