Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Saúde da família: 7 cuidados para mantê-la protegida

12 de abril, 2023

por

Compartilhe:

Está em busca de formas eficientes e simples de cuidar da saúde da família no dia a dia? Para isso, é importante começar incentivando a mudança no próprio estilo de vida para motivar e dar bons exemplos aos filhos. 

Optar por uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos frequentemente, ter um sono de qualidade e manter a higiene dentro de casa, por exemplo, são fatores que influenciam diretamente a saúde física, mental e espiritual

Acompanhe a seguir e confira 7 cuidados que você pode tomar hoje mesmo para proteger a saúde de sua família!

Por que é importante cuidar da saúde da família?

Cuidar da saúde da família é uma grande preocupação de pais e mães que desejam proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos filhos. O que muitas pessoas não sabem é que levar um estilo de vida saudável, ou seja, manter hábitos de cuidados na rotina, ajuda a prevenir inúmeros problemas e doenças.

Uma simples gripe, por exemplo, prejudica a criança no rendimento escolar. Um mal-estar momentâneo pode reduzir a sua produtividade no trabalho. Todo tipo de doença crônica que afeta o cotidiano tem a chance de impactar o relacionamento familiar. 

Por isso, há a importância de sempre estar atento e manter a saúde em primeiro lugar. Para isso, é fundamental ter constância e adotar hábitos mais conscientes no dia a dia. Felizmente, existem diversas práticas que podem ser adotadas e que fazem toda a diferença no bem-estar de todos. 

4 canais do YouTube sobre saúde e bem-estar para você acompanhar

Quais são os cuidados essenciais com a saúde da família?

Como vimos, cuidar da saúde da família é uma maneira de se precaver de imprevistos e, principalmente, de doenças. Mesmo com as tantas obrigações da rotina, é importante respeitar a mente e os limites do corpo para não ter surpresas desagradáveis no futuro. 

De fato, as práticas são simples, mas impactam significativamente a disposição, a energia e a vitalidade. É comum que cada um tenha os seus próprios hábitos e tarefas em casa, no entanto, independentemente das diferenças, existem algumas atividades que podem agradar toda a família e, consequentemente, ajudar a manter uma vida mais saudável. Veja, a seguir!

1. Alimentação saudável

O primeiro passo é ter uma alimentação saudável para manter tanto a saúde física quanto a saúde mental. Isso porque a falta de alguns nutrientes prejudica a manutenção e o desenvolvimento de inúmeras funções cerebrais. A indicação, portanto, é sempre dar preferência a alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Outra dica é cortar os produtos industrializados e cheios de conservantes por mais frutas, verduras e legumes frescos. Caso o seu filho seja mais resistente às mudanças, converse e explique sobre a importância da alimentação e como ela contribui para o funcionamento do corpo e da mente. 

2. Prática de atividades físicas

A prática regular de atividades físicas também é essencial para prevenir o surgimento de doenças, manter a saúde e a boa forma. Além disso, os exercícios ainda auxiliam no equilíbrio entre o corpo e a mente, reduzindo a ansiedade e o estresse, por exemplo.

Você pode incentivar toda a família a praticar em conjunto para tornar o momento ainda mais divertido e motivador. Uma simples caminhada, um passeio de bicicleta, um jogo de vôlei e futebol, entre outros, são ótimas opções para serem realizadas em grupo. 

3. Qualidade do sono

Você sabia que dormir bem é um dos hábitos que garantem a longevidade? É isso mesmo! O período diário de repouso do corpo é fundamental para o cérebro se restabelecer, armazenar memória e recuperar o organismo. Noites em claro podem afetar o crescimento das crianças, gerar irritação, problemas de concentração, fraqueza, entre outros impactos que afetam a saúde como um todo.

O ideal é estabelecer horários e regras para que todos tenham a chance de descansar bem e ter um sono de qualidade. Além disso, é importante sempre manter o ambiente de descanso calmo, com pouca luz e sem barulhos.

4. Exames de rotina

Outra dica é incentivar que toda a família realize exames de rotina, ao menos uma vez por ano. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de prevenir doenças. Ao fazer um check-up, é possível saber como está o funcionamento do seu organismo e se existem complicações que podem afetar a saúde.

No caso das crianças, que têm o crescimento acelerado, pode ocorrer deficiência de ferro e vitaminas, causando anemias e outras doenças. Como os exames identificam irregularidades e anomalias no organismo, é possível prevenir diversos problemas.

5. Controle do estresse

O estresse nada mais é do que a resposta do organismo a determinados estímulos. Para se adaptar, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, como a adrenalina e o cortisol. A condição pode se manifestar por uma variedade de motivos, mas também como efeito colateral de alguma doença grave. 

Em geral, boa parte da população sofre com o estresse associado ao estilo de vida, ao ambiente de trabalho e às responsabilidades familiares. Mesmo assim, é essencial encontrar maneiras de aliviar o estresse para não ter a saúde abalada negativamente.

6. Higiene e limpeza do lar

O ato de higienizar e limpar a casa constantemente é importante para eliminar bactérias e fungos que possam causar infecções, alergias, dificuldades respiratórias, entre outras situações. O cuidado com a coleta e o correto armazenamento do lixo, igualmente, deve ser um hábito de todos os moradores.

Em família, a dica é aproveitar o momento para motivar e convidar as crianças para ajudar nas tarefas domésticas. Tenha em mente que limpar o ambiente melhora a qualidade de vida dos pequenos e dos adultos. Assim como visitar o médico, é preciso cuidar da higiene externa para evitar doenças.

7. Atividades em família

Muitas vezes, por conta da rotina agitada, não reservamos tempo suficiente para curtir a própria família. Para estreitar os vínculos e ter momentos de qualidade com quem mais importa, vale a pena promover algumas atividades em grupo e aumentar a interação familiar. 

Esse tipo de atividade estimula o sistema cognitivo e pode, até mesmo, melhorar problemas de déficit de atenção e hiperatividade em crianças. A iniciativa, portanto, fortalece o vínculo afetivo, garante bem-estar e aumenta o nível de interação, favorecendo a saúde de todos.

Para cuidar da melhor forma da saúde da família, você também pode contar com a parceria do Cartão de TODOS. Temos a missão de facilitar o acesso da população a serviços ligados à saúde e o bem-estar, por meio da oferta de descontos em praticamente todas as áreas médicas.

Quer entender melhor como o Cartão de TODOS funciona? Aproveite a visita e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Tags: