Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Sem categoria 26 de agosto de 2021

Quer saber como desacelerar a mente? Veja 9 ideias para relaxar

Sabe aqueles dias em que você para por alguns segundos e sente a cabeça até mais pesada, por conta da quantidade de pensamentos que estão passando por ela? Realizar algumas práticas para desacelerar a mente é essencial para cuidar da saúde mental e do bem-estar. Atualmente, com o estresse das notícias e do dia a […]

Sabe aqueles dias em que você para por alguns segundos e sente a cabeça até mais pesada, por conta da quantidade de pensamentos que estão passando por ela? Realizar algumas práticas para desacelerar a mente é essencial para cuidar da saúde mental e do bem-estar.

Atualmente, com o estresse das notícias e do dia a dia, é comum ficar com a mente mais acelerada e se preocupar com muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, quando isso é frequente na sua rotina, torna-se prejudicial para a sua saúde física e mental.

Pensando nisso, trouxe 9 dicas para você começar a desacelerar a mente de forma prática. Tem interesse no assunto? Então, acompanhe o post e saiba como combater o estresse do dia a dia!

1. Aprenda a meditar

A meditação é uma das melhores práticas para desacelerar. Se você pensa que isso é coisa de monges e de especialistas que conseguem interromper o fluxo de pensamentos, enganou-se. Todo mundo pode aprender a meditar e tirar alguns segundos para se conectar com a própria mente.

Tudo o que você vai precisar é de um lugar tranquilo para se sentar, deitar ou, até mesmo, ficar de pé, desde que se mantenha confortável. Assim, concentre-se em observar o ritmo da sua respiração e preste atenção nos pensamentos que passam pela sua mente, sem nenhum julgamento.

Isso ajuda a entender como a sua mente funciona e a ter mais controle, principalmente sobre os pensamentos negativos. Viu só como meditar não é parar de pensar, mas sim observar com atenção a si? 

2. Dance até cansar

Que tal extravasar e gastar toda a energia que fica acumulada e acaba acelerando a sua mente? A dança é uma ótima maneira de fazer isso e também pode ser realizada em qualquer espaço.

Coloque uma música e permita que o seu corpo se movimente da forma que quiser, sem muitas regras. Se preferir, coloque um vídeo e tente imitar as coreografias. Pode até mesmo chamar alguém para dançar com você. O importante é relaxar e se divertir.

3. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos também é muito benéfica para desacelerar a mente. Além de gastar energia, você pode se concentrar nas atividades, dando outro foco para os seus pensamentos. Assim, aquela preocupação que não conseguia sair de sua cabeça fica em segundo plano, e você consegue relaxar mais facilmente.

Se você aliar a prática regular de atividade física com o propósito de ter uma alimentação saudável, consegue até mesmo atingir outros objetivos, como a perda de peso ou o ganho de massa muscular.

4. Escreva os seus pensamentos

Quer outra maneira de extravasar os pensamentos? Então, escreva-os. Ter um diário é outra atitude que ajuda a cultivar mais bem-estar e saúde mental, pois permite desabafar tudo o que precisa.

Isso sem contar que sempre dá para voltar algumas páginas e observar como você esteve nos últimos dias, sendo um ótimo exercício para acompanhar a sua saúde mental na rotina. Além disso, criar o hábito de escrever os pensamentos, principalmente no final do dia, é uma maneira de combater a insônia.

5. Brinque com as crianças

Passar um tempo com a família e fazer brincadeiras ou jogos com as crianças também ajuda muito a relaxar. Além disso, esse é um hábito fundamental para estar perto dos filhos, irmãos, sobrinhos e amigos, construindo ótimas lembranças para a infância dos pequenos.

6. Aproveite a hora do banho

Você tem pouco tempo livre no dia a dia para praticar outras atividades? Saiba que isso não é desculpa para deixar de procurar o autocuidado e o relaxamento. Você pode aprender a desacelerar a mente, por exemplo, durante o banho.

Em vez de apenas ligar o chuveiro e se lavar, faça com que esse seja um momento só seu. Abaixe as luzes do banheiro ou acenda uma vela, utilize sabonetes com cheiros agradáveis e aproveite o momento para fazer uma massagem.

Você pode utilizar também hidratantes relaxantes e colocar músicas que ajudem a acalmar. Dessa forma, é possível fazer com que o momento de higiene se torne, na verdade, uma pausa no seu dia para cuidar do seu bem-estar.

7. Gaste tempo com o que gosta

Como tem sido a sua rotina? Quanto tempo você gasta com coisas que nem gosta, de fato, e em quais períodos é possível fazer atividades do seu interesse? Às vezes, é isso que está faltando no seu dia a dia para relaxar um pouco mais.

Se o que você gosta é assistir a uma série para se distrair, não hesite em gastar tempo com isso. Por mais que pareça que você está desperdiçando as suas horas, o que acontece, na verdade, é uma maior dedicação ao autocuidado e à sua saúde mental. Isso ajuda muito também a manter a produtividade no dia a dia e a atenção nas demais tarefas.

8. Use aplicativos para relaxar

Quer outra dica para relaxar melhor no dia a dia? Use a tecnologia ao seu favor. Atualmente, existem aplicativos para as mais diversas finalidades, inclusive para promover um maior relaxamento ao longo da rotina.

Reserve um momento depois do almoço, em uma pausa no trabalho ou antes de dormir, para utilizar alguns apps para guiar você a um estado de relaxamento, seja com meditação, yoga ou o controle da respiração.

9. Afaste hábitos ruins

É importante também observar os seus principais hábitos. Em alguns casos, o que mais compromete o seu relaxamento são as atividades que você escolhe realizar no dia a dia.

Por exemplo, é mesmo necessário entrar nas redes sociais nas primeiras horas do dia? Às vezes, isso faz com que você se depare com algum comentário desagradável ou uma notícia triste, o que acaba fazendo com que o seu dia seja pior e que mais pensamentos rondem a sua mente.

Desse modo, é interessante observar o que está causando esse aumento de pensamentos e fazendo com que a sua mente fique mais acelerada ao longo da rotina, para que você saiba como afastar os hábitos ruins.

Aprender a desacelerar a mente só vai trazer benefícios para a sua vida, como a oportunidade de melhorar a concentração, fortalecer a memória, ter mais relaxamento e evitar a imunidade baixa. Afinal, o estresse é capaz de interferir tanto na saúde mental quanto na física, trazendo vários prejuízos. Por isso, identifique os hábitos negativos e saiba como afastá-los.

Quer saber como se livrar de mais um hábito prejudicial? Então, leia também como parar de fumar!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?