Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Quando realizar mamografia, papanicolau e outros exames de rotina?

30 de March, 2023

por

Compartilhe:

O outubro rosa anualmente nos lembra sobre a importância de realizar mamografia. No entanto, além da prevenção ao câncer de mama, outros exames precisam ser feitos para garantir a saúde da mulher.

Quer saber mais sobre como a campanha começou, por que ela é tão importante e como manter sua saúde em dia? Acompanhe este artigo!  

Campanha do Outubro Rosa

A campanha começou nos Estados Unidos com ações isoladas feitas pelo país sobre o câncer de mama durante o mês de outubro. Para unificar e intensificar as ações, o Congresso Americano declarou o mês de outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

O laço cor-de-rosa foi utilizado pela primeira vez em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na primeira edição da Corrida pela Cura, na cidade de Nova Iorque e desde então se tornou um símbolo da campanha.

No Brasil, a primeira iniciativa referente ao outubro rosa aconteceu em 2002 com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, e desde então novas ações foram instituídas ano após ano.  

 Objetivos do Outubro Rosa

A campanha iniciou como símbolo da luta contra o câncer de mama, mas seus objetivos e o significado do outubro rosa foram ampliados, e hoje busca a conscientização da realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O outubro rosa também promove a divulgação de informações sobre o câncer de mama e busca fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença.

Importância da campanha

A importância da campanha é lembrar e reforçar a necessidade da prevenção do câncer de mama. Apesar de as ações contra o câncer acontecerem durante o ano todo, durante o mês de outubro, as campanhas são mais extensivas, os municípios e as instituições de saúde intensificam o alerta sobre a realização de mamografia.

É durante o outubro rosa que muitas palestras, cartilhas e ações são realizadas por todo o mundo na busca pela conscientização da importância do diagnóstico precoce, pois a cura é possível quando o câncer é descoberto no início.

 Quando realizar mamografia e outros exames

Para as mulheres com mais de 40 anos, a mamografia deve estar entre os exames realizados anualmente devido à incidência de câncer de mama ser maior entre as mulheres com essa idade. Entre os exames anuais, devem estar em dia:

  • ecografia mamária (ultrassonografia): pode ser feito por mulheres de todas as idades;
  • papanicolau: popularmente conhecido como “preventivo”, é recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas;
  • colposcopia: permite a avaliação precisa da vulva, vagina e colo uterino. Pode ser realizado junto ao papanicolau; 
  • dosagem hormonal: permite acompanhar e diagnosticar problemas ou alterações relacionados à menopausa, problemas na tireoide, entre outros problemas hormonais.

Apoio do Cartão de TODOS ao Outubro Rosa

O Cartão de TODOS não poderia ficar de fora dessa importante campanha! As clínicas parceiras do Cartão de TODOS oferecem combos promocionais de programas combinados para a realização de consultas e exames de rotina, como a mamografia.

A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas contra o câncer de mama e outras doenças relacionadas à saúde da mulher. Sempre procure atendimento médico em caso de dúvidas sobre quando realizar mamografias e outros exames preventivos!

Não perca nossas dicas e artigos exclusivos. Siga-nos em nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Tags: