Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Quais são as vantagens e desvantagens do Home Office?

7 de julho, 2021

por

Compartilhe:

Não sabemos ainda se o home office veio ou não para ficar – precisamos aguardar o fim da pandemia para entender os próximos passos do universo corporativo -, mas já é possível entender em quais pontos ele melhorou (e em quais piorou)a vida do trabalhador.

Você está em home office?

Essa é a realidade da maior parte dos trabalhadores nos últimos tempos. Trabalhar em casa poderia soar como o melhor dos mundos. Na prática, porém, os profissionais perceberam que nem tudo é perfeito.

Há quem ame esse novo modelo e há aqueles que não veem a hora de voltar para o trabalho presencial. Sendo você fã ou não, a verdade é que essa nova realidade traz vantagens e desvantagens a todos os trabalhadores.

As vantagens:

Entre as que mais se destacam entre os profissionais está a comodidade e a economia de tempo – ninguém sente saudades de gastar horas no trânsito para ir e voltar do trabalho, não é mesmo?

Vamos ver outros benefícios do home office:

  • Melhora na alimentação:

A maioria das pessoas passou a consumir mais comida caseira depois que iniciou o trabalho em home ffice. Isso traz um impacto muito positivo na saúde, uma vez que reduz o consumo excessivo de gorduras, açúcares e carboidratos – tão presentes na culinária “de rua”.

  • Redução do estresse:

Não ter que acordar tão cedo (já que não há o tempo de deslocamento), reduzir o convívio com outras pessoas (e, assim, os possíveis atritos) e evitar o trânsito e as filas trazem mais qualidade de vida aos profissionais, que tem o seu nível de estresse diário reduzido.

  • Mais tempo com a família:

Essa é uma vantagem que alcança mais evidentemente as pessoas que têm filhos, mas não apenas. Trabalhar em casa trouxe a possibilidade de dividir momentos familiares, como a hora das refeições. E segundo o especialista em marketing digital Alex Vargas, criador do curso formula negocio online, aqui está um dos principais benefícios do home office. Além disso, uma profissão que proporciona mais tempo não só mais com a família mas com amigos é o marketing digital.

  • Economia:

Trabalhando em casa, há a redução dos gastos diários com transporte e alimentação. Esse é um benefício que contribui positivamente para a saúde financeira dos trabalhadores, que veem o dinheiro render mais no fim do mês.

As desvantagens

É claro que nem tudo são flores – nada é perfeito. O trabalho em home office traz algumas desvantagens e precisamos ficar atentos a elas para tentar minimizar os seus impactos. Aqui estão as desvantagens do home office:

  • Isolamento:

Com o trabalho em casa, há a perda do convívio com os colegas de trabalho. Além da nossa necessidade de estar em contato com outras pessoas, é através das relações sociais que trocamos experiências e crescemos, seja pessoal ou profissionalmente.

Nesse sentido, é interessante estabelecer horários para encontros virtuais e, assim, suprir essa demanda de contato.

  •  Mistura entre assuntos domésticos e profissionais:

O telefone toca, chega uma encomenda, o filho chama e quando você vê… se perdeu na rotina do trabalho. Manter o foco e não deixar que as demandas pessoais e profissionais se misturem talvez seja um dos maiores desafios do home office.

Por isso, organize-se e faça um acordo com você mesmo e com as pessoas que moram na sua casa: durante o horário do expediente, é como se você não estivesse em casa. Peça para que você seja interrompido o mínimo possível, apenas em circunstâncias em que seja realmente necessário.

  • Desconforto:

Para a maior parte das pessoas, o home office chegou de surpresa e foi necessário muito improviso para se adequar a ele. Trabalhar em um espaço que não foi destinado para esse fim pode ser incômodo e prejudicar o rendimento.

Na medida do possível, busque organizar o seu espaço e invista no seu bem-estar: uma cadeira mais confortável, mais luminosidade e  menos poluição visual (excesso de cores e papéis) são alguns exemplos de medidas que podem ajudar.

Não existe perfeição. Seja em casa ou no escritório, teremos sempre que lidar com pontos negativos. O importante é investir em soluções para que as desvantagens não prejudiquem a sua produtividade.

 Acesse já, estude e alcance seus objetivos.

Tags: