Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Cursos profissionalizantes 12 de fevereiro de 2021

Palavras que você pronuncia ou escreve errado e nem sabia

A Língua Portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo, utilizado em nove países diferentes com mais de 260 milhões de falantes. São muitas regras, entre conjugação de verbos e concordância, que acabam por nos confundir em alguns momentos. Que tal compreender qual o jeito certo daquela palavra que você usa no dia a […]

A Língua Portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo, utilizado em nove países diferentes com mais de 260 milhões de falantes. São muitas regras, entre conjugação de verbos e concordância, que acabam por nos confundir em alguns momentos.

Que tal compreender qual o jeito certo daquela palavra que você usa no dia a dia ou corrigir aquele amigo que se equivoca ao utilizar as expressões da nossa lista? Confira:

 1. Sombrancelha

Apesar de “sombrancelha” sair quase automaticamente, o correto é SOBRANCELHA!

 2. Menas

Por ser uma palavra invariável e uniforme, a forma correta é MENOS,  não existindo, portanto, flexão.

Ex.: Menos preocupação, menos pessoas, menos movimentação...

 3. Mortandela 

Essa é mais uma que sai de forma involuntária de nossas bocas, mas sua forma correta é MORTADELA.

 4. Cabelelera/Cabelelero

Essa pode ser uma palavra um pouco mais difícil de se pronunciar. O correto é cabeleireiro/cabeleireira.

 5. Asteristico

Quem nunca pronunciou da forma errada essa, não é? O certo é ASTERISCO.

 6. Salchicha

O correto é se falar SALSICHA.

 7. Para mim fazer

O correto é “para eu fazer”. Quando o pronome pessoal assume função  de sujeito, seguido de verbo no infinitivo, tem de ser usado um pronome pessoal reto (eu).

Ex.: Para eu falar, para eu jogar...

 8. Pode vim, deve vim, vai vim

A maneira correta de se falar e escrever é pode vir, deve vir, vai vir. Locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar (pode, vai, deve) e um verbo principal, no caso “vir”. Somente os verbos auxiliares são flexionados em pessoa, número, tempo e modo. Os verbos principais são conjugados apenas no infinitivo, particípio ou gerúndio.

 

Como não utilizar expressões erradas?

Para alguns especialistas, como o professor linguista Ataliba Teixeira Castilho, o português correto é relativo. Já que o Brasil é um país continental  e existem diferentes culturas dentro do mesmo território, que trazem distintas formas de se comunicar. Palavras que são populares em uma região, em outra localidade poderão ter um significado oposto.

Ainda assim, é importante estarmos atentos ao contexto da comunicação e ao lugar em que estamos para verificar se as expressões que estamos falando estão adequadas ao contexto de uso na situação em si. O ambiente de trabalho talvez não seja o melhor espaço para utilizar gírias, ao mesmo tempo que em uma confraternização com amigos ou família não é necessário utilizar palavras que sejam consideradas formais.

Acesse nossas outras publicações! Conteúdo gratuito semanalmente para expandir seu conhecimento.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?