Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

O que você precisa saber sobre a intolerância ao glúten
Prevenção 27 de julho de 2022

O que você precisa saber sobre a intolerância ao glúten?

Existem várias doenças relacionadas ao consumo de glúten. As mais comuns são a doença celíaca, a dermatite herpetiforme e a hipersensibilidade ao trigo. Além delas, também há a intolerância ao glúten, um problema que tem relação com alergia a esse produto. Neste post, você vai saber quais são as principais informações sobre a intolerância ao […]

Existem várias doenças relacionadas ao consumo de glúten. As mais comuns são a doença celíaca, a dermatite herpetiforme e a hipersensibilidade ao trigo. Além delas, também há a intolerância ao glúten, um problema que tem relação com alergia a esse produto.

Neste post, você vai saber quais são as principais informações sobre a intolerância ao glúten. Entenda o que é essa hipersensibilidade, quais são os sinais desse problema e quais são os alimentos que provocam essa condição. Ainda, conheça os possíveis tratamentos. Boa leitura!

Afinal, o que é glúten?

O glúten é uma proteína presente nos grãos de trigo, cevada e centeio. Sua composição é baseada na junção de gliadina e glutelina. Muito utilizado na produção de pães, bolos e biscoitos, esse nutriente deixa a massa mais macia, porém, resistente. 

Para descobrir se um alimento tem glúten, basta conferir o rótulo das embalagens. Conforme a legislação brasileira, os fabricantes são obrigados a listar todos os ingredientes da composição de um alimento, inclusive se há glúten ou não. Portanto, quem tem intolerância ao produto deve ficar atento a isso.

O que é intolerância ao glúten?

Apesar de não ser considerada uma doença, a intolerância ao glúten é uma condição clínica que exige atenção e tratamento adequado. Além de prejudicar a qualidade de vida, ela pode trazer prejuízos nutricionais.

Vale destacar, entretanto, que a intolerância ao glúten é diferente da doença celíaca. Enquanto a primeira é relacionada a questões alérgicas, a doença celíaca é um quadro de maior gravidade. Resumidamente, a doença é causada por uma reação autoimune, quando o intestino entra em contato com o glúten.

Quais são os sinais da intolerância ao glúten?

Mesmo que esse problema seja mais observado na infância, ele pode surgir durante a fase adulta. Assim sendo, convém ficar atento aos principais sintomas da intolerância ao glúten. São eles:

  • inchaço;
  • diarreia;
  • náuseas; 
  • enxaqueca;
  • dores musculares;
  • ansiedade;
  • erupções cutâneas;
  • constipação e gases;
  • dores abdominais;
  • fezes com odores fortes.

Quais transtornos pode causar?

No geral, esse tipo de sensibilidade aos alimentos que contêm glúten pode prejudicar bastante alguns aspectos da saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Devido às suas propriedades, o glúten pode causar inchaço, prejudicar a digestão e dificultar o emagrecimento saudável.

Além disso, alguns quadros podem aparecer como consequência dessas reações alérgicas. Os mais observados são anemia, desnutrição e perda de peso.

Como obter um diagnóstico?

Esse problema pode ser diagnosticado por meio de uma avaliação clínica criteriosa e alguns exames complementares. Para diferenciar o diagnóstico de doença celíaca, o médico pode solicitar uma biópsia do intestino delgado. 

Mesmo que esse quadro ainda não tenha cura definitiva, há algumas alternativas de tratamento que possibilitam resultados satisfatórios. Contudo, o ponto determinante consiste na adoção de uma dieta sem nenhum tipo de glúten. E isso deve ser por toda a vida. 

Por fim, vale ressaltar que o acompanhamento profissional é essencial para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Logo, além de visitas regulares ao médico, seguir as orientações nutricionais quanto à restrição alimentar é crucial para conviver com a intolerância ao glúten.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?