Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

O que faz o fonoaudiólogo e quando procurar esse profissional?

12 de setembro, 2022

por

Compartilhe:

É comum que, ao falar sobre fonoaudiologia, venha à mente a ideia de um profissional especializado nos atrasos da fala. No entanto, essa área da saúde abrange muitas outras funções. Mas, afinal, o que faz o fonoaudiólogo?

A fonoaudiologia é responsável por estudar os mecanismos de fala e comunicação, bem como as causas e soluções de problemas que interferem nesses processos. O funcionamento da mastigação e respiração também fazem parte do campo de atuação do fonoaudiólogo.

Preparamos este artigo para explicar com mais detalhes o que faz o fonoaudiólogo, em que áreas trabalha e em quais situações é importante buscar seu auxílio. Confira!

O que é e quais os objetivos da fonoaudiologia?

A fonoaudiologia é uma área profissional que faz parte das Ciências Médicas. Tem por objetivo estudar, avaliar, reconhecer e elaborar planos de tratamento para os problemas relacionados à comunicação e às funções orais.

O fonoaudiólogo está apto a tratar de questões voltadas à aquisição da fala, pronúncia, reconhecimento e compreensão da linguagem verbal e escrita e processo auditivo. Além disso, também cuida dos aspectos que envolvem a funcionalidade oral, como a mastigação, deglutição, sucção, respiração e qualidade da voz.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional de Fonoaudiologia tem um amplo leque de possibilidades de atuação, tendo em vista que sua área de foco é bastante abrangente. Ele pode estar presente em:

  • hospitais, clínicas e unidades de atendimento;
  • escolas, universidades e outros ambientes educacionais;
  • instituições como companhias teatrais, escolas de música e mídias televisivas.

O que faz o fonoaudiólogo?

Em conjunto com outros profissionais de saúde, como médicos otorrinolaringologistas, o fonoaudiólogo estuda e elabora estratégias para restabelecer ou estimular a fala, a comunicação, a mastigação e a respiração corretas.

Quando a questão é anatômica e impede essas funções, o fonoaudiólogo estabelece planos de tratamento que objetivam a melhoria desses processos, por meio de exercícios e treinos das estruturas faciais e orofaríngeas — região que compreende garganta, amígdalas e base da língua.

Quando procurar um fonoaudiólogo?

Existem inúmeras situações nas quais o fonoaudiólogo é fundamental, como:

  • detectar alterações anatômicas na língua de um bebê;
  • evitar que ele realize a pega incorreta da mama e tenha a chamada “língua presa”;
  • identificar quais são as causas de um atraso na fala.

Além dessas, veja outras situações em que o fonoaudiólogo pode auxiliar.

Gagueira

Essa desordem da fala, caracterizada por repetição de palavras, pode ser passageira, especialmente na infância, e é possível ser trabalhada com tratamento fonoaudiológico específico.

Dislexia e outros distúrbios do neurodesenvolvimento

Quando ocorre a troca de letras, dificuldade com a fala, leitura e escrita, o fonoaudiólogo pode ajudar crianças e adultos a desenvolver essas habilidades cognitivas por meio de atividades de estimulação.

Aperfeiçoamento ou problemas na voz

O profissional de fonoaudiologia pode auxiliar cantores, professores, atores e outros profissionais que dependem da voz para trabalhar, como lidar com rouquidão, timbre muito alto ou muito baixo ou perda constante da voz.

Dificuldade com a mastigação, deglutição e respiração

Principalmente para idosos ou pessoas acometidas por doenças como Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Parkinson, o fonoaudiólogo pode auxiliar na reabilitação dessas funções que ficam comprometidas ou na adequação que for necessária.

Problemas auditivos

O fonoaudiólogo consegue identificar quando existem problemas relacionados à perda de audição. Além disso, tem métodos e técnicas específicos para trabalhar com pessoas que escutam pouco ou não escutam.

Como encontrar um bom profissional?

É importante pesquisar bastante antes de decidir por um profissional. Busque referências em páginas de avaliação, cheque as informações passadas pelo profissional e verifique o que outros pacientes dizem sobre ele.

Ficou mais fácil compreender o que faz o fonoaudiólogo? Agora, se você se interessou em encontrar um profissional dessa área, pode contar com o Cartão de TODOS para conseguir descontos em consultas especializadas pelo país todo, por meio da parceria com as clínicas AmorSaúde.

Essa é uma maneira segura de garantir atendimento de qualidade em fonoaudiologia ou em outras especialidades para você e sua família e, ainda, contar com muitos outros benefícios que só o Cartão de TODOS oferece.

Ficou curioso para saber mais sobre o Cartão de TODOS? Pois não perca tempo e clique neste link para conhecer os detalhes!

Tags: