Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Sem categoria 24 de agosto de 2021

O poder da dose certa de água: veja os impactos desse hábito no organismo

Uma hidratação adequada faz maravilhas pelo nosso organismo porque mantém tudo em equilíbrio. Apesar de simples, esse hábito pode perder a importância e não ser cumprido da forma ideal. Para reverter a situação, é importante se conscientizar sobre os diversos benefícios de beber água. Vale lembrar que existe uma dose certa para cada indivíduo, que […]

Uma hidratação adequada faz maravilhas pelo nosso organismo porque mantém tudo em equilíbrio. Apesar de simples, esse hábito pode perder a importância e não ser cumprido da forma ideal. Para reverter a situação, é importante se conscientizar sobre os diversos benefícios de beber água.

Vale lembrar que existe uma dose certa para cada indivíduo, que varia conforme o peso e o tipo de atividade exercida ao longo do dia. E não importa se você faz academia em casa ou frequenta um estabelecimento, e se leva uma vida sedentária ou bastante agitada.

Toda pessoa precisa beber líquidos em quantidade suficiente para o bom funcionamento dos órgãos. A seguir, vou apresentar as principais razões para você manter o seu corpo hidratado.

Qual é a função da água no organismo?

Não há nenhuma novidade na informação de que o corpo humano é composto por um alto volume de água. Esse percentual supera os 70%, provando que esse recurso participa de vários processos para a manutenção da vida. Cada sistema, tecido e estrutura depende da boa oferta desse valioso líquido.

Alguns órgãos são mais afetados pela falta de água justamente pelo fato de usarem ela como meio de transporte de substâncias (como oxigênio e nutrientes). Sua presença é crucial para a boa saúde dos rins, por exemplo, visto que permite o correto trabalho de filtragem e a eliminação de toxinas.

Com um papel tão relevante, é fácil perceber que os benefícios de beber água se estendem a todas as partes do corpo. Isso significa é preciso garantir a quantia recomendada ao seu perfil diariamente, a fim de promover uma melhora geral da saúde.

Quais são os benefícios de beber água?

Rotinas corridas nem sempre abrem espaço para a gente atender às necessidades básicas do corpo. São situações que fazem com que mesmo práticas simples, como beber água, fiquem prejudicadas. Se você tem tido pouco tempo para se hidratar, procure mudar esse cenário quanto antes.

Aqui vão alguns motivos para ingerir a dose certa todos os dias.

Melhora do humor

O cérebro, órgão responsável pelas emoções, é composto por muita água. A falta desse líquido pode prejudicar as funções neurológicas e causar sintomas negativos, como fadiga, cansaço mental e memória ruim. São efeitos que impactam a administração dos sentimentos, aumentando a chance de a pessoa sofrer de apatia e irritabilidade.

Se esses sinais são frequentes em seu dia a dia, experimente melhorar sua hidratação. Você poderá perceber um aumento da atividade do sistema límbico, que regula as sensações. Como resultado, é provável que consiga manter o bom humor por mais tempo.

Pele mais saudável

Já buscou tratamento de acne ou produtos para amenizar as manchas presentes na pele? Pois, saiba que muitos dos cremes ou procedimentos focados na cútis dependem de cuidados extras, o que inclui boa hidratação e ingestão de nutrientes.

Sem água suficiente, tanto a aparência quanto a textura da pele sofrem danos Afinal, a falta desse recurso colabora para a retenção hídrica e o acúmulo de toxinas. A longo prazo, isso pode resultar em concentração de líquidos nas áreas subcutâneas, causando edemas, ressecamento e outras imperfeições na pele.

Músculos fortes

O desempenho em treinos para hipertrofia ou ganho de força também melhora com uma boa ingestão de líquidos. Afinal, os mecanismos de contração e relaxamento da musculatura só funcionam se houver volume hídrico em níveis adequados.

O suor e aumento da temperatura causados pela prática de atividades físicas estimulam as pessoas a andarem sempre com suas garrafinhas. Porém, os benefícios de beber água vão além de aliviar o calor e matar a sede. Com doses certas, o potencial para construir massa magra e tonificar membros passa a ser maior.

Regulação do intestino

Comer fibras é um passo importante para o equilíbrio da flora intestinal, desde que esse consumo venha sempre acompanhado de boas doses de água. O líquido mantém as paredes do intestino hidratadas e ajuda a movimentar o bolo fecal, evitando prisão de ventre e a formação de gases.

Outro órgão protegido pela ingestão correta é a bexiga, pois consegue eliminar os micro-organismos que causam infecção urinária. A água também mantém os rins livres de pedras, os pulmões longe das bactérias e o sistema circulatório saudável.

Raciocínio rápido

Ficou claro que a hidratação é ótima aliada para prevenir sintomas de irritabilidade e estresse. De quebra, esse hábito ainda favorece o raciocínio e permite que você tome decisões com mais segurança. Isso porque estará com as funções cerebrais a pleno vapor.

Nossos neurônios demandam muita água para fazer conexões e transmitir impulsos. Dessa forma, compensa caprichar cada vez mais na ingestão de água, principalmente no momento de estudar ou exercer qualquer atividade que exija foco.

Como garantir uma hidratação adequada?

Muitas pessoas já se deram conta das vantagens de praticar a ingestão ideal, seja para complementar os cuidados com a pele, seja para fortalecer a saúde como um todo. Se o esquecimento surge mesmo você estando consciente dos benefícios de beber água, pode adotar as seguintes táticas:

  • ter uma garrafa sempre à mão — escolha um recipiente bonito e durável para fazer parte da sua rotina. Leve-o para onde for e procure mantê-lo sempre cheio, a fim de estimular a ingestão de vários goles ao dia;
  • saborize a sua água — a insipidez pode desencorajar algumas pessoas a fazerem o consumo frequente de água. Nesses casos, experimente colocar pedaços de frutas na garrafa para acrescentar um leve sabor;
  • intercale com chás — infusões bem diluídas também ajudam a variar os sabores, hidratando enquanto agradam os paladares mais exigentes. O melhor é que dá para escolher ervas com propriedades específicas para cada atividade;
  • definir lembretes no celular — a tecnologia deve ser usada a favor da sua saúde. Tente criar lembretes no próprio smartphone ou baixar aplicativos que indicam o momento de beber água.

Estratégias não faltam quando o objetivo é garantir a ingestão adequada de água. A recomendação geral é que cada pessoa consuma dois litros por dia, mas você também tem a opção de seguir cálculos que consideram o seu peso (a maioria das tabelas aponta 35ml por kg corporal).

Por fim, tenha em mente que os benefícios de beber água podem ser potencializados com a alimentação saudável, boas noites de sono e a prática regular de exercícios físicos. É a combinação perfeita para desfrutar de mais disposição e felicidade.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais para informar outras pessoas!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?