Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Novo normal: saiba como manter sua saúde física, mental e espiritual

15 de agosto, 2022

por

Compartilhe:

Com um melhor controle dos casos de Covid-19 e a chegada de um período mais tranquilo da pandemia, podemos dizer que estamos enfrentando o novo normal. Esse é o termo utilizado para se referir à retomada gradual das atividades do cotidiano, sem deixar de lado os cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus.

O medo da pandemia e a ansiedade que esse período trouxe para praticamente toda a população não deixam de existir. No entanto, é possível lidar melhor com a situação e com os sentimentos provocados por ela.

Para isso, é fundamental manter a saúde física, mental e espiritual em dia. Quer saber como? Neste post, confira algumas dicas importantes!

Qual é a importância de se adaptar ao novo normal?

A retomada das atividades é algo que aconteceria de todo modo, principalmente com o avanço da vacinação. O importante é se adaptar a essa nova realidade, sabendo como encontrar o equilíbrio entre a flexibilização e a prevenção ao contágio.

Se você ainda não sente segurança em sair de casa com muita frequência, experimente dar um passo por vez. Encontre os amigos em um ambiente ao ar livre, com o uso de máscaras. Faça alguns passeios que você gostava de fazer antes da pandemia, mas no seu ritmo. Além disso, tome todas as doses de vacina disponíveis, para aumentar a proteção do seu corpo.

Como manter os cuidados?

Quer ver algumas dicas para manter os cuidados no novo normal? Assim, é muito mais fácil controlar o medo da pandemia e encontrar um equilíbrio saudável!

Cuidados com saúde mental

O autocuidado mental é fundamental, principalmente por conta das sequelas deixadas por um longo período de isolamento e incertezas sobre o futuro. Praticar hobbies e retomar o contato social são medidas importantes para cuidar do seu psicológico.

Além disso, considere a ideia de dar início à psicoterapia, se você ainda não faz. Conversar com um profissional pode ajudar de diferentes maneiras, além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal.

Cuidados com a saúde física

Praticar atividades físicas é um dos principais passos para cuidar melhor da saúde do corpo e da mente. Por isso, que tal voltar a se movimentar? Fazer caminhadas ao ar livre, andar de bicicleta, realizar exercícios em casa ou voltar para a academia utilizando máscara são apenas algumas sugestões.

Cuidados com a saúde espiritual

Saiba que não é necessário ter uma crença religiosa para cuidar da saúde espiritual. Trata-se da maneira como você dá atenção às suas questões internas, como valores, filosofias e hábitos.

Dentre as principais práticas de autocuidado espiritual, é possível citar:

  • meditação;
  • contemplação da natureza;
  • respiração consciente;
  • prática do silêncio.

Quais são as vantagens de adotar esses cuidados?

Como você viu, é possível, aos poucos, adaptar-se ao novo normal. Dessa forma, cria-se uma nova rotina, um pouco mais flexível no que diz respeito a sair de casa e ter contato com mais pessoas, e isso sem deixar de lado os cuidados com a não transmissão do coronavírus.

Tentar se adaptar ao novo normal traz uma série de vantagens para o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, como mais equilíbrio, bom humor, controle da ansiedade, contribuindo para sua saúde. Por isso, vale a pena dar os primeiros passos.

Este post ajudou você? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos novos conteúdos!

Tags: