Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Saiba como lidar com nariz entupido e resolver esse problema

21 de junho, 2022

por

Compartilhe:

Está com o nariz entupido? Esse é um sintoma que pode trazer muito desconforto no dia a dia. Por isso, nada melhor do que saber como lidar com essa situação de forma eficiente.

Só que, antes de dar algumas dicas, é interessante ressaltar que esse sintoma pode aparecer por diversas razões, e não apenas na gripe. Por isso, o primeiro passo é entender o que está desencadeando o entupimento do nariz para resolver as causas do problema.

Neste post, vamos falar mais sobre o assunto e mostrar como agir em cada situação. Acompanhe e saiba mais!

Quais são as causas do nariz entupido?

O nariz é um órgão do aparelho respiratório. Dessa forma, qualquer evento que prejudique esse sistema pode gerar sintomas nasais. Entre as possíveis causas do entupimento, podemos citar:

  • resfriado;
  • gripe;
  • reação alérgica;
  • rinite;
  • sinusite.

Como esse sintoma pode aparecer em diversas condições?

O entupimento nasal pode surgir como resposta a infecções causadas por bactérias ou vírus. Ao mesmo tempo, o corpo pode produzir esse sinal por conta de uma reação imunológica, quando há a presença de agentes alergênicos.

Ou seja, o nariz entupido, como sintoma isolado, não é capaz de dizer qual tipo de condição um paciente tem. Para isso, é preciso analisar os demais sinais que acompanham o entupimento, os eventos que antecederam o surgimento do problema e o histórico de saúde do indivíduo.

Por que é perigoso praticar automedicação?

Como visto, o nariz entupido é um sintoma que pode surgir em diversas condições. Desse modo, é necessário um diagnóstico realizado por um médico especializado para saber o tipo de medicamento mais indicado para tratar o problema.

Saiba também que não é uma boa ideia aplicar remédios de gota, por exemplo, por conta própria sempre que sentir o nariz entupido. Esse tipo de medicamento pode viciar e trazer vários malefícios, além de efeitos adversos.

O que você pode fazer é uma boa higiene da cavidade nasal usando soro fisiológico e manter uma boa hidratação do corpo. Dessa maneira, é possível aliviar o sintoma até chegar ao atendimento médico.

Vale destacar que a automedicação não é indicada em nenhum caso. O ideal é somente fazer uso de fármacos após receber a prescrição médica. Assim, você protege o seu organismo de diversos danos desnecessários.

Como um médico pode ajudar a tratar esse problema?

O profissional, assim que você relatar os sintomas, poderá fazer a análise individual do caso e solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico e, a partir disso, identificar o tratamento mais adequado para o quadro.

Assim, você receberá a prescrição para o medicamento correto para tratar o sintoma e entenderá o que está causando o entupimento do nariz. Ainda, o médico vai oferecer orientações para prevenir a volta do problema e lidar com a situação de uma maneira muito mais agradável.

Agora, sim, você já sabe o que fazer quando estiver com o nariz entupido. Evitar a automedicação e procurar atendimento médico são os primeiros passos para lidar com o problema e se ver livre desse sintoma tão desagradável.

Este post foi útil para você? Então, leia também sobre a importância da medicina preventiva para o diagnóstico de doenças silenciosas!

Tags: