Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Manchas na pele: saiba como cuidar e prevenir esse problema

21 de setembro, 2021

por

Compartilhe:

Algumas delas aparecem naturalmente e não representam nenhum problema, mas também existem aquelas que são perigosas e merecem atenção. Quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe o artigo para aprender mais sobre como cuidar da sua pele e evitar que ela fique manchada!

Quais doenças podem causar manchas na pele?

A Dermatologia é a especialidade médica que estuda a pele e identifica todos os problemas relacionados a ela. Porém, nem sempre o surgimento de manchas tem a ver diretamente com o descuido da pele, já que pode ser uma consequência de outros fatores.

Antes de descobrir as doenças que podem ocasionar uma mancha, vamos entender o que isso significa. Cada pessoa tem um tom de pele devido à quantidade de melanina, mas é natural que com o passar do tempo surjam marcas mais claras (hipocromia) ou mais escuras (hipercromia) que a tonalidade predominante.

Então, é formada uma região mais ou menos pigmentada, e isso acontece por diversos motivos. Dentre os principais, posso listar:

  • tabagismo;
  • falta de cuidado na exposição solar;
  • genética (como pode ser o caso das sardas);
  • disfunções hormonais;
  • uso de medicamentos;
  • lesões;
  • estresse etc.

Não há como determinar a causa de uma mancha sem que um médico faça uma avaliação cuidadosa. As doenças de pele são outras grandes responsáveis por isso, sendo as mais comuns:

Cada uma tem características específicas e precisa ser tratada não só por razões estéticas, mas também para a manutenção da saúde do maior órgão do corpo humano — que é a pele.

O caso mais perigoso é o desenvolvimento de um câncer, como o melanoma, o tipo mais agressivo. Infelizmente, o câncer de pele é recorrente na população, e a rotina de consultas dermatológicas é muito importante nesse sentido.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem aproximadamente 185 mil casos novos no Brasil.

As células da pele crescem de forma anormal e provocam a doença. Manchas e pintas irregulares, escurecidas e que vão crescendo são um sinal de alerta. O diagnóstico precoce de um médico é essencial para fazer a remoção cirúrgica quando necessário e evitar piores complicações.

Como cuidar e prevenir manchas na pele?

Não basta visitar o dermatologista na hora da preocupação, inclusive porque pode ser tarde para evitar o problema. A prevenção é mesmo a melhor alternativa para manter a pele saudável e bonita.

É claro que cada pessoa deve seguir as recomendações prescritas por seu médico, pois as necessidades não são as mesmas para todos. Ainda assim, alguns cuidados preventivos são essenciais para afastar as manchas na pele. Confira a seguir quais destacamos.

Use protetor solar sempre

O principal hábito a ser construído desde a infância é o uso do protetor solar. Ficamos expostos diariamente a luzes que podem trazer prejuízos para a pele, sendo extremamente importante deixá-la protegida pelo maior tempo possível.

Isso quer dizer que mesmo dentro de casa ou de qualquer outro ambiente fechado precisamos usar o protetor, não somente quando vamos à praia ou piscina. Aliás, a reaplicação durante o dia seguindo as instruções de duração do produto é mais uma dica que não pode passar despercebida.

O rosto deve ser o foco, mas todo o corpo precisa ser protegido em situações de grande exposição ao sol. Ou seja, não há desculpa, e encontrar o produto ideal para sua pele com ajuda do dermatologista é um dos segredos.

Evite o sol em determinados horários

Além de criar uma camada de proteção na pele, evitar os horários de muita intensidade dos raios solares é fundamental. Essa é uma forma de diminuir os riscos mesmo quando estamos protegidos.

Para quem não sabe, o período mais indicado para tomar sol é antes das 10h e depois das 16h. Ao optar pela exposição no horário mais perigoso, as chances de acabar com manchas na pele são maiores.

Logo, vale também reforçar a proteção com outros acessórios, como chapéus e roupas que já têm filtro solar.

Mantenha a pele limpa e hidratada

Manter os cuidados com a pele básicos é outra atitude que ajuda a evitar manchas. Posso dizer que os principais passos são limpeza e hidratação. Vale usar um sabonete de acordo com seu tipo de pele, removendo toda a sujeira acumulada no dia a dia e diminuindo o risco de desenvolver a acne (que pode causar manchas).

Para hidratar, o ideal é buscar um bom creme e não esquecer de tomar bastante água ao longo do dia. Outras etapas e produtos específicos devem ser prescritos por um profissional.

Quando é hora de procurar atendimento médico?

A consulta dermatológica pode fazer parte da rotina médica, especialmente para quem se importa com os cuidados preventivos. Em relação às manchas na pele, a hora de procurar um especialista é caso apareça qualquer sinal suspeito ou se há um incômodo estético com elas.

Existem muitos tipos de tratamentos disponíveis para esse problema, mas tudo depende da avaliação do dermatologista para identificar as causas e procedimentos que podem ajudar no caso de cada paciente. Quando o objetivo é somente estético, a combinação de tratamento com máquinas e produtos dermocosméticos podem garantir ótimos resultados.

Gostou de saber mais sobre as manchas na pele? O mais importante é fazer o acompanhamento para que elas não acabem se tornando um problema ainda maior.

O Cartão de TODOS pode ajudar você, pois ele permite aproveitar descontos em farmácias e preços fixos abaixo da média para consultas com especialista. Tenha atenção também aos riscos da exposição ao sol e proteja-se para prevenir doenças como o câncer de pele.

Lembra que citei o estresse como um dos fatores que podem prejudicar sua saúde e até favorecer o aparecimento de manchas? Aproveite para complementar sua leitura e saber como a ansiedade pode colocar seu bem-estar em risco!

Tags: