Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Empregabilidade 22 de março de 2021

Liderança: tudo que você precisa saber para se tornar um bom líder

Muito se ouve falar sobre essa tal liderança, mas você realmente sabe o que ela é? Segundo o dicionário Michaelis, um dos muitos significados para a palavra líder é:  “aquele que tem a capacidade de influenciar ideias e ações de outras pessoas”, ou seja, uma boa liderança deve ser fonte de inspiração. Um ambiente de […]

Muito se ouve falar sobre essa tal liderança, mas você realmente sabe o que ela é? Segundo o dicionário Michaelis, um dos muitos significados para a palavra líder é:  “aquele que tem a capacidade de influenciar ideias e ações de outras pessoas”, ou seja, uma boa liderança deve ser fonte de inspiração.

Um ambiente de trabalho com bons líderes atinge seus objetivos sem tornar o ambiente desconfortável para quem trabalha com ele,  motivando e criando uma cultura produtiva e eficaz dentro da empresa.  É bom lembrar que essa habilidade não é inata, para desenvolvê-la é preciso muita dedicação  e prática.

Autoridade ou Liderança?

O professor Ronald Heifetz, fundador do Centro de Liderança Pública da Harvard Kennedy School, é um dos maiores especialistas em liderança no mundo. Ronald ministra um dos cursos mais disputados da Universidade. Entre seus alunos mais conhecidos temos o ex-secretário-geral da ONU Ban Ki Moon e o  ex-presidente colombiano e Nobel da Paz, Juan Manuel Santos.

Segundo o professor, o mundo está em constante transformação, assim, os líderes que se destacam são aqueles que mobilizam as pessoas a pensar a partir da inovação e da adaptabilidade. É papel dele gerar confiança no grupo para que os resultados comecem ou continuem a aparecer. 

Em entrevista para o Na Prática, o professor explicou mais sobre a autoridade e a liderança:

É fundamental distinguir entre liderança e autoridade e isso nos dá vantagens para pensar sobre pessoas em posições altas de liderança que falham na hora de liderar. Assim podemos explicar porque um papel de autoridade lhe dá muito poder e recursos, mas também limita a prática de liderança. Às vezes é mais fácil liderar sem o trabalho do chefe: há mais espaço para fazer as perguntas difíceis e menos pressão.

 

Tipos de liderança

Conheça alguns estilos de líderes:

  • Líder Democrático

Esse estilo de liderança tem como foco saber ouvir o grupo antes de tomar qualquer decisão, estimula o trabalho em equipe e se preocupa com o engajamento dos colaboradores.

  • Líder Situacional

A Liderança Situacional consiste em conseguir adaptar seu comportamento a toda e qualquer situação. Liderar a partir da flexibilidade é o que traz a eficácia para esse tipo de líder. 

  • Líder Coach

Baseado em um espécie de mentoria do dia a dia, esse tipo de liderança atua a partir do bem-estar dos colaboradores e da promoção do desenvolvimento pessoal de cada um.

  • Líder Afiliativo

Esse estilo de liderança pretende promover um sentimento de pertencimento e confiança nos colaboradores. O lado humano da equipe é o que há de mais importante.

  • Líder Visionário

O líder visionário sabe exatamente onde quer chegar. Estabelece as metas e deixa claro o papel de cada colaborador nesse processo. O sucesso está apenas relacionado a atingir o resultado planejado. 

Como agem grandes líderes?

Steve Jobs, Walt Disney, Martin Luther King e Angela Merkel. Pode não parecer, mas essas quatro pessoas têm muitas coisas em comum. Grandes líderes influenciam pessoas e contribuem diretamente para o desenvolvimento de tudo que está à sua volta. Inclusive do mundo.

Há diversas características que podem definir lideranças de sucesso, veja: 

Autoconhecimento: Essa é  uma das mais importantes no mundo de hoje. Um líder que conhece suas limitações e suas qualidades transforma o ambiente de trabalho e gerencia melhor suas emoções.

Boa comunicação: A falta de comunicação clara e objetiva pode causar diversos desconfortos na sua equipe. Para uma liderança eficaz, expressar-se abertamente e estar disposto a ouvir as outras pessoas é o segredo para um bom relacionamento com os colaboradores.

Flexibilidade: Bons líderes sabem que cada colaborador é diferente. É preciso estar atento a diversidade dentro de um time e respeitar a individualidade de cada perfil profissional 

Feedback: A importância do feedback para um trabalho eficaz é inegável. Cabe ao líder apresentar o que é possível mudar no comportamento dos colaboradores sem causar nenhum tipo de constrangimento. Para além disso, o feedback positivo é essencial para manter a motivação e construir um ambiente de confiança

Proatividade: Um bom líder acredita e coloca em prática a educação continuada. Está sempre disposto a aprender e desenvolver mais suas hard skills e soft skills. Sempre podemos melhorar em algum ponto.

Empatia: É a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ela ajuda na comunicação com a equipe e aproxima líder e liderado, possibilitando um ambiente mais harmonioso. 

Dica extra:

A dica de hoje é o livro Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir de Simon Sinek. O autor discute o porquê algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras. Segundo Simon, um dos principais motivos está no senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa específica - o porquê. Um livro sobre como pensam, agem e comunicam os líderes que exercem a maior influência hoje.

Como grandes líderes inspiram ação?

 

Você sabia que a PreparaTODOS tem mais de 30 cursos de Gestão e Liderança?  Acesse já, estude e alcance seus objetivos.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?