Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Guia Prático de Contabilidade com tudo o que é importante saber

28 de maio, 2021

por

Compartilhe:

Quem calcula todos os custos e processos financeiros nas organizações é o profissional de contabilidade.

O Brasil possui uma das cargas tributárias mais complexas e elevadas do mundo. Estima-se que as empresas gastem mais de 1900 horas todos os anos para calcular tributos. 

Outro apontamento mostra que os brasileiros trabalham, em torno de cinco meses para pagar impostos .

Para lidar com toda essa rotina burocrática, o trabalho do contador é indispensável nas empresas que pretendem manter suas obrigações fiscais em dia.

Além disso, o mesmo pode prestar seus serviços para micro e pequenas empresas e assim obter mais uma fonte de renda .

Veja a seguir alguns pontos importantes sobre este segmento!

Qual é a função da contabilidade?

contabilidade-contador-contabilista-ciencias-contabeis

O termo tem sua origem no latim, com a palavra “Computabilis”. É uma ciência em que a finalidade é calcular a movimentação financeira  das organizações.

Dessa maneira, contribui potencialmente para o gerenciamento dos  empreendimentos, com o intuito de otimizar os recursos disponíveis e minimizar o custo nos negócios. 

Contabilidade e Ciências Contábeis são a mesma coisa?

Contabilidade é o termo utilizado para se referir à ciência social que tem como ponto central o patrimônio. Ela emprega seus próprios métodos para compreender os fenômenos que acontecem com os recursos das organizações.

Ciências Contábeis é entendido como as ciências que a contabilidade abrange – tais como auditoria, controladoria e escrituração. 

Contador x contabilista são profissões diferentes?

 

O contador é o profissional que possui graduação em ciências contábeis.

Esse curso permite que o profissional atue em diversas frentes nas organizações, como mercado de seguros, perícia, auditoria e outros.

Contabilista, por sua vez, é o termo utilizado para se referir ao profissional de nível técnico em contabilidade, que anteriormente eram chamados de guarda-livros.

Top 3 cursos para se especializar em Contabilidade

contabilidade-contador-contabilista-ciencias-contabeis (1)

Contabilidade Financeira: Planejamento

Planejar é a etapa que determinará o sucesso ou não de um negócio. As empresas têm investido nos profissionais que tenham conhecimento nesse processo para auxiliar no desenvolvimento de suas atividades.

Imposto de Renda

Estar em dia com as contas do leão causa medo nos brasileiros todos os anos. Mas, este é um serviço que o profissional de contabilidade consegue sanar sem muitas dores de cabeça.

Curso de Auditoria Contábil

A auditoria é como a lupa das empresas. Onde se faz o balanço das atividades que estão sendo desenvolvidas na organização, se estão tendo o efeito esperado e não há recursos mal aplicados.

Esse profissional tende a continuar em evidência nas organizações, para que as mesmas consigam gerenciar de maneira eficiente seus bens.

Seja um profissional de contabilidade do futuro.

Tags: