Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Férias de verão: 5 dicas para se programar e curtir muito

3 de agosto, 2022

por

Compartilhe:

Que tal tirar um tempo para descansar no fim do ano? Saiba que, quanto mais você se preparar, mais fácil será para curtir ao máximo as férias de verão. Sendo assim, o que você acha de conferir ótimas dicas?

Ter um momento para passar um tempo com a família e sair um pouco da rotina é fundamental para a saúde mental, para a criação de vínculos com as pessoas queridas e, é claro, para a promoção de mais qualidade de vida para todos.

Neste post, trouxemos 5 dicas imperdíveis para você se programar melhor para curtir as férias sem nenhuma preocupação. Acompanhe e saiba como se preparar!

Por que é importante relaxar e curtir o período de festas?

Se você ainda não tem o costume de tirar férias de verão, saiba que é uma boa ideia considerar um descanso entre o fim de um ano e o início de outro. No Brasil, esse é um período em que as temperaturas estão mais altas, e é possível aproveitar bastante o calor na praia, na piscina ou em festividades com os amigos e a família.

Vale destacar também que ter um momento para relaxar no final de ano faz toda a diferença para recarregar as energias e começar um novo ano com mais foco, determinação e confiança.

Ou seja, ter um período de férias, por menor que seja, é importante para promover o descanso físico e psicológico, além de melhorar o planejamento anual. Assim, é possível alcançar os seus objetivos com mais clareza, definir novas metas e ter mais motivação no dia a dia. 

Como se programar para as férias de verão?

Gostou dos benefícios de ter um período dedicado apenas ao descanso e à diversão com a família e os amigos? Então saiba que você pode se preparar desde já para que isso seja uma realidade. Entenda!

1. Faça reservas o quanto antes

Os meses de dezembro e janeiro são épocas em que a maioria das pessoas tira férias e as crianças estão de recesso escolar. Sendo assim, mais indivíduos planejam viagens para lugares novos, principalmente, onde oferecem atrações turísticas para o verão.

Por esse motivo, é importante fazer reservas antecipadas. Assim, você garante que terá onde ficar e encontra vagas com preços melhores, além de locais com mais benefícios durante a estadia.

Sendo assim, vale a pena decidir onde você vai passar as férias de verão e começar a pesquisar hotéis, pousadas ou outras opções de estadia para conferir os preços e vantagens. Quando encontrar o lugar que combina com o que você tem em mente para esse período, não hesite em fazer as reservas.

2. Pesquise opções de lazer em seu destino

Já sabe para qual cidade viajar e onde vai ficar? Agora é hora de saber o que você e sua família podem fazer nesse destino. Aproveite o tempo até a data da viagem para pesquisar as diferentes opções de lazer oferecidas no local.

Como você está se antecipando, as chances de encontrar lugares divertidos, mas não tão conhecidos, são maiores. Assim, é possível garantir ótimos momentos e, às vezes, economizar um pouco graças a uma pesquisa feita com calma.  

3. Planeje um roteiro

Sabe o que ajuda muito a aproveitar as férias ao máximo? Ter um roteiro com uma programação básica sobre o que fazer durante a estadia no destino. Não precisa ser um planejamento fechado e cheio de regras. Afinal, você está tirando um tempo para descansar.

No entanto, planejar-se ajuda a saber quanto tempo você vai precisar para visitar um determinado ponto turístico, quais são os melhores lugares para experimentar a culinária local, que tipo de atividade é possível fazer nos dias de viagem, entre outros detalhes.

Dessa maneira, você pode pensar no que pretende fazer em cada dia e, assim, curtir mais cada momento de suas férias. Além disso, nenhuma atividade que você queira muito fazer fica de fora do planejamento nem é esquecida.

4. Conheça o lugar onde ficará

Planejar-se com antecedência oferece mais uma vantagem: a de conhecer os arredores do lugar em que você vai se hospedar. Dessa maneira, é possível conferir os caminhos para chegar até os locais que quer visitar, dar uma olhada no comércio local, saber que tipo de meio de transporte é o ideal para os passeios, entre outros detalhes.

Outra opção interessante para melhorar o planejamento é entrar em contato com os responsáveis pela sua hospedagem. Eles podem indicar passeios e dar dicas de como aproveitar melhor a passagem. Essa dica é excelente para economizar e evitar outros desconfortos.

5. Faça um planejamento financeiro

Férias de verão envolvem um certo investimento, mas o valor exato vai depender daquilo que você planejou para esse período. A boa notícia é que, já que a programação está sendo realizada com um bom tempo de antecedência, fica mais fácil se organizar financeiramente.

Depois de completar o roteiro, estime, em média, quanto você vai precisar para fazer uma viagem confortável. Inclua também uma reserva financeira para imprevistos. Agora, é só somar todo o valor e ter ideia do quanto é necessário juntar, ao longo do ano, para ter essas tão sonhadas férias de verão.

Como essas dicas podem ajudar a ter férias inesquecíveis?

Se você está em dúvida se é uma boa ideia seguir essas dicas que acabou de ver, vamos mostrar ótimos motivos. Primeiramente, todas essas sugestões garantem uma melhor preparação. Assim, é possível ter ótimas ideias para fazer cada segundo de suas férias valer a pena.

Outro benefício é a possibilidade de programar atividades divertidas com a família e, ao mesmo tempo, economizar. Por exemplo, em vez de sair para comer, em um dia, é possível cozinhar com as crianças no lugar em que estão hospedados. Desse modo, são formadas lembranças afetivas das férias, que ficarão guardadas na memória por um longo tempo.

Ou, então, se a viagem programada fica muito cara ou trabalhosa, é possível pensar em maneiras alternativas de aproveitar as férias, seja em casa ou em outro lugar.

Você pode, por exemplo, criar noites temáticas para curtir os momentos com os amigos e a família, conhecer melhor o lugar onde mora, fazer viagens mais curtas, entre várias outras opções.

Viu só por que é importante se programar para tirar férias de verão? Assim, mais ideias surgem e as chances de ter momentos inesquecíveis só aumentam. Portanto, experimente colocar essas dicas em prática e garanta um ótimo período de descanso!

Curtiu este post? Então aproveite a visita e acompanhe as nossas redes sociais para ver mais dicas. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Tags: