Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Cursos Preparatórios 30 de dezembro de 2020

Estude para o ENEM com a ajuda do… cinema!

Nos anos 1990, a MTV Brasil veiculava a seguinte provocação em sua programação: “Desliga a TV e vai ler um livro!” A chamada “geração Coca-cola” imprimia uma imagem de alienação por não se interessar por aquilo que era considerado culto e construtivo.   Cerca de 30 anos depois, a nossa percepção sobre cultura pop e cultura […]

Nos anos 1990, a MTV Brasil veiculava a seguinte provocação em sua programação: “Desliga a TV e vai ler um livro!” A chamada “geração Coca-cola” imprimia uma imagem de alienação por não se interessar por aquilo que era considerado culto e construtivo.  

Cerca de 30 anos depois, a nossa percepção sobre cultura pop e cultura erudita adquiriu novos contornos. Hoje, cada vez mais, compreendemos que elas não ocupam lados opostos, mas complementares e que podem, inclusive, dialogar entre si!

O formato do ENEM

Uma das provas de que não podemos dissociar a vida cotidiana dos estudos é a própria prova do ENEM, que ao longo dos anos adquiriu novos contornos. Além dos assuntos regulares, um dos itens que mais deve ser levado em consideração pelos candidatos é o chamado “conhecimento de mundo” . Ele aparece nos temas das redações e também nas questões da prova, verificando se os alunos que desejam ingressar nas universidades estão conectados com o mundo em que vivem.

Por isso, não basta assistir apenas às aulas dos quatro grandes grupos de conteúdos (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias); é necessário prestar atenção ao mundo à nossa volta!

Hoje, vamos colocar algumas dicas de filmes que são interessantes para quem vai fazer o ENEM em breve.

AmarElo - É tudo pra ontem

O documentário recém lançado mostra os bastidores do show de mesmo título, do cantor paulistano Emicida. Este é apenas o pretexto para que o rapper discorra sobre a cultura negra no Brasil a partir de fatos da sua própria história.

The Crown

A série, lançada em 2016, fala sobre a família real britânica desde a ascensão da atual rainha, Elizabeth II, ao trono, em 1952. A história retrata muitos fatos históricos que impactaram o século XXI e é uma boa forma de compreender certas questões políticas e sociais que estudamos nos livros.

O destino de uma nação

Lançado em 2017, o filme mostra o então primeiro ministro britânico Winston Churchill enfrentando o exército nazista durante a 2ª guerra mundial. Uma produção excelente que rendeu a Gary Oldman o Oscar de melhor ator.

Uma mente brilhante

Conta a história de John Forbes Nash, um homem estadunidense que, apesar da esquizofrenia, produziu conteúdos muito relevantes para o avanço dos estudos matemáticos.

O dilema das redes

Lançado esse ano, foi um dos filmes mais comentados dos últimos tempos. O documentário mostra a forma como as redes sociais afetam as nossas vidas e movimentam a vida política em todo o mundo.

O Jogo da Imitação

Alan Turing  é considerado o pai da computação. Durante a 2ª Guerra Mundial, foi um dos responsáveis por descobrir o local onde as tropas nazistas estavam, contribuindo, assim, para o fim do conflito. A vida do matemático britânico, que pôs fim à sua própria vida aos 41 anos, é contada no filme.

Tropicália

O documentário brasileiro aborda o movimento tropicalista, que envolveu artistas da cena nacional - como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Glauber Rocha, José Celso Martinez Corrêa e Os Mutantes - e modificou os rumos da arte no Brasil.

Ilha das Flores

O documentário do diretor Jorge Furtado mostra, a partir do tema da produção de lixo, o encadeamento dos eventos em nossas vidas. Lançado em 1989 e com duração de menos de 15 minutos, o filme continua bastante atual.

Nise 

Glória Pires dá vida à psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que revolucionou os tratamentos psiquiátricos, levando humanização e arte aos pacientes.

Getúlio

Lançado em 2016, o filme traz Tony Ramos na pele do então presidente da República Getúlio Vargas, em seus últimos 19 dias de vida. 

Que tal aproveitar os dias de recesso para estudar com a ajuda do cinema? 

Até ano que vem!

 

  

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?