Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Entenda por que investir na qualificação dos seus colaboradores pode diminuir os gastos das sua empresa

1 de janeiro, 1970

por

Compartilhe:

 

 

Embora as empresas tenham uma idéia do custo de investir no desenvolvimento de seu pessoal, ignoram a verdadeira questão: qual é o custo de não investir nas habilidades de um colaborador?

O problema é que muitas organizações vêem esses programas de capacitação como uma despesa e não como um investimento. Por isso separamos alguns argumentos que confirmam que investir nas habilidades da sua equipe pode ser muito rentável para o seu negócio, entenda:

 

  • Colaboradores felizes = clientes satisfeitos

 

Os benefícios, elogios e treinamento que as empresas bem-sucedidas oferecem a seus colaboradores não são de pura bondade. Existe uma correlação real entre colaboradores felizes e um negócio de sucesso.

A força de trabalho atual e em ascensão acredita no valor do desenvolvimento e na oportunidade de avançar em uma posição. Por estarem cientes do mundo competitivo em que vivem, um trabalho que oferece oportunidades de crescimento satisfaz sua necessidade de permanecer à frente da curva.

Por outro lado, colaboradores não capacitados e infelizes, que sentem que estão sendo subutilizados, estão mais propensos a ficar frustrados com o trabalho e a serem menos leais à empresa, o que significa que cometerão mais erros e não cumprirão os padrões mínimos. A gerência geralmente pressupõe que esse investimento na capacitação levará os colaboradores a mudarem para outras empresas, mas isso simplesmente não é verdade. Quando incentivados a crescer, os colaboradores se sentem mais felizes em seus empregos, e uma empresa que valoriza seu desenvolvimento atrairá uma classe mais alta de candidatos.

Um estudo da IBM revelou que os colaboradores que acham que não podem se desenvolver na empresa e cumprem suas metas de carreira têm uma probabilidade 12 vezes maior de deixar a empresa.

Além disso, o treinamento certo se demonstra eficiente a curto prazo, ajudando os colaboradores a serem mais positivo na interação com os clientes. Um funcionário bem capacitado pode responder a perguntas sem ter que procurar um gerente e, havendo assim uma maior compreensão do trabalho, o que leva a uma maior eficiência e à capacidade de se dar bem com o gerenciamento.

 

  • Capacitar e reter colaboradores atuais = mais economia

 

A falta de programas de capacitação leva os colaboradores a se sentirem desvalorizados em seu trabalho e, em geral, acabam perdendo a motivação. Nesse ponto, os colaboradores saem ou são demitidos por baixo desempenho. Embora possa parecer simples substituir apenas um trabalhador por outro, considere o seguinte: contratar alguém pode custar até 30% do salário anual de um colaborador.

No entanto, habilitar um funcionário existente pode custar bem menos que isso e levar muito menos tempo. Mesmo que a substituição de um funcionário não pareça tão ruim, considere que para cada três colaboradores que precisam ser substituídos, será igual a um salário anual inteiro, sem ganhos reais.

Os custos de desenvolvimento e recrutamento de novos contratados são muito maiores do que seria necessário para treinar um funcionário existente, quando você leva em consideração o tempo e o dinheiro necessários para contratar, juntamente com o tempo gasto para que um novo funcionário se acostume à empresa. Os custos de recontratação representam cerca de 12% das despesas de uma empresa, com até 40% para empresas com alta taxa de rotatividade.

 

  • Colaboradores capacitados = maior rendimento

 

Uma empresa é tão boa quanto seus colaboradores, e esses colaboradores são realmente tão bons quanto os recursos colocados neles. Quando os colaboradores têm um desempenho ruim, isso reflete mal nos negócios e afeta os resultados, mas quando você tem uma alta taxa de rotatividade com dezenas ou centenas de colaboradores cometendo os mesmos erros, é hora de analisar o treinamento fornecido, não os próprios colaboradores .

A capacitação adequada tornará os trabalhadores melhores e mais capazes de seus empregos, o que reduzirá o tempo necessário para procurar informações enquanto eles estão trabalhando. Isso também ajuda a reprimir a redundância de esforços, quando vários colaboradores estão tentando executar a mesma tarefa, sem perceber de quem é esse trabalho, porque nunca foram treinados de outra forma. O tempo e o dinheiro necessários para corrigir erros também são bastante reduzidos quando os colaboradores têm as ferramentas necessárias para executar a tarefa corretamente na primeira vez.

 

Escolha o programa de capacitação ideal para sua empresa

 

Pode lhe parecer inviável oferecer um curso de capacitação presencial, já que isso implica em acomodar os mentores, arcar com custos viagem e materiais, e pensar em um horário que seria bom para todos, mas há uma alternativa melhor. Com o mundo orientado para a tecnologia e a cultura sob demanda, a melhor e mais econômica maneira de oferecer treinamento é com cursos on-line que podem ser realizados no ritmo e cronograma do funcionário e costumam ser bem mais econômicos do que os presenciais.

Antes de abandonar a idéia de investir no desenvolvimento de seus colaboradores, considere sempre quanto mais custoso pode ser não habilita-los. Considere a perda de produtividade, o custo de rotatividade de colaboradores e a perda de clientes devido a erros cometidos por colaboradores mal treinados. O desenvolvimento e a felicidade de seus colaboradores são bens valiosíssimos para sua empresa.

 

Tags: