Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

6 fatores que influenciam diretamente na empregabilidade

27 de abril, 2023

por

Compartilhe:

Quem está em busca de se tornar um profissional de sucesso precisa se preocupar com diversas questões que permeiam o mercado de trabalho, sendo uma delas a empregabilidade. Esse conceito se refere ao conjunto de habilidades, competências e outras características que fazem com que uma pessoa consiga conquistar uma vaga de emprego e também se manter no cargo.

A empregabilidade está diretamente relacionada à capacidade que cada um tem de evoluir pessoal e profissionalmente. É fundamental ter disposição para se dedicar ao próprio crescimento e seguir atrás dos objetivos.

Neste post, listamos 6 fatores que fazem diferença na sua empregabilidade. Confira!

1. Nível de formação

No mercado de trabalho, seu nível de formação é o que vai abrir portas ou limitar as oportunidades. Quanto mais capacitação, maiores e melhores são as chances de conseguir uma boa vaga e obter um bom salário. Por isso, investir em cursos, desde os profissionalizantes e técnicos até os de graduação e pós-graduação, aumenta a sua empregabilidade.

2. Dedicação para aprender

Além de obter certificado e diplomas, também é importante se dedicar para continuar aprendendo com todas as oportunidades que surgem. Quando a empresa oferece um treinamento novo, por exemplo, demonstrar interesse e se esforçar para aprender faz com que você amplie seus conhecimentos e ainda melhore a sua imagem profissional.

3. Saúde física e mental

Quem não se encontra em um bom estado de saúde dificilmente vai ter condições de manter a concentração e a disposição necessárias para ter uma boa produtividade no trabalho. Logo, os cuidados com a saúde do corpo e da mente são essenciais para manter um bom desempenho, evitar um esgotamento profissional e ter uma boa empregabilidade.

4. Habilidades técnicas e comportamentais

Para garantir o seu lugar no mercado, você precisa atender às demandas do cargo que vai ocupar. Saber usar um equipamento, um programa de computador, falar outro idioma, ser capaz de trabalhar em equipe e lidar com atendimento ao público são alguns exemplos de exigências feitas pelas empresas. Sua empregabilidade depende bastante das suas habilidades e competências.

5. Experiência profissional

A capacidade de conseguir um emprego também é muito influenciada pelo nível de experiência na área de atuação. Esse é um desafio e tanto para quem está em começo de carreira e não tem um currículo muito extenso. Para contornar o problema, vale a pena aproveitar a oportunidade de fazer estágios e até serviço voluntário para ganhar mais experiência.

6. Realidade do mercado de trabalho

Outro fator que afeta a empregabilidade é a situação do mercado, que, por sua vez, é influenciado pelo cenário econômico, entre outros fatores. No Brasil, dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontam uma taxa de desocupação dessazonalizada de 8,2% em outubro de 2022, menor índice desde 2015, o que indica um cenário positivo no mercado de trabalho.

Uma vez que as oportunidades existem e a concorrência também, cada profissional precisa se dedicar para se capacitar cada vez mais sem deixar de cuidar da saúde e melhorar a própria empregabilidade. Dessa forma, você pode continuar crescendo na carreira até alcançar todos os seus objetivos.

Então, gostou deste post? Acompanhe as nossas páginas das redes sociais e confira outros conteúdos. Você pode nos encontrar no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Tags: