Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Prepara TODOS 14 de junho de 2021

EAD x Presencial: qual se encaixa melhor no seu perfil?

Você vai começar um curso, mas não sabe se opta pela modalidade EAD ou presencial? Em todos os níveis de ensino como cursos profissionalizates para aprimorar habilidades, cursos preparatórios para vestibulares, ensino técnico ou superior, o estudante pode optar pelas aulas online ou presenciais… A educação tem buscado novos horizontes para os alunos investirem em seus […]

Você vai começar um curso, mas não sabe se opta pela modalidade EAD ou presencial?

Em todos os níveis de ensino como cursos profissionalizates para aprimorar habilidades, cursos preparatórios para vestibulares, ensino técnico ou superior, o estudante pode optar pelas aulas online ou presenciais...

A educação tem buscado novos horizontes para os alunos investirem em seus estudos, e selecionarem pelo meio que mais corresponde ao seu perfil, veja a seguir:

Características dos Cursos Presenciais

O ensino presencial possui mais de  8 milhões de alunos em todo o país.

EAD-presencial-qual-escolher (1)

  • Limite de 25% de faltas

Uma das principais características desse formato é o limite de faltas que o aluno pode ter, que é de 25% da carga letiva.

Se passado esse percentual ele tem de fazer todo o conteúdo novamente.

  • Aulas EAD

Através da normativa regulamentada pelo MEC em 2019. As instituições de ensino superior podem oferecer até 40% das suas aulas na modalidade a distância, ainda que no ensino presencial.

  • Networking

Se conectar com realidades diferentes da sua é um dos pontos do modelo presencial. 

Onde você pode conhecer pessoas com pensamentos e ideais completamente distintos dos seus.

  • Proximidade com o professor

Está tendo uma aula e surgiu uma dúvida: pergunte diretamente para o seu professor e resolva sua dificuldade na hora. 

Características do Ensino a Distância

O último Censo mostrou que o ensino a distância tem ganhado grandes holofotes com mais de 43% optantes pelo método em 2019.

EAD-presencial-qual-escolher

  • Flexibilidade 

Uma das principais reclamações dos estudantes é a necessidade de deslocamento no modelo presencial e o tempo gasto no transporte.

As aulas são sempre às 19h (caso você estude a noite) e o aluno não pode atingir um determinado percentual de faltas para não ter de fazer novamente a disciplina em questão. 

No ensino a distância, o estudante decide em qual período quer dedicar seus esforços. Não precisando se limitar a um horário predefinido para concluí-los.

  • Baixo custo

Já aviso que se você julga que o EAD é mais barato por falta de qualidade está muito enganado.

O custo-benefício é um grande diferencial para quem deseja se qualificar.

Esse valor mais acessível se deve a instituição não ter encargos com aluguel, manutenção ou materiais físicos, podendo se dedicar ao aperfeiçoamento da sua plataforma virtual.

  • Elimine o gasto com transporte

O gasto com locomoção é um detalhe para ser considerado. Além do valor que movimentará seus recursos financeiros, existe o tempo que você ficará em um transporte coletivo.

Nos cursos a distância, o interessado não tem esse gasto, já que pode realizar as aulas diretamente da sua casa.

  • Autodisciplina

Nesse formato de aprendizagem não existirá ninguém te cobrando para fazer as entregas de uma atividade ou cumprir um determinado prazo.

Quem gerenciará toda essa rotina é você mesmo. Administrando todo o seu fluxo de horários para estudar, as tarefas a serem entregues e prazos estipulados.

Confira os conteúdos incríveis no Blog da PreparaTODOS.

Cartão de TODOS

Redator

Cartão de TODOS e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Olá! Como podemos ajudar?