Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Dupla jornada de trabalho: 6 dicas para dar conta e manter sua saúde

2 de novembro, 2021

por

Compartilhe:

Entre os diversos desafios pelos quais passamos na vida, a dupla jornada de trabalho é uma das situações que mais exigem das pessoas. Quem precisa se dedicar a dois empregos no dia a dia sabe o quanto isso pode ser cansativo e desgastante, por mais que seja necessário.

Muitas mulheres passam por isso para conciliar a vida profissional e a rotina familiar. Por mais que cuidar da casa e dos filhos não seja um emprego, não deixa de ser um trabalho, certo? Independentemente das particularidades de cada caso, o que mais importa é cuidar da saúde para dar conta de tantas tarefas.

Você sabe como fazer isso? Quer algumas dicas de quais devem ser as suas prioridades? Acompanhe a nossa lista a seguir!

1. Fique de olho na alimentação

O bom funcionamento de todo o nosso organismo depende dos nutrientes que ele recebe diariamente. Esse é o maior motivo para se preocupar em manter uma alimentação saudável, ainda mais quem vive uma rotina atarefada e precisa estar bem-disposto todos os dias.

A verdade é que a nossa alimentação é a base da saúde física e mental, apesar de não ser o único cuidado importante. Um exemplo recorrente disso é ter a sensação de cansaço constante por falta de algum nutriente, como o ferro ou um tipo de vitamina.

Então, não deixe de priorizar uma dieta equilibrada na maior parte do tempo, com o mínimo possível de alimentos industrializados e bastante variedade de nutrientes. Procurar um nutricionista ou nutrólogo é uma ótima indicação se você quer melhorar de vez seus hábitos alimentares!

2. Dê um jeito de manter o corpo ativo

É compreensível que enfrentar uma dupla jornada de trabalho deixe qualquer pessoa sem tempo. Além da vida profissional, todo mundo precisa lidar com questões pessoais, e ainda encontrar espaço na rotina para encaixar uma atividade física requer muito esforço.

Mesmo assim, tenha em mente que esse sacrifício vale a pena! Em curto e em longo prazo, manter o seu corpo sempre ativo faz muito bem para a saúde. Alguns dos benefícios envolvidos são:

  • reduzir a ansiedade e o estresse;
  • melhorar o condicionamento físico;
  • facilitar o controle do peso;
  • fortalecer o sistema imunológico e toda estrutura corporal.

Vencer a preguiça é essencial para ter qualidade de vida, e quem pratica exercícios físicos regularmente sente isso. No começo pode parecer difícil, mas insista até descobrir algo que seja prazeroso para você.

Outra dica é manter-se em movimento no dia a dia, mesmo quando não estiver na academia ou praticando um esporte. Ande a pé, troque o elevador pelas escadas, alongue o seu corpo e evite ficar muito tempo parado em uma posição.

3. Tenha um tempo para se cuidar

As responsabilidades da vida adulta muitas vezes parecem sufocar o autocuidado, não é mesmo? Nem sempre sobra tempo depois de cuidar do trabalho, dos estudos, da casa, da família etc.

Porém, esse é um tipo de cuidado que não pode sair da sua lista de prioridades. Por mais que você não consiga ter um momento só seu todos os dias, faça isso sempre que possível. Às vezes, basta visitar o salão de beleza, sair para fazer uma caminhada ou marcar uma massagem relaxante na semana.

Identifique o que faz diferença para o seu bem-estar e não se deixe de lado. Pequenos ajustes na agenda podem render alguns minutos extras para cuidar de si e ficar mais feliz. Se a semana for extremamente corrida, aproveite os finais de semana para isso!

4. Não comprometa o seu descanso

Ao contrário do que muita gente pensa, descansar não é sinal de improdutividade. Pessoas superprodutivas tiram um cochilo depois do almoço ou dormem mais de oito horas por noite.

A questão está em organizar bem o seu tempo para cumprir todas as tarefas sem sacrificar o seu descanso — que, inclusive, é fundamental para recuperar a energia e manter um bom rendimento nas atividades diárias.

Sabendo disso, fuja da ideia de passar as noites em claro e não reconhecer o seu limite de cansaço. Caso contrário, você corre o risco de entrar em um ciclo vicioso que pode afetar diretamente sua saúde e performance no trabalho. A jornada dupla exige muito do corpo e da mente, sendo indispensável priorizar também o descanso.

5. Inclua uma atividade prazerosa na rotina

Assim como o autocuidado promove momentos de satisfação, ter uma atividade prazerosa na rotina é muito importante para uma vida equilibrada, feliz e saudável. Ninguém aguenta viver só de trabalho e de obrigações, concorda? O cuidado com a saúde mental é como uma fonte de energia.

Há pessoas que se satisfazem com um esporte ou mesmo com os cuidados de beleza. Outras preferem assistir a filmes e séries, cozinhar, dançar, tocar algum instrumento musical, fazer artesanato, jardinagem, entre tantas outras opções. A pergunta é: você sabe qual o seu hobby? Encontre tempo para que essa atividade faça parte da sua vida!

Outro ponto importante é o convívio social. Encontrar com os amigos e familiares deixa a rotina mais leve e prazerosa, até porque conversar com outras pessoas ajuda a aliviar as preocupações e desviar um pouco a mente do trabalho.

Por exemplo, muitas mães que se dedicam intensamente aos seus filhos acabam se sentindo sozinhas em alguns momentos, mesmo quando existe companhia. Compartilhar a vida com o outro traz mais leveza e a sensação de acolhimento.

6. Procure acompanhamento psicológico

É comum focar a saúde física, mas a verdade é que a parte psicológica é tão relevante quanto cuidar do corpo. O bem-estar mental e emocional é um grande aliado da produtividade.

Acontece que a dupla jornada pode sobrecarregar demais e trazer dificuldades que abalem a sua saúde mental. Ainda que isso seja cada vez mais frequente, procurar ajuda é essencial para não sofrer ainda mais com as complicações — fora o risco de acabar adoecendo. A psicoterapia é uma excelente indicação!

Enfim, a dupla jornada de trabalho é mesmo um grande desafio, que pode ser vencido com mais sucesso quando conseguimos administrar bem o nosso tempo e determinar nossas prioridades!

E aí, gostou das dicas? Você tem uma amiga ou um amigo que se dedica a uma jornada dupla de trabalho? Não perca tempo e compartilhe este post com eles agora mesmo!

Tags: