Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Cursos Preparatórios 23 de outubro de 2019

Dicas para estudar para o Enem

Estamos a pouco mais de 10 dias do esperado – e, muitas vezes, até temido – Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova vai acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, e estima-se que mais de 5 milhões de pessoas participem, com o objetivo de usar a nota para ingressar em universidades, […]

Estamos a pouco mais de 10 dias do esperado – e, muitas vezes, até temido – Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova vai acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, e estima-se que mais de 5 milhões de pessoas participem, com o objetivo de usar a nota para ingressar em universidades, complementar o vestibular ou conseguir uma bolsa ou financiamento.

Com 180 questões em quatro grandes áreas do conhecimento – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias – e uma redação, o Enem causa arrepios na maioria dos participantes, que o enxergam como a porta de entrada para um futuro de sucesso. E é por isso que trouxemos algumas dicas importantes para que você possa se preparar para a prova e ser bem-sucedido.

Como estudar para o Enem:

 

Confira o que cai na prova

 

Apesar de englobar conteúdos amplos dentro das áreas do conhecimento que cobre, o Enem conta com uma Matriz de Referências, um documento que detalha o que um candidato precisa saber para fazer a prova. Essa matriz é uma ótima maneira de organizar o que você precisa estudar, sem se perder nos conteúdos.

Para conferir a Matriz de Referências, é só acessar o site do INEP  e conferir as dicas da seção “antes da prova”.

Além disso, você também pode usar os conteúdos que estudou durante o Ensino Médio ou fazem parte da grade atualmente. As atualidades também farão parte da prova, por isso é bom estar informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

 

Faça resumos

A melhor maneira de gravar os conteúdos que estudou é através de resumos. É só pegar um dos temas e destacar as partes mais importantes, como datas, fórmulas e conceitos. Uma boa dica é fazer os resumos em tópicos, que facilitam não só a memorização, mas também a compreensão.

Fazer isso também facilita na hora de revisar as matérias. Já que tudo o que for mais importante estará centralizado no mesmo lugar. O que nos leva à próxima dica.

 

Revise os conteúdos

 

Com poucos dias para a chegada da primeira prova do Enem, é hora de fazer revisões dos conteúdos. Procure se concentrar naquilo que já estudou, rever fatos importantes e passar mais uma vez, de forma resumida, por todas as áreas de conhecimento que estarão no exame. Para as revisões, a Matriz de Referências também é um ótimo ponto de partida, já que dá uma direção para onde ir.

A revisão é muito importante, porque nosso cérebro precisa da repetição para gravar informações e conteúdos. 

 

Faça um curso online

 

Essa é uma dica de ouro. Escolher cursos que você pode fazer de casa ou da escola e do trabalho e que contam com todos os conteúdos importantes para a realização da prova pode ajudar muito nessa reta final. Há diversas opções pela internet, mas é importante escolher as que oferecem aulas atualizadas e material complementar.

E é aí que entra a PreparaTODOS. Nós queremos ajudar você a ter sucesso no Enem. Por isso, oferecemos um curso preparatório para a prova com aulas de português, literatura, redação, artes, inglês, geografia, história, sociologia, filosofia, química, física, matemática (conhecimento numérico, conhecimento geométrico, conhecimento algébrico, estatística e probabilidade, conhecimento algébrico e numérico) - todo conteúdo estruturado a partir da Matriz de Referências.

Você pode até escolher fazer as aulas que mais precisa rever. As listas de exercícios propostas no curso também são ótimas para praticar e fazer revisões. Se quiser saber mais, clique aqui.

 

Descanse antes da prova

 

Por último, mas não menos importante, além de investir em resumos, aulas preparatórias e planos de estudo, desligar também é importante. No dia anterior à prova, descanse um pouco a cabeça, durma bem e faça coisas de que gosta. Corpo e mente preparados e descansados também são essenciais para um bom resultado.

 

Então, bons estudos e boa prova!

{{cta('58bb3a08-58c3-4d93-aa3b-22b3ae66c76a')}}

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?