Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Sem categoria 3 de setembro de 2021

Dicas de como aumentar a imunidade e ter uma vida mais saudável

Sabemos como aumentar a imunidade tem sido uma preocupação cada vez mais frequente entre as pessoas, principalmente após o início da pandemia de Covid-19, em que se aumentou a atenção para esse aspecto da saúde. Manter a imunidade alta é importante, não apenas para se proteger de sintomas graves da Covid-19, como também para manter […]

Sabemos como aumentar a imunidade tem sido uma preocupação cada vez mais frequente entre as pessoas, principalmente após o início da pandemia de Covid-19, em que se aumentou a atenção para esse aspecto da saúde.

Manter a imunidade alta é importante, não apenas para se proteger de sintomas graves da Covid-19, como também para manter o corpo saudável e livre de riscos ao bem-estar, como infecções e demais doenças. Por esse motivo, vale a pena adotar alguns hábitos que vão contribuir para fortalecer a saúde e o sistema imunológico.

Neste post, vou mostrar como uma rotina saudável, aliada a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, pode fazer a diferença quando o assunto é aumentar a imunidade. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

Rotina saudável para aumentar a imunidade

Para iniciar a missão de manter a imunidade alta, é preciso levar em consideração que o principal objetivo deve ser um estilo de vida mais saudável. Lembre-se de que, dentro do corpo, atuam diversos sistemas em conjunto.

Desse modo, não existe uma fórmula mágica para manter a imunidade alta se os outros sistemas do organismo não estiverem em um bom funcionamento. Portanto, o ideal é pensar em estratégias que garantam a saúde do corpo e da mente como um todo.

Manter uma rotina saudável é o primeiro passo para ir em busca desse objetivo. E o que isso quer dizer na prática? Diminuir o estresse, ter mais momentos de descanso, tomar sol, cuidar da alimentação, dar atenção para a saúde mental, fazer com que o corpo fique fisicamente ativo: tudo isso contribui para cultivar mais saúde e bem-estar no dia a dia.

Dicas de alimentos saudáveis e exercícios

De início, pode parecer complicado construir uma rotina equilibrada e que ajude na promoção de bem-estar e qualidade de vida. No entanto, saiba desde já que é totalmente possível ter um cotidiano saudável, com atividades que façam bem à sua saúde no geral.

É por isso que vou dar algumas dicas práticas de exercícios físicos e alimentos saudáveis que podem estar presentes no seu dia a dia e que vão ajudar a melhorar a imunidade. Confira!

Alimentos para incluir na rotina

Como visto, a alimentação saudável é uma grande aliada quando o assunto é manter o bem-estar e aumentar a imunidade. Afinal, é por meio de um cardápio equilibrado que o seu corpo terá a oportunidade de adquirir algumas substâncias fundamentais, como:

  • carboidratos e gorduras, que são convertidos em energia;
  • proteínas, que têm um papel importante no desenvolvimento de diversas células e são necessárias para diversos processos do organismo, inclusive a imunidade;
  • vitaminas e minerais, que oferecem nutrientes úteis para o bom funcionamento do organismo e saúde dos componentes fundamentais do corpo, como ossos, pele e músculos;
  • fibras, que contribuem para a regulação do sistema gastrointestinal e, consequentemente, colaboram para o bom funcionamento do organismo.

Para apostar em uma alimentação equilibrada, a palavra-chave é a variedade. Um prato que contém alimentos que são fontes dessas diferentes substâncias se torna cada vez mais completo e nutritivo, o que favorece a imunidade e vários outros aspectos da saúde.

É por isso que vale a pena apostar em porções generosas de legumes, verduras, frutas, peixes e carnes, ovos, laticínios, grãos e leguminosas. Fazer cerca de 5 refeições ao dia, de maneira equilibrada, também vai ajudar a aumentar a saciedade e a consumir os nutrientes importantes para a regulação do organismo.

Dentre os alimentos que vão ajudar a fortalecer a imunidade, podemos citar:

  • alho e cebola;
  • gengibre;
  • laranja, limão, caju e diversas outras fontes de vitamina C;
  • brócolis e vegetais de folha verde-escura;
  • água.

Exercícios físicos para o dia a dia

Você tem o hábito de malhar? Saiba que essa atitude é muito benéfica para aumentar a imunidade. No entanto, se as atividades físicas ainda não fazem parte do seu dia a dia, é importante incluí-las.

Mas, não se preocupe! Se você não tem muita afinidade com a prática desportiva, saiba que isso não é um problema. Existe uma grande variedade de exercícios físicos que combinam com os mais diversos gostos. Você só precisa encontrar aqueles com os quais se sente confortável.

O ideal é inserir mais atividades aeróbicas na rotina para fazer com que o seu coração trabalhe bem e manter o corpo saudável. Caminhada, ciclismo, dança e pular corda são exemplos de exercícios que trazem impactos positivos à saúde e ainda podem ser feitos em qualquer lugar, não apenas na academia.

Se você gosta de se desafiar e deseja ter os músculos definidos, musculação, crossfit e treinamento funcional são exemplos de atividades que ajudam a ganhar massa muscular.

Já se você gosta mais de práticas leves, mas muito eficientes, existe o yoga e o pilates. Dependendo da modalidade, é possível trabalhar flexibilidade, força e aeróbico ao mesmo tempo.

A importância de um acompanhamento médico e nutricional

Para saber os nutrientes que o seu corpo está precisando e se certificar de como está a sua saúde, nada melhor que procurar pelo acompanhamento de um médico, tanto para avaliação física quanto para a realização de exames periódicos. Vale também consultar um nutricionista, que vai ajudar a montar o cardápio mais adequado para você.

Caso ainda sinta que está com imunidade baixa, é possível apostar em reforços, como o uso de suplementos. De fato, a carência de algumas vitaminas e nutrientes pode ser o fator que enfraquece o sistema imunológico. Por isso, saber como tratá-la é fundamental.

No entanto, antes disso, é preciso investigar se os sintomas estão relacionados com isso. Por esse motivo, antes de tomar qualquer medicamento ou vitamina, é indispensável fazer uma consulta com um médico e se certificar de que não há problema nenhum em fazer o uso dessa suplementação.

Saber como aumentar a imunidade é mais prático do que parecia, não é mesmo? Quando você pensa em montar uma rotina saudável, o que está fazendo, na verdade, é se propor a cultivar mais bem-estar e qualidade de vida, trazendo impactos positivos em toda a sua saúde. Além disso, lembre-se de estar sempre por dentro de novas dicas, acompanhando conteúdos complementares, como os do Blog Amor Saúde.

Achou as informações interessantes? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?