Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Empregabilidade 28 de dezembro de 2020

Depende de nós…

Todo fim de ano é o mesmo clima. Lembramos daquilo que passou, revemos nossas dificuldades e começamos a idealizar um novo ano, um novo momento, uma nova realidade.  É natural que a gente deseje um ano melhor em todos os âmbitos da nossa vida. Principalmente quando saímos de um ano difícil (tal como foi 2020)…  […]

Todo fim de ano é o mesmo clima. Lembramos daquilo que passou, revemos nossas dificuldades e começamos a idealizar um novo ano, um novo momento, uma nova realidade. 

É natural que a gente deseje um ano melhor em todos os âmbitos da nossa vida. Principalmente quando saímos de um ano difícil (tal como foi 2020)...  Não à toa, é justamente nessa época que nossas crenças e superstições vem à tona: numerologia, astrologia, pular sete ondas, comer lentilhas, guardar romã na carteiras e tantas outras práticas que conhecemos. 

Mas e se eu te disser que construir um ano melhor depende muito da nossa postura em relação a ele? Se você continua o mesmo e mantém os mesmos hábitos, é muito difícil que a sua realidade mude.

Mindset

Você já ouviu falar de mindset? Essa palavra em inglês significa, simplesmente, “mentalidade”. A professora de psicologia Carol S. Dweck, autora do livro Mindset - a nova psicologia do sucesso, um grande best-seller, nos conta que a mudança do nosso padrão mental pode ser decisiva para alcançar o sucesso. Mudar os padrões é a chave para criar uma nova realidade, seja profissional ou pessoal.

Nossa proposta é que, neste 2021, você se abra para descobrir uma nova (e melhor) versão de você mesmo para descobrir todo o seu potencial.

Acolher os problemas

Pode parecer estranho falar de planejamento em um ano  em que descobrimos, com muita clareza, que não temos como prever o futuro. Mas planejar não significa buscar o controle. Significa estabelecer metas que servirão como norte para os passos que você dará, principalmente, quando as coisas saem dos eixos.

Porque os problemas vão sempre existir. Alguns serão mais simples de serem resolvidos, outros nem tanto, mas certamente eles vão existir. Aprender a lidar com eles é, então, fundamental para seguir em frente sem perder o prumo quando a maré não estiver tão favorável.

Nesse sentido, o seu planejamento individual funciona como um plano de navegação, que pode (e deve!) ser consultado sempre que necessário.

Planejando o seu ano

  • Descubra o que você deseja:

O primeiro passo, claro, é uma autoanálise. Busque descobrir o que você deseja para a sua vida profissional. A pergunta aqui é: onde eu quero chegar? 

Tente não se tolher nesse momento. Olhe para o seu sonho, não importa o quão grande ele seja.

Talvez você já saiba muito bem qual é o seu objetivo final, mas pode ser que isso ainda não apareça com tanta clareza para você. Se você está no segundo grupo, tudo bem. Tente imaginar a profissão, o cargo, a empresa e a pretensão salarial que você almeja. Esse pode ser um excelente exercício para que as coisas se tornem mais claras para você. 

  • Comece a desenhar o seu plano de navegação

Para chegar a um lugar, precisamos conhecer o caminho. 

Uma dica para esse momento, é pesquisar profissionais que te inspiram e ver a trajetória que eles traçaram. A sua história é só sua, mas aquilo que já foi vivido por outras pessoas, sejam os erros ou os acertos, funciona como referência e aprendizado para nós.

A partir disso, elenque para você as metas necessárias para alcançar o seu objetivo final: cursos, graduação, pós, projetos, experiências, viagens, parcerias… enfim, todos os passos que você considera necessários para chegar ao destino final.

  • Baby steps

Ou seja, passos de bebê. Porque de passinho em passinho, conseguimos chegar aonde queremos. 

Um dos nossos maiores erros, principalmente quando estamos imersos em ansiedade, é tentar dar os chamados passos “maiores do que a perna”. Além de pouco efetivos, causam muito desgaste e perda de tempo e de energia.

Por isso, divida suas grande metas em metas menores, possíveis de serem realizadas.

  • Encaixe as peças do seu ano

Com base nos compromissos que você já sabe que terá no ano que chega, pense quais metas serão possíveis de cumprir durante esse período. Seja realista e, tal como dissemos no tópico anterior, não tente abraçar o mundo. Veja o que realmente é difícil. Se for apenas uma meta, tudo bem. É nela que você vai focar!

  • Organize a sua rotina

Organização é TUDO! Ao lado da disciplina, são as grandes mentoras da nossa vida.

Pense nas suas atividades do dia e no tempo que você precisa para realizar cada uma. Depois, distribua nas horas ativas do seu dia. Para que o seu planejamento diário funcione bem, é importante utilizar uma agenda, e aqui vale o modelo que melhor servir para você.

Mas não vale organizar apenas na teoria: cumpra o seu planejamento!

  • Celebre suas conquistas

Não deixe suas vitórias, ainda que sejam pequenas, passarem em branco. Isso vai te estimular a seguir em frente e criar o registro de que você é capaz de ir além!

Agora, é só colocar em prática essas dicas e ver os resultados aparecerem.

Desejamos que o seu 2021 seja repleto de sucesso e realizações! Conte sempre com a gente para te ajudar a alcançar os seus sonhos! 

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?