Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Prepara TODOS 2 de julho de 2021

Cringe isso, cringe aquilo: mas afinal de qual geração você é?

O termo cringe inundou a internet com memes nos últimos dias. Travando um embate como uma 3ª Guerra Mundial entre Millennials e Geração Z. A palavra teve mais de bilhões de interações nas redes sociais e faz referência a coisas cafonas dos millennials, além de ser a responsável por conectar as bolhas de duas gerações […]

O termo cringe inundou a internet com memes nos últimos dias. Travando um embate como uma 3ª Guerra Mundial entre Millennials e Geração Z.

A palavra teve mais de bilhões de interações nas redes sociais e faz referência a coisas cafonas dos millennials, além de ser a responsável por conectar as bolhas de duas gerações totalmente distintas entre si. 

Mas será que você millennial é cringe para a geração Z? 

Bem, para eles só pelo fato de você estar pesquisando o significado da gíria que viralizou já se torna cringe. É, exatamente...

Ah, se você toma aquele delicioso café da manhã, também é cringe… Ou se refere às suas contas como “boleto”, cringe total - acha que seu estilo era grunge ?! Com certeza, muito cringe...

O que é cringe?

A palavra tem sua origem no inglês e em tradução livre significa algo como “vergonha alheia”, “vergonhoso” ou “mico”.

A Geração Z utilizou a gíria - que na língua inglesa é um verbo, mas que por aqui se transformou em adjetivo - para se referir a comportamentos dos millennials que seriam constrangedores. 

O alcance do termo foi gigantesco - tendo conquistado mais de 10 bilhões de visualizações de conteúdo relacionado no TikTok, além de 24 milhões de publicações sobre à hashtag Cringe nas redes.

Mas afinal, de qual Geração eu sou? 

Atualmente, existem quatro gerações - X, Y (millenials), Z e Baby boomers - - cada uma delas possui características específicas ao período do seu nascimento.

Quem são os baby boomers 

Os baby boomers são aqueles que nasceram de 1946 a 1964. O nome é pela alta de nascimentos que houve durante o período compreendido da Segunda Guerra Mundial.

Essa geração participou de grandes mudanças políticas e sociais que ocorreram na época.

Nos anos 70, a geração começou a integrar o mercado de trabalho, mas pouco após sofreu com a grave crise econômica - o que deu a eles o tom conservador quanto aos seus recursos financeiros.

geração-baby-boomers-brasil-campeão-copa-de-70

O Brasil foi campeão da Copa do Mundo da FIFA de 1970. (Reprodução: Lance!)

Características dos baby boomers

  • Valorização da família;
  • Busca pela estabilidade financeira;
  • Priorização do trabalho;
  • Contrários a mudanças.

Geração X

Aqueles que fazem parte desta geração tiveram seu nascimento entre 1965 a 1980

A nomenclatura veio em um dos ensaios do fotógrafo Robert Capa quando iniciou os registros de alguns jovens que cresceram após a Segunda Guerra Mundial.

Essa também foi a geração que presenciou o desenvolvimento do movimento Hippie nos EUA, a polarização da Guerra Fria e no Brasil, a Ditadura Militar.

geração-x-filme-et-extraterrestre

Em 1982, estreava o filme “E.T. O Extraterrestre” de Steven Spielberg. Reprodução: Band UOL

Características da Geração X

  • Busca pela liberdade;
  • Maior preocupação com as gerações futuras;
  • Atenção pelos direitos;
  • Pessoas mais calmas;
  • Grande anseio pela individualidade, mas sem deixar de pertencer ao grupo.

Geração Y 

A geração que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas é compreendida entre aqueles que nasceram entre 1981 e 1996.

Conhecidos também como millennials - por crescerem durante a virada do milênio -  um período de boom das novas tecnologias e chegada de grandes transformações.

Um fato histórico marcante é que esta geração participou do antes e depois da criação da internet.

E tem como pontos de destaque a rápida adaptação ao uso de novas tecnologias e o desapego no que se refere a trabalho.

geração-y-cringe-tamagochi

Os “bichinhos virtuais” faziam sucesso nos anos 90. Reprodução: TechTudo

Características da Geração Y

  • Imediatismo;
  • Multitarefas;
  • Ansiosos;
  • Busca pela motivação externa.

Geração Z 

A geração Z (também conhecida como centennials) é compreendida por aqueles que tiveram seu nascimento entre 1997 a 2010. 

É a geração que já nasceu na era da transformação digital e com o grande boom das redes sociais.

Para eles, valores como feminismo e pautas antirracismo são irrevogáveis seja  para hábitos de consumo ou nos objetivos profissionais.

geração-z-comunidades-orkut-anos-2000

 

O Orkut marcou os anos 2000, principalmente com a comunidade “Eu Odeio Acordar Cedo”. Reprodução: TechTudo

Características da Geração Z

Geração Z no mercado de trabalho

A agilidade é a palavra que define aqueles que fazem parte desta geração. Entre os principais pontos que a geração quer na busca de oportunidades profissionais se destaca a chance de desenvolvimento em um ambiente de trabalho.

Já nos outros tópicos relevantes remuneração e propósito surgem em segundo e terceiro lugar respectivamente.

O uso de tecnologia no ambiente de trabalho também é marco dessa geração que é hiperconectada. 

Aliado a isso vem a vontade de pertencer e assim estar em um lugar para trabalhar em que eles possam sentir o retorno do que fazem para a sociedade.

Qual geração vem depois da Z?

A geração Alpha é a última das gerações na fila - com estudos ainda recentes - são dessa “turma” aqueles nascidos em meados de 2010. 

Os Alphas não presenciaram um período sem que a tecnologia e a internet fizessem parte integral de suas vidas, tendo nascido totalmente “dentro das redes” - conhecidos como os "nativos digitais".

Os celulares são para os Alphas quase que a extensão dos seus corpos e são fortemente caracterizados pela ruptura de barreiras ideológicas e culturais.

Em 2025, estima-se que haja cerca de 2 bilhões de Alphas em todo o planeta sendo o maior grupo dentre todas as gerações anteriores.

Gostou desse conteúdo? Confira muito mais no Blog da PreparaTODOS.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?