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Trabalho 20 de setembro de 2021

Confira aqui 4 dicas de como ser proativo no trabalho!

Saber como ser proativo no trabalho é o desejo de muitos profissionais, assim como também é uma dúvida compartilhada por vários deles. Essa é uma qualidade muito apreciada no mercado, embora precise ser equilibrada.

Isso porque muitas pessoas acabam passando do ponto quando tentam ser proativas, o que pode interferir na convivência com os colegas de trabalho, na própria produtividade e no modo como os chefes observam essas atitudes. Sendo assim, como ser proativo no trabalho de maneira equilibrada? Acompanhe este post para conhecer 4 dicas de como desenvolver essa habilidade de forma natural!

O que significa ser proativo?

A proatividade é o ato de conseguir identificar possíveis problemas e antecipá-los, preparando-se melhor para as potenciais situações que podem ocorrer no ambiente de trabalho. O principal ponto dessa qualidade é que atitudes proativas são tomadas, na maioria das vezes, sem que haja alguma ordem. Ou seja, a proatividade pode ser vista como iniciativas independentes e que ajudam a solucionar ou prevenir problemas rapidamente. Quem apresenta essa característica se destaca no ambiente de trabalho, apresenta um bom desempenho profissional e, até mesmo, pode ter boas ideias para abrir seu negócio próprio.

Quais as características de uma pessoa proativa?

Está em dúvida sobre como saber se você é ou não uma pessoa proativa? A boa notícia é que existem algumas características básicas que profissionais proativos apresentam no ambiente de trabalho. A seguir, confira algumas atitudes comuns de pessoas que apresentam iniciativa e proatividade!

Ajudar no que está ao seu alcance

Um profissional proativo está aberto para ajudar naquilo que está ao seu alcance. Isso implica auxiliar os colegas de trabalho com algum assunto que sabe resolver, assim como identificar problemas que ninguém ainda notou e ajudar a solucioná-los, sempre que possível. Apesar de uma pessoa proativa ter a disposição de ajudar, ela sabe reconhecer o que é capaz ou não de fazer. Por isso, o autoconhecimento também é necessário para entender quais soluções realmente estão ao seu alcance. Ou seja, a proatividade consiste no equilíbrio, um meio-termo entre você não ter preocupação em ajudar e querer fazer de tudo, mesmo aquilo que ainda não tem habilidades ou conhecimentos.

Agir naturalmente

Quando alguns profissionais sabem que a proatividade é uma das qualidades profissionais mais admiradas no mercado de trabalho, tentam impressionar os chefes e colegas, forçando atitudes de iniciativa. No entanto, uma pessoa que, de fato, é proativa, apresenta essas características de maneira natural, sem ter o intuito de agradar a todos. Isso é fundamental para continuar sendo ela mesma e evitar causar más impressões.

Ter cuidado com os exageros

Lembra-se de que o equilíbrio é fundamental para a proatividade? Afinal, o ponto central dessa habilidade é não agir com descaso sobre o trabalho, mas também não ter a vontade de assumir todas as responsabilidades para si. Por esse motivo, uma pessoa proativa também tem cuidado com os exageros. Assim, consegue desempenhar bem as suas funções, ajudando genuinamente quando é possível, mas tendo o cuidado para não pegar mais tarefas do que consegue fazer. Essa atitude é fundamental para não gerar um clima desconfortável entre os colegas de trabalho, prejudicando o clima organizacional. Além disso, pessoas que exageram na proatividade acabam parecendo que estão querendo chamar a atenção, o que gera um alerta e mais desconfiança aos olhos dos supervisores.

Como ser proativo no ambiente do trabalho?

Conseguiu entender como identificar uma pessoa proativa e quais são as suas principais características? Agora, chegou a hora de entender como apresentar proatividade no ambiente de trabalho de forma natural. Veja 4 excelentes dicas!

1. Antecipe problemas

Sabe quando tem um objeto de vidro ou outro material frágil bem na beira de uma mesa? Ao olhar para a posição desse item, é fácil perceber que em locais em que há muita movimentação ele pode facilmente cair e quebrar. Esse é um exemplo de como a proatividade age na antecipação dos problemas. No ambiente de trabalho, as pessoas estão focadas nas tarefas que precisam desempenhar e, às vezes, situações como essas passam despercebidas. Ser um profissional proativo, nesse exemplo, seria colocar o objeto em um local mais seguro, evitando que ele possa quebrar ou, até mesmo, machucar outras pessoas. Simples, não é mesmo? Isso mostra como não é preciso se esforçar demais para ter iniciativa.

2. Seja pontual

A pontualidade é outro ponto principal para apresentar proatividade no ambiente de trabalho. Chegar sempre na hora certa mostra o seu compromisso, a sua iniciativa para iniciar as tarefas no momento ideal e a intenção de ter mais disciplina no dia a dia.

3. Invista em qualificação

Uma pessoa proativa dificilmente consegue ficar acomodada. No âmbito profissional, significa que está sempre em busca de qualificação para desenvolver a carreira. Prestar atenção nas oportunidades que aparecem no caminho, como um curso EAD, também é ter iniciativa. Para ter mais proatividade e qualificação, vale a pena se dispor a iniciar um novo curso profissionalizante, fazer uma graduação ou uma pós-graduação, participar de palestras e ir a treinamentos na área. Aprender outro idioma também é muito valioso para o desenvolvimento profissional. Afinal, em um mundo globalizado, cada vez mais é necessário saber como se comunicar com pessoas de outros países.

4. Defina suas prioridades

Para dar conta de novas demandas, é importante conseguir administrar as suas próprias tarefas. Para isso, é fundamental definir as suas prioridades. Assim, você evita assumir um novo compromisso sem ter condições.

Quais são os benefícios para a vida profissional?

Tanto se fala que a proatividade é bem-vista no mercado de trabalho, mas o que ela é capaz de oferecer para a vida de um profissional? Geralmente, uma pessoa proativa tem mais chances de aproveitar benefícios como:
  • flexibilidade;
  • destaque na carreira;
  • resiliência no ambiente de trabalho;
  • visão criativa e inovadora;
  • marketing pessoal eficiente;
  • decisões mais assertivas;
  • boa relação com os colegas de trabalho.
Agora que você já sabe como ser proativo no trabalho, consegue perceber a importância dessa qualidade profissional? Tente colocar em prática essas dicas nas tarefas mais simples da rotina de trabalho. Assim, é possível se desenvolver de forma natural e conquistar bons resultados. Sabia que a proatividade também é importante para profissionais que trabalham por conta própria? Confira 7 lições que toda pessoa precisa saber antes de se tornar autônoma!

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