Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Confira 6 dicas essenciais de como ser um bom chefe!

22 de novembro, 2021

por

Compartilhe:

Toda empresa conta com figuras de liderança para orientar seus colaboradores. O profissional por trás desse cargo tem muito mais resultados quando consegue conduzir suas equipes a partir do exemplo. Essa é apenas uma das condutas necessárias a quem deseja aprender como ser um bom chefe.

Afinal, não adianta mirar no crescimento do negócio sem cuidar das pessoas que fazem parte desse processo. É preciso que todas sejam valorizadas e reconhecidas, pois isso faz com que tenham motivação para continuar desempenhando suas funções com qualidade.

O líder que se preocupa com o bem-estar dos funcionários também consegue reduzir conflitos no trabalho, o que melhora o ambiente organizacional e mantém os times alinhados na busca pelo sucesso.

Quer saber mais sobre as características que compõem esse perfil? Continue a leitura e veja como se tornar uma referência positiva para os demais!

1. Delegue funções

Uma das responsabilidades de todo líder é indicar as tarefas a serem cumpridas por diferentes profissionais. Pensando assim, pode até parecer um compromisso simples, certo? Acontece que delegar não se limita a distribuir atividades entre os funcionários e esperar que eles se organizem.

Sem orientação adequada, a chance de atrasos e erros aumenta. Isso porque as pessoas esperam receber comandos adequados aos seus perfis e capacidades. Então, antes de apontar o que deve ser feito, você precisa avaliar quais são os colaboradores mais aptos a realizar cada trabalho.

O desafio de como ser um bom chefe atinge diferentes profissões, mas o caminho é praticamente o mesmo em todas as áreas. Por isso, tenha sempre vontade de descobrir o que cada membro da equipe faz de melhor e quais das suas habilidades podem ser usadas a favor do negócio.

2. Dê feedbacks constantes

Toda empresa quer contar com os melhores talentos e formar grupos capazes de grandes conquistas. Porém, fica complicado desenvolver ou aprimorar competências sem um norte para seguir. Esse trabalho, claro, faz parte da liderança e precisa ocorrer com frequência.

Infelizmente, muitos colaboradores ainda se deparam com chefes difíceis, que não se abrem com o grupo e só interagem para cobrar resultados. Nesses casos, eles perdem a chance de avaliar o desempenho de cada funcionário e de apontar saídas que corrijam eventuais falhas.

Não faça como eles. Em vez de reclamar quando algo dá errado, procure chamar as equipes para uma conversa franca e respeitosa. Deixe claro os pontos ou comportamentos que precisam ser revistos e indique as melhores estratégias para isso acontecer. Você certamente vai deixar os profissionais mais seguros para promover as mudanças solicitadas.

3. Valorize a ética e a justiça

Outra tática de como ser um bom chefe envolve o tratamento igualitário das pessoas que compõem a empresa. Para isso, é preciso motivar todas com a mesma dedicação e, sempre que houver oportunidade, reforçar as qualidades de cada membro da equipe.

Linguagem, tom de voz e outras características precisam ser padronizadas e aplicadas a qualquer profissional, independentemente do cargo ou setor que ele faz parte. Isso passa a impressão de que você realmente se importa com o bem-estar do grupo e não comete injustiças.

As abordagens no momento de corrigir ou treinar também precisam ser iguais para todos os funcionários. Lembre-se de que, cedo ou tarde, todo ato inadequado chega ao conhecimento dos demais, e isso prejudica a imagem de qualquer chefe que busca mais união e engajamento.

4. Aja com transparência

O ensino pelo exemplo é uma das estratégias mais eficazes para manter os colaboradores focados no andamento dos negócios. Assim, quando o líder se torna muito ausente ou distante de suas equipes, o risco de ver as coisas desandando aumenta.

O objetivo principal de um chefe é abrir caminho para que os demais cumpram suas funções com menos obstáculos, fornecendo uma mão amiga nos momentos de dificuldade. Sua presença deve encorajar as pessoas a dar seu máximo e a superar os desafios que possam surgir.

Assim, vale a pena investir na atualização constante e trazer sempre novidades ao grupo. Se dominou uma ferramenta, descobriu uma técnica diferenciada ou adquiriu recursos inovadores, transmita isso à equipe. Não guarde as informações para você, pois isso gera afastamento e estaciona os avanços de todos.

5. Confie na sua equipe

Autoconfiança é uma qualidade relevante para quem quer saber como ser um bom chefe. Afinal, se você não demonstrar valor ao próprio trabalho, como espera que os demais o façam? Deixar claro que pode cuidar das atividades também faz com que os colaboradores fiquem mais seguros para agir com autonomia.

O que muita gente esquece é que o sentimento de confiança deve partir dos dois lados. Ainda que os líderes sejam conhecidos pela proatividade e iniciativa, precisam aprender a deixar alguns processos nas mãos dos colaboradores.

Isso requer cuidado para que a arrogância não supere o desejo de ver os funcionários cumprindo tarefas por conta própria. Aceite o fato de que nem sempre você estará disponível para resolver os problemas da empresa. Assim, é necessário contar com as decisões tomadas pelo seu time.

6. Saiba ouvir

Por fim, o interesse em como ser um bom chefe passa pelo processo de praticar a escuta. Em outras palavras, você deve permitir a troca equilibrada nos diálogos, mesmo naqueles dedicados a delegar tarefas ou que envolvem algum treinamento.

Saber ouvir é fundamental para que a comunicação ocorra de forma saudável, evitando interpretações erradas que só geram confusão. Tenha em mente, ainda, que abrir espaço para o colaborador se expressar e expor suas opiniões é uma excelente forma de obter ideias.

Muitas vezes, ao escutar o outro lado, o líder consegue refletir sobre alternativas que jamais passariam por sua cabeça. Isso não só demonstra respeito ao ponto de vista dos demais, como também abre portas para expandir seu conhecimento e testar novos métodos de trabalho.

Gostou das sugestões de condutas que você pode começar a desenvolver para o preparo do perfil de liderança? Agora que sabe como ser um bom chefe, não deixe de buscar cursos, dinâmicas e outras formações que possam aprimorar as qualidades citadas.

Que tal levar este conteúdo a mais pessoas? Faça isso compartilhando o post nas suas redes sociais!

Tags: