Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

como pedir aumento de salário
Trabalho 15 de março de 2022

Entenda como valorizar seu trabalho e pedir aumento de salário

Não sabe como pedir aumento de salário? Tenha em mente que essa é uma tarefa realmente complicada e que envolve bastante estratégia. Afinal, caso a solicitação seja feita de maneira inapropriada ou precoce, sua credibilidade no ambiente de trabalho, principalmente com os gestores, pode ser comprometida. No entanto, quando você sabe que a remuneração pelo […]

Não sabe como pedir aumento de salário? Tenha em mente que essa é uma tarefa realmente complicada e que envolve bastante estratégia. Afinal, caso a solicitação seja feita de maneira inapropriada ou precoce, sua credibilidade no ambiente de trabalho, principalmente com os gestores, pode ser comprometida.

No entanto, quando você sabe que a remuneração pelo seu trabalho deveria ser maior e tem como argumentar isso, é importante conversar com seus líderes para tentar um aumento no salário ou até alguns outros benefícios no emprego.

Quer saber como fazer isso de forma profissional, sem prejudicar a sua imagem no trabalho? Então acompanhe este post e confira ótimas dicas!

Como valorizar o seu trabalho?

Como visto, é importante que o pedido de aumento de salário seja coerente com o trabalho realizado. Desse modo, a melhor maneira de se preparar para solicitar uma maior remuneração é valorizar as suas atividades dentro do ambiente profissional.

Sabia que o trabalho desempenhado em uma organização pode valer muito mais do que você imaginava? Por exemplo, profissionais que cultivam boas habilidades de carreira entregam mais produtividade, lucratividade e eficiência para uma empresa, de modo que a presença traz um ótimo impacto para o negócio.

Esse trabalho pode ser valorizado com um aumento de salário e diversos outros benefícios, tendo em vista o talento apresentado. Sendo assim, uma solução para ganhar mais no local em que você atua é investir em seu desenvolvimento profissional.

Portanto, vale a pena tirar um tempo para apostar na continuação dos estudos, a fim de aprender mais sobre a área de atuação e trabalhar algumas qualidades profissionais, como:

  • inteligência emocional;
  • proatividade;
  • pensamento inovador;
  • comunicação eficiente e empática;
  • organização;
  • gestão de tempo;
  • resiliência.

Como pedir um aumento de salário?

Já sente que se preparou o suficiente? Então agora é hora de investir em estratégias para se comunicar com os superiores sobre o aumento. Desde já, lembre-se de que o primeiro passo é fazer um bom trabalho e deixar isso claro a todos no dia a dia de trabalho.

Na prática, significa manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, entregar as demandas dentro do prazo, identificar quando precisam de sua atuação, chegar sempre com pontualidade, entre outros requisitos importantes para a empresa.

Além disso, cultive um relacionamento positivo com os seus líderes. Isso vai dar mais liberdade para falar sobre as suas ideias e eles tendem a ser mais receptivos. Quer ver mais dicas de como fazer um pedido de aumento? Confira, a seguir!

Avalie as condições atuais da empresa

Por mais que as suas funções sejam desempenhadas com excelência, superem as expectativas dos gestores e estejam compatíveis com salários mais altos, dificilmente uma empresa aumentará a remuneração caso esteja com riscos de crise financeira.

É por isso que avaliar as condições atuais do local em que você trabalha é essencial. Inclusive, estudar o mercado e as tendências econômicas para o setor em que atua também é importante para se atualizar.

Assim, você consegue identificar o momento ideal para conversar sobre o assunto e evitar os períodos em que a empresa não poderia arcar com maiores custos, como o aumento do salário dos colaboradores.

Mostre como o seu trabalho agrega valor ao negócio

Por mais que você reconheça que o seu trabalho agrega valor ao negócio, é importante apresentar provas. Por exemplo, verifique a possibilidade de montar um relatório da sua produtividade semanal ou mensal.

Outra opção, principalmente para quem atua com vendas, é fazer um levantamento da média de lucratividade gerada para a empresa com o seu trabalho ou da quantidade de clientes que você conquistou em um determinado período.

As possibilidades são variadas e dependem das atividades desempenhadas no negócio. O importante mesmo é pensar em argumentos que convenceriam os gestores de que o seu trabalho vale mais do que o que está recebendo no momento.

Indique como o mercado remunera profissionais como você

Lembra da dica de estudar o mercado? Aproveite e amplie essa pesquisa para a remuneração média oferecida para os profissionais que atuam no mesmo segmento que você, dentro do mesmo tempo de experiência.

Fazendo a comparação, é possível identificar se o seu salário está abaixo, dentro ou acima da média salarial recebida pela profissão. Caso os valores não sejam compatíveis com o mercado, você pode utilizar essa informação como um argumento na hora de solicitar um aumento.

Não use argumentos pessoais

Se o que motiva você a pedir uma maior remuneração são razões pessoais, como o aumento na família, dívidas acumuladas ou novos projetos, saiba que eles são muito importantes, mas que não devem ser citados na solicitação do salário.

Uma atitude muito profissional é separar as demandas da vida pessoal com as da carreira. Sendo assim, evite argumentar com detalhes sobre o dia a dia e foque em motivos relacionados ao seu trabalho.

Por que investir em bons relacionamentos na empresa?

Entendeu como pedir aumento de salário? Percebeu um ponto em comum nessas dicas? Todas elas ressaltam a importância de ter um bom relacionamento com as pessoas no ambiente de trabalho.

Esse cuidado é essencial para o seu desempenho e a sua imagem profissional. Afinal, manter uma relação saudável com o maior número de pessoas faz com que você se destaque no local e que o seu trabalho seja reconhecido com mais facilidade.

A médio e longo prazo, essas se tornam ótimas vantagens de carreira. Por exemplo, além de um aumento no salário, você pode aproveitar promoções no trabalho, ter mais oportunidades de crescimento profissional e, inclusive, alcançar postos de liderança.

Sem mencionar que trabalhando boas competências e habilidades profissionais, você adquire mais conhecimento e qualidades para se tornar um bom chefe, aumentando suas chances de sucesso.

Agora se sente mais confiante sobre como pedir aumento de salário? Investir no seu trabalho é uma excelente estratégia para melhorar a imagem no ambiente profissional e obter mais vantagens de carreira. Por esse motivo, não deixe de apostar na educação como aliada e de aproveitar as oportunidades que surgem pelo caminho.

Gostou de ler sobre o assunto? Então veja também como encontrar equilíbrio ao manter uma dupla jornada de trabalho!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?