Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como melhorar o trabalho em equipe e potencializar habilidades dos colaboradores?

1 de janeiro, 1970

por

Compartilhe:

Os colaboradores precisam ser bem atendidos, para que possam maximizar sua produção e contribuir para o crescimento e o sucesso da empresa, e por isso faz-se necessário que gerentes e coordenadores estabeleçam maneiras de manter sua equipe motivada para melhorar o desempenho no trabalho.

Existem vários métodos que podem ser seguidos para atingir esse objetivo. Aqui estão algumas dicas que podem ser usadas para melhorar o trabalho em equipe e a performance da empresa como todo.

 

  • Estabeleça metas

 

Uma organização deve definir objetivos claros de longo e médio prazo e garantir que todos os funcionários estejam cientes deles. Isso facilita para que todos trabalhem harmoniosamente em direção ao mesmo objetivo e cria um maior senso de trabalho em equipe.

À medida que os objetivos forem alcançados, o compromisso e a dedicação do seu grupo aumentarão.

 

  • Promova boa comunicação

 

Os funcionários devem se sentir confortáveis para se comunicar abertamente com seus colegas e superiores. Todos na organização devem ter a oportunidade de expressar suas idéias e falar sobre quaisquer desafios que possam estar enfrentando. A promoção da comunicação aberta e clara faz com que todos se sintam importantes e aprimora a colaboração no local de trabalho.

Você pode organizar sessões de bate-papo, onde os funcionários podem expressar suas preocupações e sugestões sobre como melhorar a empresa. Isso fornece uma oportunidade para a administração obter feedback sobre políticas e opiniões essenciais sobre assuntos importantes, como a contratação de novos talentos e o estabelecimento de novos objetivos.

 

  • Defina funções e responsabilidades

 

Definir claramente os deveres e papéis dos colaboradores ajuda a reduzir o conflito de responsabilidades. Quando todos compreendem seus deveres se gasta menos tempo delegando trabalho, levando ao aumento da produção e do sucesso.

Os funcionários também devem estar cientes das funções e responsabilidades de cada um de seus colegas de equipe, para que possam ajudar quando necessário. Um entendimento claro dos papéis de todos reduz a chance de delegação de trabalho incorreta. O que pode resultar em cobranças injustas e sobrecarregar alguns membros, causando ressentimento e prejudicando a motivação da equipe.

 

  • Faça uma mediação de conflitos rápida e eficiente

 

A solução para conflitos de maneira eficiente e oportuna ajuda a evitar divisões dentro do grupo, promove a harmonia e melhora o trabalho em equipe no local de trabalho. Os funcionários podem resolver problemas relativamente pequenos entre si, sem a intervenção desnecessária da gerência.

Mas você deve saber o momento certo de se envolver e impedir que os problemas saiam do controle. Se um conflito não for resolvido rapidamente, poderá levar à quebra da comunicação e prejudicar gravemente as relações internas. Isso pode diminuir o trabalho e afetar negativamente a produção geral dos negócios.

 

  • Invista em habilidades individuais

 

O treinamento eficaz pode ser usado para dar um “up” em seus colaboradores. A melhoria das qualificações envolvem estender o conhecimento de um funcionário que possui, até então, somente uma habilidade, proporcionando mais especialistas em uma área temática.

Dessa forma, o gestor consegue ter em sua equipe profissionais polivalentes, que estão em processo de formação em novas áreas de trabalho ou em áreas relacionadas para aumentar sua mobilidade dentro da organização.

 

  • Reduza as taxas de desligamentos

 

Investir no desenvolvimento de seus colaboradores pode reduzir as taxas de desligamento. Com o treinamento bem planejado, há a possibilidade de fornecer novos caminhos à carreira dos colaboradores, o que faz com que haja a retenção dentro da organização, eliminando a necessidade de buscar novos profissionais.

Assim, além de dar oportunidade aos profissionais que já estão na empresa, há a redução nos custos de desligamentos.

 

  •  Capacite seus funcionários

Funcionários mais habilitados são mais seguros e eficientes. Porém, muitas vezes os altos custos de montar cursos, a necessidade de preparar a infraestrutura e garantir a movimentação da equipe durante o expediente, acabam se tornando grandes desafios para gestores que desejam capacitar suas equipes.

Por isso, treinar equipes e pessoas na modalidade de ensino a distância – EAD, é um formato que se destaca, conquistando cada vez mais espaço tanto no meio empresarial quanto no setor educacional.

Basicamente, os cursos online trazem mais facilidade e economia, já que toda a sua equipe pode ser treinada com a mesma eficiência sem a necessidade de sair do ambiente da empresa.

 

  • Invista em momentos fora do ambiente de trabalho

 

E por último e não menos importante, invista em momentos fora do ambiente de trabalho, juntando-se após o horário para um happy hour, por exemplo. Esta é uma ótima oportunidade para que todos se conheçam melhor, melhorem o relacionamento da equipe e construam relações de trabalho.

Existem infinitas maneiras de elevar a motivação dos funcionários e melhorar o trabalho em equipe. As dicas mencionados acima são apenas algumas das opções que você pode escolher. Como coordenador do seu time, dedique algum tempo para pesquisar os melhores métodos adequados para sua equipe e ambiente de trabalho.

Coloque essas ferramentas à prova e verá um trabalho em equipe aprimorado, com muito mais motivação. Isso levará ao aumento da produtividade dos funcionários, aumentando o sucesso geral da sua empresa.

 

 

{{cta(‘c39fd718-0e53-4f30-b20b-0065d240e379’)}}

Tags: