Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Cursos Preparatórios 30 de outubro de 2019

Como ir bem na redação do Enem

O Enem está chegando e mais de 5 milhões de pessoas estão nos preparos finais para realizar a prova e usar a nota para ingressar em uma universidade ou conseguir bolsas e financiamentos. Serão dois dias de prova acontecendo em diversas escolas ao redor do Brasil. Se você quer conhecer algumas dicas para se preparar […]

O Enem está chegando e mais de 5 milhões de pessoas estão nos preparos finais para realizar a prova e usar a nota para ingressar em uma universidade ou conseguir bolsas e financiamentos. Serão dois dias de prova acontecendo em diversas escolas ao redor do Brasil.

Se você quer conhecer algumas dicas para se preparar para os últimos dias antes do exame, clique aqui.

Mas não adianta só se preparar para responder as questões de múltipla escolha, o Enem também conta com uma redação, que tem grande peso na nota e assusta muita gente. Afinal, todo mundo vai em busca da nota 1000.

Qual é o segredo para se sair bem na redação? Primeiro, é importante entender como ela é corrigida e pontuada.

 

Como funciona a nota da redação do Enem?

 

A prova do Enem é dividida em cinco partes: quatro provas objetivas com 45 questões cada (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias) e uma redação de, no máximo, 30 linhas. 

A nota das provas objetivas é calculada através de uma metodologia chamada “Teoria de Resposta ao Item” (TRI), que dá um peso diferente a cada questão e faz uma média geral do conhecimento e da coerência do aluno em cada área. Com a redação, o cálculo é bem diferente. Dois – ou mais – avaliadores fazem a correção manualmente, considerando: domínio do tema proposto, domínio da norma culta da Língua Portuguesa, organização lógica das ideias, coerência do texto e proposta de intervenção social.

Cada um desses itens pode ter até 200 pontos que, somados, chegam a um total de 1000. As notas de cada avaliador são somadas e divididas para se chegar a uma média.

Para o resultado geral da prova, é feita a soma das notas de cada uma das provas objetivas e da redação. O total é dividido por 5, chegando à nota final.

Confira as dicas para se sair bem na redação do Enem:

 

Esteja atualizado

 

As redações do Enem sempre envolvem temas que estão em pauta atualmente. Por isso, é preciso estar atento às últimas notícias e aos grandes acontecimentos nacionais e internacionais. O domínio sobre o assunto proposto é considerado, além da apresentação de uma solução para a questão.

No ano passado, por exemplo, o tema da redação foi “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Os candidatos contavam com quatro textos de apoio, sendo três reportagens e um infográfico.

Aproveite esses últimos dias antes das provas para rever o que tem sido notícia neste ano.

 

Pratique o formato de texto exigido

 

Esqueça os textos narrativos, descritivos e expositivos. O Enem pede uma dissertação-argumentativa, que exige conhecimento suficiente sobre o assunto para não só expor fatos e dados, como também opinar de maneira coerente.

Ao final, é sempre exigido que se proponha uma solução ao que foi apresentado. Por isso, pratique esse tipo de texto com temas atuais ou, até mesmo, com os que foram utilizados nas provas dos últimos anos. Isso vai ser um ótimo treino.

 

Informe-se sobre o que pode levar à anulação

 

Pois é, a redação do Enem tem vários fatores que podem levar à sua anulação e, consequentemente, a uma nota zero. Por isso, é importante ficar atento para evitar: fugir do tema proposto, não atender à estrutura de texto argumentativo-dissertativo, entregar a redação em branco, escrever menos de sete linhas, adicionar ofensas e desenhos de qualquer tipo ao texto, usar trechos deliberadamente desconectados do tema proposto (como receitas, hinos, etc), copiar os textos de apoio ou das provas objetivas, assinar ou rubricar seu nome ou escrever o texto integralmente em língua estrangeira.

Além disso, desrespeitar os direitos humanos não leva mais à anulação, mas compromete a nota final, já que é exigido que a solução apresentada respeite os valores e as diversidades socioculturais.

 

Curso para o Enem PreparaTODOS

 

Na PreparaTODOS, você encontra o urso preparatório para o Enem que, entre outras aulas, também dá dicas e orientações sobre a redação.

Ainda dá tempo de investir em um curso que vai te preparar para o seu futuro. Saiba mais em aqui.

 

{{cta('cd068859-ca0a-4a15-b6c5-0552b47a3660')}}

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?