Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Sem categoria 22 de junho de 2021

Como fazer uma festa junina em casa para a família? Veja aqui!

Desde que a pandemia começou, várias atividades precisaram ser adaptadas para o ambiente interno e reduzidas apenas às pessoas com quem se tem contato diariamente. No entanto, isso não impede ninguém de fazer uma festa junina em casa e comemorar essa festividade com a família. Estar com as crianças em casa, neste período, envolve pensar […]

Desde que a pandemia começou, várias atividades precisaram ser adaptadas para o ambiente interno e reduzidas apenas às pessoas com quem se tem contato diariamente. No entanto, isso não impede ninguém de fazer uma festa junina em casa e comemorar essa festividade com a família.

Estar com as crianças em casa, neste período, envolve pensar em várias ideias para deixá-las mais felizes. O mês de junho, no Brasil, é marcado pelas icônicas festas juninas, que ocorrem em todo o território nacional. Então, que tal adaptar essa tradição para o ambiente doméstico?

Gostou da ideia de fazer uma festa junina em casa, tomando todos os cuidados nesse contexto de pandemia? Então, acompanhe este post e veja ótimas dicas!

Como fazer uma festa junina em casa?

Para fazer uma festa junina em casa, é preciso pensar, primeiramente, em tudo o que acontece no dia de São João. Comidas típicas desse período, roupas a caráter, decoração, brincadeiras e muita música são alguns exemplos do que não pode faltar.

Para começar a organizar tudo, experimente conversar com todos da casa para planejar o que pode ser feito no mês junino. Dar atenção para o que as crianças gostariam nesse dia também é importante para ter bons momentos em família.

Vale a pena incentivar os parentes mais próximos e amigos a entrarem nessa ideia, reunindo todos por meio de uma videochamada. Assim, é possível fazer uma festa online, tornando esse momento muito mais divertido, sem deixar de lado os cuidados com o isolamento social.

Como deve ser a decoração?

A decoração é um dos principais elementos que você precisa providenciar. Por meio de bandeirinhas coloridas e estampas xadrez, é possível criar uma ambientação temática e fazer com que todo mundo entre no clima de festa junina em casa.

Sendo assim, pegue alguns papéis coloridos ou jornais e recorte no formato de bandeirinhas de São João. Inclusive, esses preparativos são ótimas opções de atividades para fazer com os filhos durante a pandemia e trazer novas maneiras de se divertir dentro de casa. Depois de recortar as bandeirinhas, é hora de pegar um barbante e pendurá-las no local em que será feita a festa.

Vale a pena também ir em busca de tecidos com a estampa xadrez e floral para forrar as mesas e os demais móveis do ambiente. Opções como a chita são facilmente encontradas em lojas de tecidos a um preço bem acessível.

Quais comidas podem ser preparadas?

Com a decoração providenciada, chegou a hora de pensar no cardápio para a festa. Esse é um dos pontos principais para deixar o evento com todo o clima junino e nostálgico. Pratos à base de amendoim e milho não podem faltar e, para os adultos, o famoso quentão ou o vinho quente também são indispensáveis.

Quer algumas sugestões de comidas para incluir no cardápio para a sua festa junina em casa? Veja algumas, a seguir!

Caldo verde

O mês de junho, no Brasil, marca também o início do inverno, quando as temperaturas começam a cair. E, para manter todo mundo quentinho na festa junina, nada melhor que um caldo verde.

Essa é uma comida típica de festa junina e o preparo é muito prático. Para isso, você vai precisar cozinhar algumas batatas e, quando estiverem bem moles, bata-as com água no liquidificador para formar o caldo.

Em seguida, leve-o ao fogo com alho, coentro, cheiro verde, bacon, calabresa e demais temperos a gosto. Deixe cozinhar por alguns minutos e logo o seu caldo estará pronto. Uma dica é servi-lo com algumas torradas para incrementar o prato.

Amendoim

Amendoim torrado também é outra receita prática e que não pode faltar em uma festa junina. Inclusive, você pode apostar em quitutes utilizando esse ingrediente, como paçocas e pés de moleque.

Para fazer uma paçoca caseira, tudo o que você vai precisar é de amendoim torrado, açúcar e uma pitada de sal. Junte todos os ingredientes em um processador ou no liquidificador e bata-os até formarem uma farofa. Em seguida, basta modelar no formato que você quiser.

Já para fazer o pé de moleque, você vai precisar colocar amendoim torrado inteiro, margarina e açúcar em uma panela e levá-los ao fogo. Mexa com frequência e, quando a calda se formar, coloque leite condensado. Depois, é só continuar mexendo até desgrudar da panela.

Milho-verde

Como visto, o milho-verde é outro protagonista das festas juninas. O alimento cozido, por si só, já é uma ótima ideia para o cardápio e ainda contribui para uma alimentação saudável. No entanto, é possível fazer receitas também com esse prato.

Uma ideia interessante é o curau de milho-verde. Para prepará-lo, basta encontrar espigas duras, separar os milhos e batê-los com leite no liquidificador por cerca de 3 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira e leve ao fogo com açúcar.

Pipoca

A boa e velha pipoca também é uma receita totalmente prática e que combina muito com o clima de uma festa junina caseira. Além disso, esse é um prato que praticamente todas as pessoas gostam, facilitando na hora de agradar a todos.

Quentão

Para fazer uma bebida para os adultos, junte açúcar, gengibre, canela, cravo e cascas de laranja em uma panela no fogo médio. Quando o açúcar derreter, tire a mistura do fogo e coloque água aos poucos.

Ao misturar todos os ingredientes, ligue novamente o fogo médio e, aos poucos, coloque a cachaça na medida que preferir. Espere por cerca de 25 minutos e a bebida estará pronta. Para servir, você pode colocar algumas maçãs fatiadas, adicionando um toque especial.

Quais são as brincadeiras típicas para fazer em casa?

Além da decoração e das comidas, é importante pensar nas brincadeiras que podem ser feitas em casa. A boa notícia é que muitos jogos podem ser adaptados para ambientes internos com facilidade, como:

  • jogos de argolas;
  • pescaria;
  • correio elegante;
  • rabo do burro;
  • pula fogueira;
  • tiro ao alvo;
  • derruba as latas;
  • bingo;
  • quadrilha.

Agora que você sabe como fazer uma festa junina em casa, comece agora mesmo os preparativos. Ter momentos de descontração em família faz toda a diferença, principalmente cultivando tradições, para sair um pouco da rotina. Só não se esqueça de se vestir a caráter e colocar muitas músicas para entrar no clima, ok?

Essas dicas inspiraram você a soltar a criatividade para se divertir com a família? Então, leia também algumas sugestões de atividades para fazer em casa com as crianças!

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?