Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como aprender o básico sobre economia: 5 dicas práticas para o dia a dia

27 de julho, 2021

por

Compartilhe:

Você já parou para pensar sobre os elementos por trás de cada nova variação da inflação, que interfere tanto nas compras do nosso dia a dia? Para entender melhor, é fundamental descobrir as melhores formas de como aprender sobre economia.

Ao estar a par dos fatores que movimentam a economia, você fica melhor informado. Desse modo, torna-se mais fácil tomar certas decisões relacionadas ao uso do seu dinheiro. Em outras palavras, é possível conhecer maneiras eficazes para preservá-lo. Em segundo momento, enxergará as melhores oportunidades para ganhar um dinheiro extra.

Com as 5 dicas que preparei, você terá mais condições de administrar seus recursos financeiros e, assim, proteger sua família até nos piores momentos da economia. Veja!

1. Leia livros

Entre os melhores métodos de como aprender sobre economia, a leitura de livros permanece em destaque. Repare apenas que, se a ideia é aprender o básico, você deve priorizar as obras escritas de modo didático, ou seja, para leigos mesmo.

Felizmente, existem muitos economistas que também se preocupam em dialogar com um público que sabe pouco ou quase nada a respeito das engrenagens que regem a economia. Como só vontade não resolve o problema, é preciso selecionar bem os livros.

Desse modo, você evita frustrações tanto atreladas ao tema quanto ligadas à capacidade de ensinar do autor. Então, basta escolher obras que sejam adequadas ao seu perfil, que apresentem uma abordagem interessante e priorizem termos simples em detrimento de expressões excessivamente técnicas.

Aqui, ficam algumas ótimas sugestões que abordam como aprender sobre economia:

  • Introdução à economia, de N. Gregory Mankiw — vale a pena pela linguagem acessível ao tratar de subtemas importantes, como capital, desemprego e trabalho;
  • Economia: modo de usar, de Ha-Joon Chang — é uma espécie de guia, feito para entender, de vez, como a economia impacta nosso cotidiano;
  • Todo mundo mente, de Seth Stephens-Davidowitz — entre outras coisas, o economista de Harvard demonstra como o gesto de blefar e medir as reações das pessoas está enraizado nas instituições financeiras. Ideal para lidar melhor com aquela aparente oferta imperdível dos bancos;
  • Rápido e Devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman — fundamental para que você, via exemplos simples, saiba tomar as melhores decisões atreladas ao uso do seu dinheiro;
  • A jogada do Século, de Michael Lewis — ótimo para quem sempre ouviu falar sobre a tal crise de 2008, mas nunca entendeu muito bem como ela surgiu e por que repercute até hoje.

2. Acompanhe sites especializados

A internet oferece uma vasta rede de conhecimento. Contudo, é preciso saber filtrar o que você encontra na web. Assim como acontece com os livros, existem diferentes abordagens, linguagens e complexidades de temas envolvidos.

Há algumas opções de verdadeiros portais sobre economia que trazem à tona os temas mais relevantes do momento. Constantemente atualizados e embasados em um ótimo sistema de checagem das informações divulgadas, estes são alguns sites interessantes:

Nesses endereços, é possível se manter informado de um jeito simples e prático. Caso se depare com algum conceito que desconheça, basta buscar por uma definição simples na própria internet — em sites renomados e confiáveis.

Outras possibilidades (até mais divertidas) para desvendar alguns mistérios que rondam os textos sobre economia estão nos próximos tópicos.

3. Veja filmes e séries

Se você cultiva o hábito de relaxar no fim de semana com a ajuda de filmes da Netflix, por exemplo, tem tudo nas mãos para entender como aprender sobre economia. Afinal, o que não faltam são obras da sétima arte que mergulham no assunto de maneira criativa e, sobretudo, explicativa.

Só existe um pequeno problema: são tantas opções que muita gente fica perdida, sem saber por onde começar. Mas fique tranquilo, pois eu também selecionei alguns títulos para facilitar sua vida:

  • Trabalho interno — lembra da crise econômica de 2008? Esse é um documentário que narra o que aconteceu. Portanto, indicado para acompanhar um resumo dos fatos;
  • Explicando… Dinheiro — série documental que explora temas como financiamento estudantil e uso do cartão de crédito;
  • Na rota do dinheiro sujo — série que narra as estratégias usadas por empresas corruptas e que causam enorme impacto na vida de milhões de pessoas.

4. Ouça podcasts

Nossa quarta dica de como aprender sobre economia é o incrível universo dos podcasts. Na moda, a gravação de programas de áudio disponibilizados por variadas plataformas, como Spotify e Deezer, fazem muito sucesso. Há até quem os utilize para aprender outro idioma mais rápido.

Entre os milhares de canais disponíveis, muitos deles tratam da economia com relativa simplicidade e criatividade. Além disso, é inegável que os podcasts proporcionam a grande vantagem de se informar enquanto realizamos alguma atividade cotidiana em casa.

Não à toa, muita gente aproveita o tempo que gasta lavando louça, fazendo compras no supermercado e até praticando algum exercício físico com a companhia de um bom podcast.

Se você ainda não tem esse hábito, eu reuni alguns podcasts especiais para incentivar seus primeiros passos:

  • Educação financeira, do G1 — não só traça panoramas do cenário econômico atual, como traz dicas sobre finanças pessoais;
  • Educando seu bolso — cumpre o objetivo de simplificar o relacionamento das pessoas comuns com o mercado financeiro;
  • BonaCast — Efetua um apanhado sobre tudo o que você precisa saber quanto à economia e finanças.

5. Faça cursos

Finalmente, mas não menos importante, cito a realização de cursos voltados à área da economia. Com um curso que atenda às suas expectativas e disciplina nos estudos, você pode tanto começar do zero quanto ampliar seus conhecimentos. Isso porque há inúmeros programas educacionais disponibilizados no mercado.

Uma ótima alternativa são os cursos EAD (Ensino a Distância), pois eles permitem que você estude de onde estiver, nos dias e horários que achar mais confortáveis. Por falar nisso, o Cartão de TODOS tem uma parceria com o Prepara TODOS.

Lá tem cursos que tratam tanto dos pilares da economia quanto de conceitos que vêm ganhando força recentemente, como o desenvolvimento sustentável. Tudo isso com a geração de um certificado após a conclusão, o que pode ser o início para você se transformar em uma pessoa empreendedora de sucesso.

Com essas 5 dicas, você ficou por dentro de como aprender sobre economia de uma forma objetiva e simplificada. Esse é o caminho para que o seu valioso dinheiro seja administrado de um modo tranquilo.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja como adotar boas práticas de educação financeira no dia a dia familiar!

Tags: