Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Como aprender a dançar em casa pela internet? Veja dicas!

20 de julho, 2021

por

Compartilhe:

A dança é uma atividade praticada por diferentes povos, tanto que há tempos apresenta inúmeras finalidades: expressar emoções, embalar cerimônias ou incrementar a rotina de lazer. Seja qual for o motivo do seu interesse, saiba que é possível aprender a dançar sem sair de casa.

Com tantos conteúdos disponíveis na internet, qualquer pessoa consegue encontrar aulas para orientar os primeiros passos. E o melhor é que muitos desses materiais são ofertados de graça. Quer vantagem mais atrativa que economizar e, de quebra, receber tudo explicadinho no conforto do lar?

Se você gostou da possibilidade, fique de olho nos próximos tópicos. Vou mostrar como aproveitar os recursos do ambiente online para exercer um novo hobby!

Quais são os benefícios da dança?

Se pensar no que caracteriza essa atividade, fica fácil identificar os seus pontos positivos. Dançar é movimentar o corpo ao som de uma música. Pode ser qualquer gênero ou estilo, já que o objetivo é desfrutar da melodia e seguir o seu ritmo a partir de gestos e ações sincronizadas.

Há quem prefira curtir o momento sozinho para improvisar os passos e conduzir o bailado da forma como achar melhor. Outras pessoas fazem questão de estar na companhia de alguém ou até de um grupo, a fim de formar pares ou compor coreografias que envolvam vários dançarinos.

Em todos os casos, o ato de aprender a dançar gera muitos benefícios: promoção de bem-estar físico, melhora da autoestima, ganho de força muscular, fortalecimento da saúde mental e aumento da disposição. São efeitos comuns após a prática de qualquer atividade que envolva mobilidade.

Inclusive, por englobar canções e batidas animadas, a dança representa um ótimo exercício para quem não gosta da monotonia de alguns esportes, como a musculação. O importante é escolher uma modalidade que agrade seus ouvidos e gere a motivação necessária para começar os ensaios.

Como aprender a dançar em casa?

Essa atividade é segura e adequada para públicos de todas as idades. Assim, basta que alguém tenha o interesse despertado para estudar os passos e desfrutar de todos os benefícios. Veja agora como você pode tirar proveito da internet em busca de seu objetivo.

Busque referências

O ambiente virtual está repleto de conteúdos. Muitos deles são focados no bem-estar a partir de bons hábitos, como a adoção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Nesse sentido, não deixe de procurar pessoas que são referência nos assuntos que envolvem a dança.

Hoje, é fácil entrar em contato com profissionais que orientam iniciantes. Você pode encontrar dicas de qualquer gênero musical ou estilo, como balé, dança do ventre, coreografias de salão, zumba e até fit dance. O ideal é dedicar alguns minutos para acompanhar o trabalho de quem entende do tema. É a melhor forma de ir se familiarizando com as características que envolvem esse incrível universo.

Pesquise aulas online

Depois de conferir os principais detalhes das coreografias de seu interesse, vá em busca de aulas completas. Seus autores disponibilizam os materiais em diferentes canais e plataformas. Assim, basta pesquisar um pouco que você verá inúmeras opções.

Um dos melhores espaços para aprender a dançar, por exemplo, é o YouTube. O ideal é acessá-lo pela televisão ou notebook, pois esses dispositivos apresentam telas maiores para você acompanhar o passo a passo. Algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, também contêm vários vídeos explicativos.

O lado bom de navegar por essas mídias é que, além de gravações detalhadas, você encontra textos e até fotos que mostram as regras de cada estilo. Os materiais podem envolver dicas de emagrecimento saudável e até de ganho de massa muscular por meio da dança.

Não tenha medo de errar

Muitas pessoas deixam de experimentar alguma atividade por medo ou vergonha de errar. Para impedir que essas sensações apareçam, tenha em mente que ninguém nasce sabendo. Tudo é questão de prática, seja qual for o nível de complexidade do exercício.

Aproveite o ambiente doméstico para ensaiar sem interrupções e olhares de terceiros. Basta reservar um cantinho da sala ou do quarto para começar e se adaptar aos movimentos. Com o tempo, seus gestos e desenvoltura ficarão mais leves e automáticos, indicando uma evolução no aprendizado.

Se tiver curiosidade, filme alguns trechos da dança para observar em um momento posterior. Assim, você consegue avaliar os avanços e os pontos que precisam de melhoria.

Entre no clima

Todo processo traz melhores resultados quando há 100% de dedicação. Por isso, um dos truques para aprender a dançar mais rápido é mergulhar de vez na atividade. Isso significa preparar o ambiente e deixar possíveis distrações de lado enquanto estiver ensaiando.

É a mesma lógica de quem busca mais disciplina nos estudos. Então, sempre que pensar em praticar a sua dança, avise as pessoas ao seu redor e peça que não interrompam seu momento de lazer. Também coloque o celular no silencioso e, se possível, vista uma roupa que deixe você no clima. O look pode ser temático, desde que traga conforto e permita liberdade de movimentos.

Quando praticar a dança?

Se descobriu algo que te faz feliz, faça com que seja parte da sua rotina. Dançar pode ser muito prazeroso e substituir diversos exercícios físicos. Logo, se é uma atividade que gera satisfação, procure praticá-la com frequência e estabelecer uma frequência — duas a três vezes na semana, por exemplo.

Trate o momento da dança como um período de autocuidado. Em vez de lembrar apenas dos efeitos estéticos, como queima de calorias ou combate ao efeito sanfona, reflita sobre os benefícios psicológicos dessa ação. Cada ensaio deve ser agradável para que traga mais alegria aos seus dias.

Portanto, se você tomou a decisão de aprender a dançar, tenha comprometimento e faça valer cada minuto. A persistência será sua melhor amiga nessa caminhada. Com o tempo, você pode acabar inspirando outras pessoas do seu convívio a experimentar os benefícios da atividade.

Viu como é grande o poder da dança na manutenção de uma vida leve e saudável? E já que o assunto envolve bem-estar físico e mental, veja também o que fazer para combater o estresse!

Tags: