Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071

Empregabilidade 27 de agosto de 2021

Como a LGPD afeta a sua vida

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados -, de 2018, entrou em vigor agora em agosto. Assim, as empresas que não estiverem em conformidade com as novas regras de coleta e uso de dados dos usuários estarão sujeitas a multas que podem chegar ao valor de 50 mil reais. E por que essa […]

A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados -, de 2018, entrou em vigor agora em agosto. Assim, as empresas que não estiverem em conformidade com as novas regras de coleta e uso de dados dos usuários estarão sujeitas a multas que podem chegar ao valor de 50 mil reais.

E por que essa lei é tão importante?

 

O vazamento dos dados

Nos últimos tempos, foram inúmeras as notícias sobre vazamentos de dados por parte das empresas. Um dos casos mais emblemáticos foi o da rede social Facebook, que em abril deste ano  assumiu ter havido o vazamento de dados de cerca de 530 milhões dos seus usuários. 

Mas você pode se perguntar: a quem interessa esses dados? Por que eles são relevantes?

 

Dados valem ouro

Você pode até não saber, mas os seus dados valem ouro para as empresas. 

Em um mundo em que as ações de compra e venda estão no centro das relações, dados pessoais são informações de grande relevância. É a partir deles que as empresas conseguem traçar o perfil psicológico dos usuários, entender suas preferências e necessidades e, assim, estabelecer melhores estratégias de marketing para persuadir os clientes.

Você já reparou nos anúncios que aparecem para você nos sites e redes sociais? Eles não são aleatórios. O algoritmo seleciona as ofertas e produtos que mais se adequam ao seu perfil de compras. 

É por isso que os seus (os meus e os nossos) dados são tão cobiçados.

LGPD-importancia-na-sua-vida

E onde entra a LGPD?

Bom, a ideia da lei é justamente proteger o usuário. Agora, as empresas devem discriminar, com base no serviço que oferecem, os dados que irão coletar e o porquê da coleta.

O descumprimento da lei está sujeito a penalidades como multas, que podem chegar aos 50 mil reais.

Sabemos que a lei não é  garantia de que nossos dados não possam ser vazados (ou mesmo hackeados), mas certamente nos traz mais segurança na hora de navegar pela rede.

 

Conteúdos incríveis esperam por você! Acesse o Blog da PreparaTODOS.

Cartão de TODOS

Redator

Olá! Como podemos ajudar?